A Pasta de Estágio
Por: Analice Cardoso • 2/8/2021 • Trabalho acadêmico • 3.724 Palavras (15 Páginas) • 555 Visualizações
Universidade Estadual de Montes Claros – UNIMONTES[pic 1]
Pró-Reitoria de Ensino - Coordenadoria de Graduação
Centro de Ciências Humanas – CCH/ DEPE
Curso de Pedagogia
UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL - UAB
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MONTES CLAROS - UNIMONTES
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA – CEAD
CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA
ANALICE CARDOSO NETO
RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO I
EDUCAÇÃO INFANTIL
MONTE AZUL/MG
DEZEMBRO/2020
UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL - UAB
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MONTES CLAROS - UNIMONTES
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA – CEAD
CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA
ANALICE CARDOSO NETO
RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO I
EDUCAÇÃO INFANTIL
Relatório do Estagio realizado no Pré-Escolar Municipal Dona Baratinha e apresentado ao curso de Licenciatura em Pedagogia ofertado pela Universidade Estadual de Montes Claros, no âmbito da Universidade Aberta do Brasil – UAB – como requisito parcial para obtenção de nota da disciplina Estágio Curricular Supervisionado I: Docência na Educação Infantil.
Professor Formador: Wescley Dinali
MONTE AZUL /MG
DEZEMBRO/2020
RESUMO
O presente trabalho tem o propósito de relatar experiências e tecer algumas reflexões construídas no Estágio Supervisionado I em Educação Infantil do Curso de Pedagogia Unimontes Polo de Monte Azul. O estágio foi realizado no Pré-Escolar Municipal Dona Baratinha, localizada na cidade de Monte Azul – Minas Gerais no ano de 2020. O estágio foi realizado de acordo com o plano reformulado e adaptado a pandemia Covid 19 e teve por objetivos compreender as características e a organização do estágio supervisionado na Educação Infantil, perceber a pesquisa no estágio e o estágio como pesquisa, identificar algumas das especificidades do trabalho docente na Educação Infantil e somar os conhecimentos através da observação e análise, das práticas vivenciadas em sala de aula. O relato das experiências vivenciadas no estágio supervisionado na Educação Infantil, debatendo as contribuições e desafios enfrentados durante o percurso de estágio. Desse modo, é importante explanar as contribuições que esse processo de experiência contempla na formação desse individuo, favorecendo a construção da identidade desses discentes como futuros pedagogos.
Palavras-chave: Estágio. Experiências. Desafios. Educação Infantil. Formação.
.
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 5
2 DESENVOLVIMENTO 6
2.1 CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA 6
2.2 CARACTERIZAÇÃO DA SALA DE AULA E DO PROFESSOR 7
2.3 RELATO DA OBSERVAÇÃO E REGÊNCIA 7
3 CONCLUSÃO 12
4 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 14
5 ANEXOS 15
1. INTRODUÇÃO
O presente relatório possui como finalidade evidenciar o Estágio Curricular Supervisionado I – Educação Infantil, realizado de acordo com o plano reformulado e adaptado a pandemia Covid 19. Conforme indicado nos materiais de estudos foi possível descobrir a extensão dos trabalhos do professor da Educação Infantil e dos gestores da escola observada. Nesse trabalho tem a intenção de tornar visível o estágio na Educação Infantil que teve por objetivos: Compreender as características e a organização do estágio supervisionado na Educação Infantil; Perceber a pesquisa no estágio e o estágio como pesquisa; Identificar algumas das especificidades do trabalho docente na Educação Infantil e Somar os conhecimentos através da observação e análise, das práticas vivenciadas em sala de aula. Através do estágio se abre portas para ter contato com a teoria e prática relacionando com a realidade da profissão. Oportunizando adquirir estratégias de trabalho, vivenciar com situações reais do cotidiano escolar onde futuramente será o local de trabalho. Sendo assim refletir sobre a profissão escolhida, através dos demais profissionais da gestão escolar, administrativas, equipes pedagógicas e em contato com as crianças.
O estágio é um processo vivido fora da Universidade que nos permite enquanto alunos e futuros profissionais da educação uma grande contribuição para a nossa formação, na medida em que nos possibilita conhecer e vivenciar o cotidiano de uma escola e refletir sobre as práticas pedagógicas, [...] “o estágio curricular se bem fundamentado, estruturado e orientado, configura-se como um momento de relevante importância no processo de formação dos futuros professores” (FELÍCIO; OLIVEIRA, 2008, p. 217).
Na formação dos futuros pedagogos é imprescindível o estágio, nessa fase o acadêmico faz suas descobertas, sobre ser pedagogo. Conhece a realidade das escolas e seus alunos, tem a possibilidade de ter contato com os materiais de trabalho, como de avaliar e experimentar o sabor do conhecimento adquirido. Formando acadêmicos preparadas para o campo de trabalho de forma ativa com capacidade de enfrentar as dificuldades e entender os próprios anseios, tendo por satisfação o ensino da educação infantil. Pois na vivência com a realidade da escola em contato direto da profissão diante dos desafios da prática docente.
2. DESENVOLVIMENTO
2.1 CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA
O objetivo inicial deste trabalho é caracterizar o Pré Escolar Municipal Dona Baratinha localizada na Rua Governador Magalhães Pinto, nº 523, Bairro São Geraldo, no município de Monte Azul - Minas Gerais.
Ressaltando que todas as observações desse relato são através de informações dadas pela Diretora da Escola através de vídeo conferência e do documento do Projeto Político Pedagógico (PPP) da escola, referente ao PPP do ano de 2016, portanto desatualizados em 2020. Isso é devido ao cumprimento a Resolução do (Conselho Estadual de Educação do Estado de Minas Gerais) CEE/MG Nº470, de 27 de junho de 2019, que dispõe, que os Municípios com Sistema Próprio de Ensino, deverão proceder às adequações atualizações necessárias ao Currículo Municipal da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, de acordo com o Currículo Referência de Minas Gerais (CRMG) e as normativas do CEE/MG; alterado em relação à BNCC. Fato esse que com a pandemia, sobreveio a sobrecarga nas Superintendências Regionais de Ensino (SRE), e o prazo para atualização dos PPPs das escolas se estendeu ao longo de 2020, mas ainda em razão a essa grande sobrecarga o PPP atual, no caso da Pré Escolar Municipal Dona Baratinha e Demais escolas de Minas Gerais não foi homologado, portanto não podendo assim ter acesso ao mesmo, que está em fase de atualização.
...