TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Paper Estagio Gestão - UNIASSELVI

Por:   •  12/6/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.266 Palavras (6 Páginas)  •  1.246 Visualizações

Página 1 de 6

GESTÃO ESCOLAR

Acadêmicas: Joice Dayane da Silva

Marlene Conde Francisco

Professora orientadora: Letícia Cristina Franco

Centro universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI

Curso de Pedagogia – Turma: Ped 1374

09/05/2019

RESUMO

O presente trabalho tem como objetivo trazer informações sobre as funções do gestor escolar, que tem como requisito fundamental a capacidade de liderar, para que a instituição caminhe de forma a atingir seus objetivos de forma satisfatória. A gestão escolar deve ser compartilhada, o gestor deve ir em busca da realidade, criar mecanismos para que os pais e toda a comunidade escolar possam participar da educação de seus filhos e de toda a nação. Através do Projeto Político Pedagógico (PPP) a escola busca obter comprometimento e principalmente a participação de todos, pois além da gestão tem toda a equipe pedagógica que está envolvida nessa construção de conhecimento. O gestor é o grande mediador na elaboração do projeto, bem como articulador fiel nas decisões em grupo.

Palavras- Chave: Democratização, Gestor Escolar, Projeto Político Pedagógico.

1 INTRODUÇÃO

 Diante desse tema vamos fazer uma breve discussão sobre o que é, e como as funções dessas pessoas que constituem a chamada equipe pedagógica escolar que tem como papel principal se organizar para que as atividades escolares e a comunidade caminhem juntas com o intuito de promover ações que proporcionem um ensino de qualidade.

A orientação escolar está mais ligada a alunos que tem dificuldades de aprendizagem, relação familiar afetada, faltas entre outros.  Com o apoio do professor regente, o orientador verifica as condições do aluno e se necessário toma as medidas necessárias, que pode ser o encaminhamento para salas de apoio, avaliações em parceria com a secretaria municipal de educação, onde há psicólogos e coordenadores de áreas especificas do desenvolvimento. Também tem o papel de orientar os pais sobre as necessidades dos alunos, fazendo uma sondagem para identificar possíveis problemas que possam ter relação com mudanças de comportamento e rendimento escolar.

A coordenação escolar tem o papel de orientar os professores para que possam de maneira clara e objetiva conduzir seus alunos aos conteúdos que fazem parte da grade curricular, que geralmente vem da organização de núcleos e secretarias municipais onde através de formações continuadas, reuniões pedagógicas e com conhecimento de cada aluno consegue atingir seus objetivos. Também tem o papel de promover eventos escolares como forma de complementação de horas no decorrer do ano letivo, tudo feito também com conhecimento e autorização do gestor. (CHIAVENATO 1979)

O gestor/ diretor deve se atentar de que forma poderá ajudar de maneira mais pratica possível na construção do processo de ensino aprendizado conversando com sua equipe e buscando meios de inserir alunos com dificuldades no ambiente escolar.

A gestão está diretamente ligada ao conceito de assessoramento, o que implica o desenvolvimento de atividades voltadas ao compartilhamento e trabalho conjunto, na solução de problemas relacionadas ao processo ensino-aprendizagem.

A gestão escolar, anteriormente nomeada administração escolar, embora muitas de suas funções hoje lhe são atribuídas já existissem, é um termo recente. A mudança de denominação não foi apenas na escrita, mas também de concepções teóricas a respeito desta atividade, além disso, reflete as transformações oriundas de um determinado contexto histórico. No Brasil, um marco normativo foi a Constituição Federal de 1988 que institucionalizou a Gestão Democrática do Ensino Público, sendo dessa forma assegurada como o princípio da educação pública. A partir dessa lei a organização escolar ganha um novo perfil, agora não mais embasada nas conjeturas da administração, mas sim, nos princípios da gestão, por possuir um caráter mais democrático. É importante salientar um importante aspecto da gestão escolar que é a autonomia das escolas para prever formas de organização que permitam atender as peculiaridades regionais e locais, às diferentes clientelas e necessidades do processo de aprendizagem (LDB, Art. 23, ano). Segundo Vieira (2005), nesse mesmo sentido, outras medidas são previstas em lei com o objetivo de promover uma cultura de sucesso escolar para todas as crianças.

2 ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Gestão é o processo de organização de execução de uma linha de ação, ou seja, executar um plano. Embora haja uma visão de gestão com significado mais amplo, tomando-a como sinônimo de administração. Gestão é considerada uma função ou parte de uma administração. É o gestor escolar o responsável pela administração e política realizada dentro de uma instituição de ensino.

Com o passar dos anos a gestão escolar foi evoluindo e tendo a necessidade de repensar sobre as ações em alguns fundamentos na educação e dessa forma realizar conceitos sobre a integração das várias disciplinas.

Podemos definir que a gestão escolar é de grande importância para que sejam atendidas as exigências da vida social, onde serão formados cidadãos críticos, para a sociedade, possibilitando assim visar a articulação consciente entre ações que são realizadas no cotidiano escolar.

Estudos apontam que sempre existiram pessoas com iniciativas e espirito de liderança, para que assumam decisões nas comunidades que estão inseridos. A gestão escolar deve colocar-se em constantes pesquisas, focando sua equipe para atingir as expectativas teóricas e metodológicas que permitem repensar a organização do trabalho da instituição.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)   pdf (114.5 Kb)   docx (10.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com