A Prática Pedagogica
Por: Nacr • 9/5/2020 • Trabalho acadêmico • 2.484 Palavras (10 Páginas) • 128 Visualizações
UNIVERSIDADE DE UBERABA
NÍLIA APARECIDA DO CARMO RODRIGUES
PRÁTICA PEDAGÓGICA III
DOM JOAQUIM-MG
2020
NÍLIA APARECIDA DO CARMO RODRIGUES
PRÁTICA PEDAGÓGICA III
Trabalho apresentado ao curso de Licenciatura em Matemática da Universidade de Uberaba como requisito para aprovação na disciplina – Prática Pedagógica III.
DOM JOAQUIM-MG
2020
AS NOSSAS ESCOLHAS em Educação – com a palavra: O LIVRO DIDÁTICO!
O livro escolhido para essa prática pedagógica é Matemática na vida e na escola, volume 3, dos autores: Ana Lúcia Bordeaux, Cléa Rubinsein, Elizabeth França, Elizabeth Ogliari e Gilda Portela, da editora Positivo, São Paulo, 2ª Edição, 2006. Esse livro está indicado na lista do Guia de Livros Didáticos, PNLD 2008 para a área de matemática. Tenho alguns poucos livros didáticos em minha casa, que não tenho o hábito de ler, e nesse período de pandemia com as escolas fechadas não seria possível ir a alguma biblioteca procurar por mais exemplares. Assim dentre os livros que possuo e que estavam indicados em algum guia PNLD, confesso que fiz a escolha do exemplar citado, simplesmente pelo nome: Matemática na vida e na escola. A necessidade de trabalhar a matemática de forma dinâmica, como instrumento útil na escola e na vida resume para mim o que o livro poderia me apresentar. E não me decepcionou.
Esse livro, permite que o aluno desenvolva um dos pilares que considero indispensável e primordial para o aprendizado que é a autonomia. A abordagem utilizada permite que o professor valorize o conhecimento prévio dos seus alunos e desenvolva a partir disso estratégias para a ampliação do conhecimento, auxiliando-os a enfrentar os desafios tanto da escola quanto da vida.
O livro é organizado em unidades sequenciais obedecendo uma progressão de aprendizagem condizente com os conteúdos a serem abordados na série (hoje ano) de ensino a que se refere. Escolhi a unidade 4, para melhor analisar o livro. A unidade traz como tema “Números racionais”, assunto considerado como um dos mais complexos e um dos de maior importância no currículo da Matemática. A primeira abordagem que nos deparamos na unidade é a apresentação de seus objetivos gerais. Percebo que o livro segue uma linha que favorece que o aluno seja protagonista de sua aprendizagem, assim os objetivos permitem que os alunos saibam o que se espera deles e consigam conduzir com direcionamento as tarefas propostas.
A segunda abordagem é feita a partir de situações problemas, que utilizam linguagem clara e precisa, envolvendo situações que o aluno encontra em seu dia a da, favorecendo a interdisciplinaridade. São situações reais e significativas, que ajudam o professor a mostrar aos alunos que o assunto estudado é importante para a vida, mesmo fora da escola.
Posteriormente, vão sendo apresentados exercícios mais diretos capaz de analisarem conhecimentos prévios dos alunos que são seguidos de teorias explicativas a respeito do assunto da unidade. Me chama a atenção a forma como o conteúdo é exposto: textos com ilustrações e charges.
Além de situações problemas e exercícios mais simples, a unidade apresenta também desafios. Mais uma vez o aluno é enaltecido como o construtor de sua aprendizagem. Os desafios estimulam o aluno a agir reflexivamente, seja de forma individual, seja trocando sugestões e opiniões com colegas e professor. Procuram fazer com que a aprendizagem seja interessante, progressiva, que seja apoiada na reflexão, na ação, na descoberta e na comunicação como estabelecem os PCNs.
Ainda temos, uma seção denominada Um pouco e história, que relata fatos da história da Matemática relativos ao conteúdo trabalhado. Essa seção permite compreender como “teorias e práticas matemáticas foram criadas, desenvolvidas e utilizadas num contexto específico de época”.
No fim da unidade temos ainda exercícios complementares, para serem utilizados como enriquecimento de estudo, e fixar o conteúdo apresentado na unidade.
Como qualquer outro material didático, o livro deve ser viso como um auxiliar do professor que busca ensinar seu conteúdo de modo significativo para o aluno, com assunto de vivências reais e próximas a realidade destes, com conceitos, situações problemas e exercícios interessantes, contextualizados e que consiga fazer integração com tema transversais, respeitando a linguagem adequada para cada série. Por mais que não tão atual em data, o livro Matemática na vida e na escola, consegue atender em muito minhas expectativas como professora.
A utilização de tecnologias é uma realidade incontestável na vida de todos. O uso de tecnologias de informação e comunicação aumentam a eficácia do ensino e desenvolvem no aluno o senso crítico, o pensamento hipotético e dedutivo, a capacidade de observação, de pesquisa e estratégias de comunicação. Na unidade que analisei do livro didático escolhido o recurso proposto para utilização é a calculadora. Com o auxílio dela os alunos transformarão frações em números decimais exatos e dízimas, percebendo sua equivalência e representando esses valores na reta numérica. Sabe-se que o uso da calculadora e tecnologias em geral são indicados pelos PCNs e aprovado por muitos professores. Penso que ao usar a calculadora para realizar cálculos, o aluno ganha tempo para raciocinar, investigar, comparar, criar e resolver problemas.
Analisando do ponto de vista do aluno, o livro ajuda a construir e desenvolver conceitos e procedimentos matemáticos, sempre compreendendo e atribuindo significado ao que está fazendo, minimizando: a mecanização, o uso excessivo de técnicas e dispositivos práticos, a memorização de fórmulas sem compreensão. O livro estabelece conexões entre os diferentes temas matemáticos, as demais áreas do conhecimento e as situações do dia a dia. O aluno tem a oportunidade de elaborar e reelaborar seus próprios conceitos. A linguagem utilizada nos conceitos matemáticos não é necessariamente formal, é formada por um vocabulário mais próximo e acessível ao aluno, sem abrir mão do rigor matemático necessário.
Em relação aos professores, o livro é de grande auxílio. O livro do professor possui uma seção exclusiva para essa finalidade: auxiliar. Ela inicia-se com o item, Conversando com o professor, onde é mostrado ao professor o papel da Matemática e como pretendem apresentar essa disciplina aos alunos. É apresentado a proposta metodológica, a apresentação do livro, proposta de avaliações. O segundo item é Apresentação de Conteúdos. Os principais conteúdos matemáticos abordados no volume são apresentados por meio de resumos para cada unidade do material. O terceiro item é Textos para reflexão, serve para auxiliar o professor no desenvolvimento de suas aulas. É um recurso que o professor pode fazer uso para deixar suas aulas mais criativas. O item quatro, Sugestões de leitura para o professor e comentários, indica revistas, livros, boletins e publicações educacionais, com comentários sobre cada um, que permitem o aperfeiçoamento do trabalho docente em sala de aula, com o objetivo de aprimorar a formação do professor. O item cinco, Sugestões de sites para o professor, indica sites ou portais em que o professor pode obter informações interessantes sobre a matemática. O item seis apresenta um Bibliografia consultada e comentada para o professor e por fim o item sete traz respostas e dicas de exercícios do livro do aluno. Vale ressaltar ainda que no decorrer de todas as unidades diversas dicas são colocadas para o professor, dando direcionamento na abordagem do conteúdo. Assim, vejo o livro didático Matemática na vida e na escola como um excelente auxiliar para o professor, que de forma bem estruturada apresenta sugestões de uma eficaz utilização do material.
...