A Pedagogia para licenciados (Licenciatura)
Por: Chris Pecanha • 14/4/2022 • Resenha • 484 Palavras (2 Páginas) • 95 Visualizações
Nome: Christiane Carvalho Peçanha
RGM: 29529891
Curso: Pedagogia para licenciados (Licenciatura)
Atividade reflexiva I
A importância do estágio na formação docente e a sua contribuição para a construção da identidade do professor de educação infantil.
A educação infantil é uma das etapas mais importantes da formação da criança. É onde elas começam a experimentar a vida fora do ambiente familiar, aprendem a conhecer com as diferenças e descobrem um mundo novo.
O professor tem um papel importantíssimo nesse processo ensino x aprendizagem, é ele quem será o mediador do conhecimento e propiciará as interações de adulto/criança e criança/criança, promovendo sempre a conquista da autonomia da criança, no âmbito do Cuidar e Educar.
A experiência do estágio é essencial para a formação integral do docente, é o momento em que o aluno estagiário poderá colocar em prática todo o conhecimento teórico adquirido ao longo da graduação. Durante o estágio supervisionado o aluno tem a oportunidade de enriquecer a sua prática pedagógica de modo que seja significativa para ele e construtiva para a educação. Ele deverá observar as ações do professor regente em sala de aula, as rotinas e atividades propostas, onde estará em constantes reflexões sobre as práticas acadêmicas e a realidade escolar.
Segundo Bianchi et al. (2005) o Estágio Supervisionado é uma experiência em que o aluno mostra sua criatividade, independência e caráter. Essa etapa lhe proporciona uma oportunidade para perceber se a sua escolha profissional corresponde com sua aptidão técnica.
Ainda sobre este contexto, compreendemos que, a partir do estágio, pensado numa organização que une a teoria com a prática, podemos ter a construção de um profissional competente, atuando de forma consciente e responsável na sua vida prática como profissional da educação (ALMEIDA; PIMENTA, 2014).
Nesta perspectiva, o estágio supervisionado visa a formação de futuros profissionais mais conscientes e responsáveis pela sua formação, bem como pela sua atuação docente efetiva, sobretudo na educação infantil.
Pode-se concluir que, é durante o estágio supervisionado que o aluno tem a oportunidade de relacionar a teoria com a prática, sempre colocando a criança como um ser único e o professor como mediador, vivenciando a realidade escolar e alinhando o cuidar com o educar. O futuro professor precisa estar em constante aprimoramento e levar todos os conhecimentos de forma lúdica, para que esse processo de aprendizagem se dê forma natural, significativa e produtiva.
O estágio é fundamental no processo de aprendizagem para o desenvolvimento, formação da prática docente e a construção da identidade de futuros professores da educação infantil.
REFERÊNCIAS
ALMEIDA, M. I.; PIMENTA, S. G. (Org.). Estágios supervisionados na formação docente. São Paulo: Cortez, 2014.
Bianchi, A. C. M.; Alvarenga, M.; Bianchi, R. MANUAL DE ORIENTAÇÃO: ESTÁGIO SUPERVISIONADO. 4º Ed. São Paulo: Cengage Learning, 2009.
BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial curricular nacional para a educação infantil /Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação Fundamental. - Brasília: MEC/SEF, 1998. 3 v.: il.
...