TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Prova Libras Gabarito

Por:   •  26/4/2022  •  Trabalho acadêmico  •  468 Palavras (2 Páginas)  •  129 Visualizações

Página 1 de 2

GABARITO da AP 1

 Questão 1 (1 ponto):

 Apresente pelo menos três principais causas da surdez na infância.

Causas pré-natais: rubéola na gestação, hereditariedade...

Causas peri-natais: anóxia (falta de oxigenação no parto), prematuridade, baixo peso...

Causas pós-natais: infecções virais (meningite, caxumba, sarampo) medicamentos ototóxicos, traumas cranianos, etc....

Questão 2 (2 pontos):

a)

b) X

c) X

d)

Questão 3: (1 ponto)

Faça um paralelo entre o desenvolvimento social, emocional, linguístico e cognitivo de crianças surdas, filhas de pais ouvintes e o de crianças surdas, filhas de pais surdos.

O que diferencia o desenvolvimento de crianças surdas /filhas de ouvintes, de filhas de surdos é, fundamentalmente, a questão da linguagem. Os filhos de surdos terão acesso, no seio familiar, à língua de sinais e à comunidade surda, sendo aceitos e podendo construir uma identidade surda. Essas crianças estarão expostas desde cedo à uma língua natural de interação (língua de sinais) que possibilitará que participem das experiências emocionais e sociais de seu grupo social e que serão a base para seu desenvolvimento sociocognitivo.

Já as crianças surdas/ filhas de pais ouvintes são a grande maioria da população surda, mais de 90%. Os pais ouvintes demoram a aceitar a surdez; têm suas expectativas frustradas, buscam a “cura”, e depositam nos profissionais clínicos a responsabilidade. Portanto, o desenvolvimento social e emocional será conflituoso desde o início. A comunicação da criança com seus pais será bastante limitada por não possuírem uma língua comum de interação. Essa relação será caracterizada por desencontro, artificialidade comunicativa e limitação dos universos discursivos. As crianças surdas de pais ouvintes não têm acesso à língua de sinais e não podem adquirir, em tempo e forma, a língua oral de seus pais através de mecanismos naturais de interação, como as crianças ouvintes o fazem e como fazem as surdas que têm pais surdos. Dessa forma, não desenvolvendo uma forma de interação, também apresentarão dificuldades de construção cognitiva, de entendimento social da realidade que as cerca.  

Questão 4: (1 ponto)

Resposta: letra b

Questão 5: (2 pontos)

a) V

b) V

c) V

d) F

Questão 6: (1 ponto)

Caracterize a abordagem oralista na educação de surdos (oralismo), predominante no final do século XIX e no século XX.

O oralismo, abordagem educacional para surdos, tem com objetivo principal o ensino -aprendizagem da língua oral, da língua falada. Enfoca-se o treinamento auditivo, o uso de aparelhos de amplificação sonora, a leitura labial e a  fala, ficando o currículo atrelado a esse  aprendizado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (53.9 Kb)   docx (8.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com