A PSICOLOGIA ATUANDO NA ÁREA DA PEDAGOGIA
Por: benielio • 12/9/2015 • Trabalho acadêmico • 3.085 Palavras (13 Páginas) • 266 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE ANHANGUERA - UNIDERP
PÓLO SALVADOR
CURSO: LICENCIATURA EM PEDAGOGIA - 3º SEMESTREDISCIPLINA: PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM
A PSICOLOGIA ATUANDO NA ÁREA DA PEDAGOGIA
SALVADOR
MAIODE 2014
[pic 2]
UNIVERSIDADE ANHANGUERA - UNIDERP
A PSICOLOGIA ATUANDO NA ÁREA DA PEDAGOGIA
[pic 3]
SALVADOR
MAIO DE 2014
INTRODUÇÃO
A aprendizagem é o processo através do qual a criança se apropria ativamente do conteúdo da experiência humana, para que a criança aprenda, ela necessita interagir com outros seres humanos, especialmente com os adultos e com outras crianças mais experientes. A Psicologia da Aprendizagem estuda o complexo processo pelo qual as formas de pensar e os conhecimentos existentes numa sociedade são apropriados pela criança. As operações cognitivas, que são aquelas envolvidas no processo de conhecer, são sempre ativamente construídas na interação com outros indivíduos.
Em geral, o adulto ou a criança mais experiente fornece ajuda à criança, orientando-a e mostrando-lhe como proceder através de gestos e instruções. As crianças aprendem através de ações mediadas pela linguagem e pela instrução. A interação entre adultos e crianças, e entre crianças, portanto, é fundamental na aprendizagem. A Psicologia da Aprendizagem, aplicada à educação e ao ensino, busca mostrar como, através da interação entre professor e alunos, é possível a aquisição de saber e de cultura, por isso, que o papel do professor é de suma importância.
Para o cientista suíço, Jean Piaget, o conhecimento se dá por descobertas que a própria criança faz; um mecanismo que outros pensadores antes dele já haviam intuído, mas que ele submeteu à comprovação na prática. Os significados que o aluno constrói são, pois, o resultado de uma série de interações nas quais envolvem três elementos: o próprio aluno, os conteúdos de aprendizagem e o professor. Certamente, o aluno é o responsável final da aprendizagem ao construir o seu conhecimento, atribuindo sentido e significado aos conteúdos do ensino.
Mas, é o professor quem determina com sua atuação, com o seu ensino, que as atividades nas quais o aluno participa, possibilitem maior ou menor grau de amplitude e profundidade dos significados construídos e, sobretudo, quem assume a responsabilidade de orientar esta construção em determinada direção".
AS CONTRIBUIÇÕES DA PSICOLOGIA PARA A EDUCAÇÃO
Vem de Piaget a ideia de que o aprendizado é construído pelo aluno e é sua teoria que inaugura a corrente construtivista. Na perspectiva construtivista, em que o aluno tem papel ativo e não de receptor, o docente é corresponsável pela aprendizagem, elaborando atividades e determinando como serão trabalhadas. Quanto ao conteúdo, ainda que as compreensões variem, é preciso buscar situações para que todos se aproximem ao máximo da ideia correta. A importância da Psicologia no processo ensino-aprendizagem consiste no conhecimento de que a educação é um fenômeno muito complexo e o seu impacto no desenvolvimento humano obriga que se considere a diversidade das práticas educativas em que, o ser humano se encontra envolvido, isto porque a educação se desdobra em vários contextos nos quais as pessoas vivem definidas como âmbitos educativos.
Recai sobre o educador o compromisso de aperfeiçoamento profissional, de renovação dos paradigmas para acolher a dimensão individual e psicossocial do educando, sendo resultado desse diálogo entre os três elementos relacionados, que são: a realidade de quem aprende, a realidade do objeto a ser aprendido e a realidade de quem ensina. Esse entendimento justifica a preocupação em promover o repensar das práticas pedagógicas instituídas como uma condição necessária para que essas práticas se façam de uma forma ética e eficiente, englobando assim a socialização. A psicologia na educação possibilita à criança aprender, planejar, direcionar e avaliar as suas ações.
São no convívio social, através de atividades práticas que são criadas as condições para o aparecimento da consciência. A psicologia interage com outras ciências como a biologia, filosofia, medicina, antropologia, sociologia e pedagogia. A importância da psicologia para a educação é, porque ela organiza as condições para a aprendizagem infantil, de modo que ativa, na criança, processos internos de desenvolvimento, os quais serão transformados em aquisições individuais. A psicologia aplicada à educação e ao ensino busca mostrar como, através da interação entre professor e alunos, entre os alunos, é possível adquirir o saber e a cultura, pois o papel do professor nesse processo é fundamental. Ele estrutura as condições para que ocorram as interações entre o professor, os alunos e o objeto de estudo, que levam o aluno a apropriar-se do conhecimento.
A Psicologia na prática educacional contribui para aperfeiçoar as relações entre professores e alunos, além dos pais, direção e demais pessoas que interagem nesse ambiente. É neste contexto que a Psicologia poderá contribuir para uma visão mais abrangente dos processos educativos, pois, uma vez que, inserida na área educacional, prepara os conteúdos a serem ensinados visando estabelecer novos patamares para a compreensão dos fatos que ocorrem no dia a dia da escola, propiciando uma reflexão que possibilite o levantamento de estratégias que venham a sanar as dificuldades enfrentadas.
A Psicologia permite uma maior compreensão e conhecimento a respeito das diversas fases do desenvolvimento do ser humano, e um melhor entendimento sobre a aprendizagem e das condições que a torna mais eficiente e fácil de ser assimilada e compreendida. A escola tem um papel essencial na construção do intelecto dos indivíduos, e o desempenho desse papel só se dá na medida em que, conhecendo a situação de desenvolvimento cognitivo do aluno, esta dirige o ensino para as fases de desenvolvimentos mais avançados, ainda não incorporados pelos alunos, funcionando como uma incentivadora de novas conquistas intelectuais.
...