A Política e Gestão dos Espaços Educativos,
Por: Carolpaloti • 17/6/2015 • Trabalho acadêmico • 1.060 Palavras (5 Páginas) • 242 Visualizações
[pic 1][pic 2]
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
PEDAGOGIA – 3º SEMESTRE
CAROLINA VAZ NUNES VIEIRA PALOTI
Trabalho apresentado ao Curso de Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas de Políticas e Gestão dos Espaços Educativos,Metodologia da Pesquisa Científica, Tecnologias da Educação e Currículo, Conhecimento e Cultura Escolar
Professores:
Cyntia Simioni França, Profa Raquel Franco, Profa Edilaine Vagula, Profa Vilze Vidotti e Profa Laura Célia Cabral Cava .
[pic 3]
Betim
2014
CAROLINA VAZ NUNES VIEIRA PALOTI
Betim
2014
sumário
1 INTRODUÇÃO 04
2 DESENVOLVIMENTO 05
3 PROJETO DE PESQUISA DIRECIONADA 06
4 CONSIDERAÇÕES FINAIS 08
REFERÊNCIAS 09
1 INTRODUÇÃO
Seguindo os conceitos estudados no 3º semestre do curso de Pedagogia, nas disciplinas de Política e Gestão dos Espaços Educativos, Currículo, Conhecimento e Cultura Escolar, Metodologia da Pesquisa Científica, Tecnologias da Educação, desenvolvemos um trabalho de observação em curto prazo sobre a existência, o uso e o desempenho de alunos e professores diante das Tecnologias utilizadas na Escola Municipal Zita Lucas e Silva, que utiliza os recursos de informática como ferramentas pedagógicas, com aulas interdisciplinares, realizadas no Laboratório de Informática da escola, sob a supervisão de laboratoristas responsáveis.
Os funcionários da escola, também capacitam os professores para preparar aulas dinâmicas e interessantes no laboratório de informática, sendo essas realmente importantes e modernas ferramentaseducacionais, que abrem portas para um mundo de diversidade e conhecimento.
2 DESENVOLVIMENTO
Após pesquisa realizada na Escola Municipal Zita Lucas e Silva, ficou constatado que a escola apresenta um bom desenvolvimento quanto ao uso de tecnologias no desenvolvimento da educação em suas dependências.
A escola possui: aparelhos de som, DVD, televisor, data show e computadores com acesso à internet. Além dos aparelhos a serem utilizados enquanto recursos, a escola conta com um laboratório de informática com acompanhamento técnico na utilização e produção de aulas pré-elaboradas pelos professores do estabelecimento.
Apesar de não constar em seu currículo a proposta de uso do laboratório de informática, é abordado no Projeto Político Pedagógico da escola o uso de tecnologias no desenvolvimento da educação, visando melhorar o desempenho da aprendizagem dos alunos, estimulando a interação e participação e incluindo-os no mundo tecnológico.
3 PROJETO DE PESQUISA DIRECIONADA
3.1 JUSTIFICATIVA
Após a pesquisa realizada na Escola Municipal Zita Lucas e Silva, justifica-se a implantação da pesquisa dirigida enquanto ferramenta de ensino aprendizagem em relação ao acesso dos alunos ao laboratório de informática da escola. Visando ampliar e aprofundar o conhecimento dos discentes e a complementação do ensino, com pesquisas direcionadas pelos professores. Essa é uma importante ferramenta no desenvolvimento da aprendizagem.
A proposta apresentada é a inclusão do projeto de pesquisa dirigida em turno oposto às aulas dos alunos, tendo acompanhamento dos laboratoristas, o que possibilitará uma aprendizagem cooperativa, a partir de processos investigativos na construção do saber, comprometendo discentes e docentes com o uso da Internet destinado ao processo educacional, estimulando a pesquisa, a crítica, a interação e o interesse nas aulas e na realização das atividades escolares.
3.2 OBJETIVOS GERAIS
Socializar e aprimorar os conhecimentos a respeito dos temas transversais trabalhados, utilizando a internet como ferramenta didática no processo ensino-aprendizagem, a partir do uso consciente, responsável da tecnologia que abre caminhos para o conhecimento e para o desconhecido.
3.3 OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Democratizar o acesso aos meios de informação e de comunicação moderna, incentivando o desenvolvimento dos processos cognitivos, sociais e afetivos,
Realizar atividades escolares, debates, pequenos seminários a partir da consulta a fórum de discussão, correio eletrônico, sites educacionais, etc.
3.3 PROCEDIMENTOS
O Projeto de Pesquisa Dirigida aborda a inclusão digital como um fator de necessidade na vida dos alunos, nessa era tecnológica. Este projeto visa trabalhar temas transversais de forma tecnológica, interativa e dinâmica.
...