A Prática Pedagógica
Por: gcag • 30/10/2023 • Projeto de pesquisa • 3.229 Palavras (13 Páginas) • 80 Visualizações
[pic 1]
CENTRO UNIVERSITÁRIO FAVENI
[pic 2]
PRÁTICA PROFISSIONAL
TIMÓTEO
2022
CENTRO UNIVERSITÁRIO FAVENI
EUCLARICE TAVARES
PRÁTICA PEDAGÓGICA PROFISSIONAL
[pic 3]
TIMÓTEO
2022
- TÍTULO
As artes e a ludicidade no desenvolvimento infantil.
- APRESENTAÇÃO
Este projeto foi desenvolvido para promover uma melhor qualidade de ensino e aprendizagem e convívio social aos alunos do Ensino Fundamental I por meio das artes e a ludicidade. Atualmente os profissionais de educação veem colocando inúmeras barreiras e dificuldades quando o assunto é à inclusão do uso das artes e da ludicidade em seus planejamentos diários de aula. Ao mesmo tempo, dizem que ensinar para os alunos do Ensino Fundamental I, requer metodologia adequada de ensino, uma vez que a criança precisa ser estimulada a aprender e também motivada a despertar o desejo do saber. Sabe-se que nessa fase, a criança pode se expressar de várias formas, e o contexto lúdico está diretamente ligado a isso.
Como o docente pode fazer uso das artes e da ludicidade como recursos pedagógicos essenciais para o desenvolvimento e melhoria da qualidade de ensino do educando?
Este tema foi escolhido para apresentar aos profissionais de educação que as artes e a ludicidade são recursos que caminham em conjunto e quando usados em sala de aula, proporcionam ao educando um aprendizado completo, pois, estimula à criança cognitiva e motoramente.
Para dar início a este trabalho de pesquisa precisamos entender alguns princípios e conceitos a respeito das artes e da ludicidade, pois, ambos os recursos caminham lado a lado e as artes são formas lúdicas de expressão.
Afinal, o que é arte? O que se entende por lúdico? Para Fernando Pessoa (1993), arte é “a ciência descreve as coisas como são; a arte, como são sentidas, como se sente que são”. Na realidade nos deparamos com várias expressões capazes de defini-la como: habilidade ou disposição dirigida para execução de uma finalidade prática ou teórica, realizada de forma consciente, controlada e racional; como também o conjunto de maios e procedimentos através dos quais é possível a obtenção de finalidades práticas ou a produção de objetos; técnica.
Sabemos também que a arte está ligada a manifestações de ordem estética, cuja atividade humana é realizada por artistas que utilizam de suas ideias, percepções e emoções como estímulo de interesse e consciência nos espectadores, sendo as obras artísticas únicas e diferentes.
A arte é fundamental na formação das crianças, pois representa experiências individuais e para que a arte seja utilizada como uma ferramenta no desenvolvimento cognitivo intelectual e emocional da criança, o educador precisa ter sensibilidade e conhecimento de que a arte é extremamente necessária no cotidiano escolar, ciente do seu papel na relação com o desenvolvimento.
Podemos compreender então, que as artes são as diversas formas de expressão do ser humano. São únicas e distintas e carregam os traços de quem às produz capazes de retratar a personalidade, os sentimentos, dentre outras características e aspectos de forma individual.
As artes e o lúdico têm suas origens no Latim, onde a palavra arte se deriva de “ars” cujo significado é capacidade de realizar algo, porém, com o passar do tempo passou a significar “arte” e "ludus" origem da palavra lúdico, quer dizer "jogo”. Se nos prendermos apenas a sua origem, o termo lúdico estaria se referindo apenas ao jogar, ao brincar, ao movimento espontâneo.
O lúdico passou a ser reconhecido como traço essencial de psicofisiologia do comportamento humano. De modo que a definição deixou de ser o simples sinônimo de jogo. “As implicações da necessidade lúdica extrapolaram as demarcações do brincar espontâneo (ALMEIDA; 1998).”
O lúdico apresenta valores específicos para todas as fases da vida humana. Segundo Piaget (1978), o desenvolvimento da criança acontece através do lúdico. Ela precisa brincar para crescer, precisa do jogo como forma de equilibração com o mundo. E nada melhor que unir as artes com suas inúmeras técnicas e possibilidades de expressão, para enriquecer e aprimorar o processo de desenvolvimento, exploração e formação da criança.
As implicações da necessidade lúdica extrapolaram as demarcações do brincar espontâneo (ALMEIDA, 1988).
O lúdico é uma maneira de favorecer a aprendizagem infantil de modo prazeroso, alterando o antigo modelo de ensino. Antigamente ensinar era somente memorizar, hoje é aprender de verdade. Os brinquedos na escola é um estímulo para que se desenvolvam as competências infantis, de maneira que não frustre os alunos no propósito de seu desenvolvimento. É função de o professor tornar o trabalho como educador atrativo, realizando aulas diferentes, fazendo com que a criança perca inclusive a sua timidez e possa se relacionar com seus colegas.
Quando brinca, a criança cria uma imagem de respeito a si, manifestando seus gostos e desejos. Brincando a criança expressa sua necessidade de ser curiosa e o desejo em ser aceita e protegida, de maneira que conviva com outras. Em sala de aula, as atividades lúdicas devem facilitar o desenvolvimento do raciocínio lógico.
É importante ressaltar também que a criança começa a representar situações vividas por ela no dia-a-dia, ou seja, ela começa a observar o comportamento dos adultos e espelhando-se neles passa a imitá-los. Através dessa imitação Piaget (1978) menciona que se manifesta na criança a imitação deferida.
... Pela primeira vez, as crianças criam símbolos. Uma criança levanta a mão que segura uma fatia de batata e dizer “borboleta”, ou cruzar dois palitos de picolé e ao resultado chamar de “avião”. Em tais atividades, a criança demonstra que está explorando, indagando e criando referentes para as palavras que adquiriu (PIAGET, p.89, 1978).
Os brinquedos em sala de aula devem facilitar o raciocínio lógico, promovendo desafios e construindo conhecimentos, dentro de um ambiente adequado ao uso de brincadeiras na aprendizagem explorando de maneira pedagógica. O professor deve estar atento sobre como utilizar e como explorar os jogos e brinquedos em sala de aula no processo de ensino e aprendizagem.
...