A PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM
Por: andreamag • 16/5/2015 • Trabalho acadêmico • 3.177 Palavras (13 Páginas) • 249 Visualizações
[pic 1]
Faculdade Anhanguera-Pólo de Ivinhema-Ms
Pedagogia 3ª série
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS
PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM
Atividade Prática Supervisionada (ATPS) entregue como requisito paraconclusão da disciplina “PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM”, sob orientação da Professora-tutora MARLI GONÇALVES ZANCANARO.
IVINHEMA
05 de junho de 2014.[pic 2][pic 3][pic 4]
ANDREA MAGALHAES SOARES Ra 8136746686[pic 5]
LETICIA DANTAS NUNES Ra 418143
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS
PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM
IVINHEMA
05 de junho de 2014.[pic 6]
[pic 7]
SUMÁRIO
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO................................................................................................................4
CONTRIBUIÇÕES DA PSICOLOGIA PARA A EDUCAÇÃO..................................5
TEORIAS DA APRENDIZAGEM..................................................................................6
QUADRO CONCEITUAL...............................................................................................7
FATORES QUE INTERFEREM NO DESENVOLVIMENTO DOS SERES HUMANOS.......................................................................................................................9
ELEMENTOS QUE JUSTIFICAM AS CONTRIBUIÇÕES DO JOGO NA EDUCAÇÃO E NO DESENVOLVIMENTO DAS CRIANÇAS..................................11
QUADRO DE JOGOS....................................................................................................13
CONCLUSÃO.................................................................................................................16
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS...........................................................................17
[pic 8]
Introdução[pic 9][pic 10]
Os processos de aprendizagem desempenham um papel central no desenvolvimento humano. O principal mediador desse processo é o próprio aprendiz.
A importância da Psicologia no processo ensino-aprendizagem reside no reconhecimento de que a educação é um fenômeno verdadeiramente complexo e o seu impacto no desenvolvimento humano obriga que se considere a globalidade e a diversidade das práticas educativas em que o ser humano se encontra imerso, isto porque a educação se desdobra em múltiplos contextos nos quais as pessoas vivem e participam definidos como âmbitos educativos.
Recai sobre o educador o compromisso de aperfeiçoamento profissional, de renovação dos paradigmas norteadores de sua ação para acolher a dimensão individual, particular e psicossocial do aprendiz, sendo resultante desse diálogo entre as três instâncias, que são: a realidade de quem aprende, a realidade do objeto a ser aprendido e a realidade de quem ensina.
Tal entendimento fundamenta e justifica a preocupação em pensar e promover o repensar das práticas pedagógicas instituídas, como sendo uma condição necessária para que essas práticas se façam de um modo mais ético, mais eficaz e eficiente, cumprindo assim a função de socialização.
CONTRIBUIÇÕES DA PSICOLOGIA PARA A EDUCAÇÃO
A psicologia buscar explicar o comportamento humano e os processos mentais ao longo da vida. A psicologia tem grande importância na educação, pois ela permite que a criança tenha um melhor aprendizado.
A aprendizagem infantil está intimamente relacionada ao desenvolvimento da criança, e as figuras representativas desta aprendizagem (como escola, professores), ambiente de aprendizagem formal, condições orgânicas, condições emocionais e estrutura familiar.
Através da psicologia nós conseguimos compreender e respeitar as fases do desenvolvimento humano, de forma a tornar o processo de aprendizagem mais efetivo e significativo, principalmente no que diz respeito à motivação e as dificuldades de aprendizagem dos alunos, nos fazendo perceber que cada aluno tem a sua forma de aprender, pois não existe apenas uma inteligência, mas vários tipos de inteligências. Isso nos possibilita planejar métodos e técnicas pedagógicas que atenda as necessidades de cada individuo, favorecendo a interação entre aluno, professor, escola, família e meio envolvente, possibilitando a construção do conhecimento.
Os educadores devem ter a percepção, a consciência da sua importância no processo do desenvolvimento e aprendizagem dos educandos. O principal mediador desse processo é o próprio aprendiz. Quando o professor transmite o conhecimento para os alunos, ele passa a desempenhar também o papel de formador da personalidade dentro do processo de ensino-aprendizagem, onde os alunos desempenharão por si próprios o seu processo de formação e desenvolvimento, onde o saber e o interesse do aluno é muito importante, pois contribui para o seu próprio aprendizado.
Diante dos fatos podemos dizer que a psicologia contribui muito para uma nova visão sobre os processos educativos, permitindo ao contexto escolar adaptar e criar novos currículos para o ensino atual, desenvolvendo nos educadores a reflexão, o espírito crítico e autocrítico da sua atividade, avaliar cada tipo de educando e ação pedagógica na sua totalidade.
TEORIAS DA APRENDIZAGEM
Denominam-se teorias da aprendizagem, em Psicologia e em Educação, aos diversos modelos que visam explicar o processo de aprendizagem pelos indivíduos.
O conhecimento das principais teorias de aprendizagem permite embasar e traçar estratégias que atenda aos objetivos de aprendizagem (PINHEIRO, 2002). Não existe uma teoria específica para todos os objetivos, mas sim, uma teoria adequada a cada tipo de objetivo. Nesse sentido, deve-se utilizar uma combinação dessas teorias visando atender a diversidade de alunos e recursos (BITTENCOURT, 1999).
Percebemos que fazendo o uso de diferentes teorias, o educador tem a capacidade de assimilar e ampliar seus conceitos ao criar novas maneiras de transmitir o conhecimento aos alunos.
...