A Psicologia da Aprendizagem
Por: Sabrina Vasconcelos • 1/7/2022 • Trabalho acadêmico • 365 Palavras (2 Páginas) • 133 Visualizações
Curso: Pedagogia Disciplina: Psicologia da Aprendizagem
Aluno: Sabrina Vasconcelos Ribeiro Soledade RA: 182095214
Seguindo a solicitação da escola estou aqui para apresentar algumas propostas de atividades práticas que podem ser desenvolvidas pelos alunos. Entre essas propostas apresento dois modelos de teorias de ensino: a primeira de Jerome Bruner e a segunda de David Ausubel.
Na teoria de Bruner ele afirma que “é possível ensinar qualquer assunto, de uma maneira intelectualmente honesta, a qualquer criança em qualquer estágio de desenvolvimento” (Moreira, 1999, p.81). Ele ainda afirma que é possível ensinar desde que respeitem os estágios de desenvolvimento intelectual da criança. Diante dessa informação observa-se três estágio: o primeiro seria a representação ativa, a segunda a representação icônica e a terceira a representação simbólica. Na primeira representação trata-se do contato das crianças com os objetos, na segunda trata-se da representação por meio de imagens mentais que representam os objetos e a terceira ocorre no momento em que a criança consegue apresentar as coisas através de símbolos.
Na teoria de Ausubel, aprendizagem significativa, “o conhecimento de si mesmo é um ponto crucial na aplicação da metodologia proposta”. A teoria é potencialmente útil para o estudo das estratégias de aprendizagem. A aprendizagem significativa ocorre quando a nova informação ancora-se em conceitos ou proposições relevantes, preexistentes na estrutura cognitiva do aprendiz (AUSUBEL, 1980). Em física, por exemplo, se os conceitos de força e campo já existem na estrutura cognitiva do aluno, eles servirão de subsunçores para novas informações referentes a certos tipos de força e campo, por exemplo, a força e o campo eletromagnético.
Referencia
AUSUBEL, D. P.; NOVAK, J. D.; HANESIAN, H. Psicologia Educacional. Trad. Eva Nick e outros. Rio de Janeiro: Interamericana, 1980.
AUSUBEL, D. P.; NOVAK, J. D. e HANESIAN, H. Educational psychology: a cognitive
view. (2a ed.) New York, Holt, Rinehart and Winston, 1978. 733p.
_____ Psicologia Educacional. Rio de Janeiro: Interamericana, 1980.
MOREIRA, M. A. Teorias de Aprendizagem. São Paulo: Editora Pedagógica e Universitária, 1999.
http://www.editorarealize.com.br/revistas/conedu/trabalhos/Modalidade_1datahora_09_08_2014_12_46_34_idinscrito_32316_908dde4fe8f7fda7b1423d1e61f8e904.pdf acesso em 14/11/2019
...