A Participação da Família no Processo Ensino Aprendizagem.
Por: isabelagway • 10/12/2021 • Dissertação • 2.167 Palavras (9 Páginas) • 174 Visualizações
[pic 1]
A Participação da família no processo ensino aprendizagem.
Resumo
Diante do cenário da pandemia do COVID 19, o ensino remoto, tornou-se necessário e urgente. Contudo o governo sugeriu diretrizes básicas, para o modelo de ensino a distância, porém surgiram dificuldades em relação a esse modelo de ensino. O objetivo desse artigo, é compreender as relações entre família e escola. A parceria entre escola e família é imprescindível, logo é necessário dialogo e compromisso de ambas as partes. Pesquisas realizadas com professores e familiares, mostram que o envolvimento da família com a escola, num processo colaborativo, deve trazer avanços para a aprendizagem e o desenvolvimento da criança como relatado por alguns professores. Há um fato bastante discutido pelos consagrados teóricos da Psicologia e Educação, como Piaget e Wallon, que influencia muito o processo de aprendizagem da criança, que é a afetividade, que contribuem para o processo ensino aprendizagem.
Palavras-chave: família; escolas, ensino aprendizagem
Apoio financeiro: Capes.
Introdução
Com o surgimento da pandemia do coronavírus, a sociedade precisou mudar seus hábitos e costumes acerca das relações e do convívio social, desse modo foi necessário a aplicação de medidas preventivas e de contenção do contágio, como o distanciamento e o isolamento social.
Em 2020 o Conselho Nacional de Educação (CNE) aprovou, as diretrizes para orientar escolas da educação básica e instituições de ensino superior durante a pandemia do coronavírus. Com o principal objetivo de orientar estados, municípios e escolas sobre as práticas que devem ser adotadas durante a pandemia, além de propor as normas nacionais gerais. (BRASIL, 2020)
Segundo o do Ministério da Educação (MEC), para a educação infantil e o ensino fundamental, às recomendações para os gestores buscarem uma aproximação virtual dos professores com as famílias, e que redes de ensino e escolas orientem as famílias com roteiros práticos e estruturados para acompanharem a resolução de atividades pelas crianças. Num contexto geral, surgiram dificuldades em relação as diretrizes propostas pelo MEC, os alunos não entregaram as atividades propostas para os professores e os pais não colaboram para o ensino dos filhos.
Portanto é necessário que os pais consigam acompanhar e auxiliar seus filhos nas atividades. Além de que muitas famílias podem não ter infraestrutura para manter um ou mais filhos em aulas de forma remota, ainda existe a questão do tempo, pois com o distanciamento físico, em casa, consequentemente, acumulam-se novas tarefas. Logo, o objetivo do presente artigo é compreender alguns desafios que estão postos à educação, tanto para os pais, quantos para os professores,
Metodologia
Para o desenvolvimento do presente artigo, foram realizadas pesquisas bibliograficas, e pesquisas de campo, com enfoque nas relações entre escola e familia. Para isso, se fez necessario a pesquisa em sites universitários, relatórios, e artigos em revistas científicas. Sobre a pesquisa bibliografica podemos afirmar que:
A pesquisa bibliográfica é aquela que se realiza a partir do registro disponível, decorrente de pesquisas anteriores, como livros, artigos, teses etc. Utiliza-se de dados ou de categorias teóricas já trabalhados por outros pesquisadores e devidamente registrados. Os textos tornam-se fontes dos temas a serem pesquisados. O pesquisador trabalha a partir das contribuições dos autores dos estudos analíticos constantes dos textos (SEVERINO, 2013)
A pesquisa de campo se desenvolveu a cerca de questionamentos a partir das discussões apresentadas pelos supervisores e professores, nas reuniões, ofertadas pelo Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). Segundo Severino, a documentação:
Na pesquisa de campo, o objeto/fonte é abordado em seu meio ambiente
próprio. A coleta dos dados é feita nas condições naturais em que os
fenômenos ocorrem, sendo assim diretamente observados, sem intervenção e manuseio por parte do pesquisador. Abrange desde os levantamentos
(surveys), que são mais descritivos, até estudos mais analíticos. (SEVERINO, 2013)
Resultados e Discussão
A família é responsável pelos direitos das crianças e desempenha um papel muito importante para a formação de seu caráter e de sua consciência. Segundo o artigo 4 da Lei nº 8.069 de 13 de julho de 1990.
Art. 4º É dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do poder público assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária
Portanto é necessário que o governo atue com medidas socioeconômicas. Segundo Saviani (2021). “É preciso prover as residências, em primeiro lugar, das condições de sobrevivência, com manutenção de merenda escolar entregue nas casas dos alunos (..) com os governos assegurando programas de renda para manutenção das famílias, acesso a água tratada e produtos de higiene.”
Dessa forma, garantir o acesso à escola e a tudo o que é necessário conter nessa instituição é dever dos governantes; porém, preparar a criança para os desafios que enfrentará em sua vida e promover a formação para a cidadania é principalmente função família em conjunto com as escolas. Nessa perspectiva Rego (2003) diz que a escola e a família compartilham funções sociais, políticas e educacionais, visto que, reforçam e influenciam a formação do cidadão, são os pilares do desenvolvimento humano, principalmente nas fases iniciais deste (Apud OLIVEIRA, 2021, p.73).
...