A PRÁTICA PEDAGÓGICA
Por: Greyceteixeira • 17/9/2021 • Artigo • 1.264 Palavras (6 Páginas) • 114 Visualizações
UNIVERSIDADE DE UBERABA
GREYCE MARA PEIXOTO ANTUNES TEIXEIRA
PRÁTICA PEDAGÓGICAII
CONSELHEIRO LAFAIETE-MG
2021
GREYCE MARA PEIXOTO ANTUNES TEIXEIRA
PRÁTICA PEDAGÓGICA II
Trabalho apresentado ao curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade de Uberaba como requisito para aprovação na disciplina – Prática Pedagógica II.
CONSELHEIRO LAFAIETE-MG
2021
1ª PARTE:
ATIVIDADE 1
MINHAS SALAS DE AULA DO PASSADO
O que foi prazeroso lembrar? | O que foi desagradável lembrar? | Descreva uma sala de aula dessa escola lembrada. | |
Escola 1: A escola que marcou positivamente, que gostei... | A primeira escola que estudei, não tem como esquecer. Aprendi a ler e escrever e as “tias” eram muito carinhosas e cuidadosas. Tinha também os coleguinhas, adorávamos brincar de pique - esconde, no parquinho e não me esqueço da melhor brincadeira em que virávamos os Power Rangels, que era uma atração na TV na época. Lembro que nos escondíamos e nos transformávamos para combater o mal. Disputávamos na hora da escolha das cores. Adorava vestir o uniforme que era uma saia de pregas e blusa amarela. Como amava aquela escola! | Não tenho nada de desagradável a lembrar dessa escola. Só era um pouco tenso porque tínhamos uma cartilha e a professora tomava a leitura, quando chegava no dia da leitura eu ficava nervosa com medo de não ganhar o carimbo e ir pra próxima lição. | A escola era embaixo do salão paroquial da igreja. As salas não eram tão espaçosas mas eram confortáveis e acolhedoras. Estudava em uma sala de aula simples com desenhos de jardim e borboletas nas paredes, o piso era de cimento grosso, havia um quadro, um varal para colocar as merendeiras e um armário onde era colocado o restante dos materiais. Tinha três mesinhas em que sentava quatro crianças. Na escola funcionava o jardim e o pré- escolar. |
Escola 2: A escola que não gostei de estudar... | A maioria dos meus amigos que estudaram comigo na pré-escola foram pra essa escola. E continuamos juntos e isso dava muita segurança. Gostamos da hora do recreio para poder nos juntar e brincar na quadra. Gostava também das pesquisas pois passava o período que não estava em aula na biblioteca. | A escola era muito grande em relação a minha primeira escola. Nela comecei a ganhar muitos apelidos porque era muito magra e isso foi desagradável. Sofri muito com isso no tempo que estava nessa escola. | Estudei por várias séries na escola e todas as salas eram grandes, arejadas e com quadros bem grandes. As carteiras eram enfileiradas e o chão era de piso. Eu gostava muito de ficar na biblioteca, pois sempre estava lendo livros ou fazendo pesquisas. |
2ª PARTE:
ATIVIDADE 2
MINHA SALA DE AULA DO PRESENTE
Repensando as práticas pedagógicas
Como a tecnologia já está inserida na vida dos estudantes, a tendência educacional do século XXI é utilizá-la também como ferramenta de aprendizagem, e nada mais oportuno que mesclar aulas on-line. e presencial. O Ensino Híbrido é uma metodologia que combina a aprendizagem presencial e remota, permitindo que o aluno estude sozinho on-line ou em sala de aula interagindo com os colegas e com o professor.
A ideia é inovar o modelo tradicional de ensino através da integração da tecnologia à educação, de modo a estimular os alunos no próprio processo de aprendizagem. É uma forte tendência da educação atual, pois, mescla aulas presenciais e os principais elementos do ambiente de aprendizagem online, é responsável por intercalar os conteúdos de forma complementar. Caracteriza-se também por alternar estudos em grupo e individuais, combinando pesquisas de campo, exercício e leitura, orientação e debates. Na vida cotidiana, os alunos alternam entre virtual e real, por isso a importância de estender essa realidade para as experiências escolares, estimulando-os a desenvolver uma aprendizagem mais significativa e concreta. Embora a tecnologia seja uma excelente ferramenta de aprendizagem, sozinha ela não é eficiente, por isso a necessidade de combinar o ensino virtual e presencial, ministrado pelo professor em sala de aula de acordo com o modelo tradicional. Para que o professor possa integrar tecnologias na forma de ensinar, precisa ter preparo para isso. Em geral, ele está apenas familiarizado com as ferramentas digitais, sem o domínio aprofundado delas. Para que o professor possa integrar tecnologias na forma de ensinar, precisa ter preparo para isso. Em geral, ele está apenas familiarizado com as ferramentas digitais, sem o domínio aprofundado delas.
...