A Psicologia da aprendizagem
Por: flaviocunha • 11/2/2016 • Trabalho acadêmico • 4.763 Palavras (20 Páginas) • 381 Visualizações
[pic 2] | FACULDADE INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DO PARANÁATIVIDADES E ORIENTAÇÕES PARA O DOSSIÊ Curso de Pedagogia |
MÓDULO:
PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM – 80h
[pic 3][pic 4]
O objetivo do dossiê é auxiliar o estudante na dinâmica de estudo e aprofundamento do conteúdo. Portanto, sugerimos que reflitam profundamente sobre as questões propostas, respondendo-as com zelo e autonomia, ou seja, redigindo as respostas com as próprias palavras. A cópia de trechos da apostila ou de outras fontes pesquisadas é plágio (crime previsto no Código Penal Brasileiro, artigo 184, que trata dos delitos contra a propriedade intelectual). Ao constatar tais irregularidades, o professor atribuirá nota zero ao aluno infrator. Em caso de dúvida, entre em contato com o professor (Moodle, e-mail, telefone) ou compareça às tutorias presenciais. Organize-se!
UNIDADE 1
APRENDIZAGEM E AS TEORIAS QUE A EXPLICAM
☞ Questões obrigatórias para o dossiê
1. Argumente sobre as principais características da concepção inatista, elucidando como se configura a relação entre ensino e aprendizagem.
Concepção Inatista: acredita que o conhecimento já nasce com o indivíduo, e com o tempo, o mesmo vai adquirindo maturidade, e aprende por si só, não é necessário que alguém o ensine.
Na concepção inatista o professor é apenas um mediador na construção do conhecimento, aquele aluno que nasceu com o conhecimento vai aprimorá-lo com o passar do tempo, já aquele aluno que não aprende é porque não nasceu com o conhecimento. Diz-se deste aluno que “ele não nasceu pra isso”. A prática pedagógica não serve para nada. E com as condições mínimas a criança progride por si só, que os progressos acontecem porque o desenvolvimento psicológico nada mais é do que um processo autônomo e independente das influências sociais.
2. Dê um exemplo de sala de aula (diferente da apresentada no texto) no qual as atitudes metodológicas do professor denunciam sua fundamentação teórica inatista.
Um exemplo em que se pode observar que as atitudes do professor tem fundamentação inatista são os trabalhos em grupo e brincadeiras no parque, por exemplo, em que os alunos ficam livres para criarem suas próprias brincadeiras com muito pouca ou quase nenhuma intervenção do professor neste tipo de atividade, acreditando que o aluno, por si só é capaz de determinar o tipo de brincadeira, as regras que irão seguir, ou mesmo no trabalho em grupo quem vai escrever, quem vai falar na frente da turma, coisas assim.
3. Uma analogia comum para ilustrar a concepção Inatista para o desenvolvimento é o “crescimento de uma planta” (p. 12). Escreva, fundamentando a sua resposta, como tal ilustração explica esta teoria.
Podemos usar o crescimento de uma planta como analogia na ilustração da concepção Inatista do desenvolvimento. Na semente da planta, estão contidas todas as características da futura planta; basta que ela tenha boas condições de luz, calor, água e nutrientes para que cresça e floresça.
Assim deve ser o desenvolvimento e aprendizagem na escola, o professor deve interferi o mínimo possível e a garanta o bem-estar, a alimentação e as condições materiais adequadas para que esse alune possa “desabrochar”.
4. A teoria inatista compreende a herança genética como o fator determinante para o desenvolvimento do ser humano. Diante disso, ao professor resta apenas esperar os conhecimentos de seus alunos emergirem. Quais consequências essa forma de compreender o desenvolvimento e a aprendizagem podem ter para a prática pedagógica?
O professor que adota esta concepção, abre mão daquilo que lhe é peculiar, que é a possibilidade de interferir no aprendizado de seu aluno, de auxiliar, fazer parte do aprendizado e repassar tudo aquilo que aprendeu que poderia ajudar nesse aprendizado.
Com tudo isso o aluno que nasce com a inteligência nata e que possui conhecimentos passa a ser exaltado, enquanto os que têm dificuldades, déficits, deficiências, pobres, mal nutridos ficarão a parte. A culpa do fracasso escolar é toda do aluno e da sua hereditariedade que não permitiu que ele nascesse com o dom do aprendizado e do conhecimento, enquanto tanto professor quanto escola se isentam de qualquer responsabilidade.
5. Cite e explique os conceitos fundamentais para a teoria da Gestalt.
Dentre os conceitos fundamentais nos quais se baseia o conhecimento do todo, entendido como indissolúvel, destacamos:
Totalidade: nossa tendência, diante de uma situação qualquer, é a de olharmos primeiramente o todo, para depois, darmos atenção às partes. A química nos fornece um exemplo: a fórmula da água é H2O; se você consumir o hidrogênio e o oxigênio separados, não terá sua sede saciada, pois você quer tomar água. A água contém relação específica entre ambas as partes que constituem a totalidade. Para a Gestalt, o todo é mais que a soma das partes.
É muito comum dizermos que os adolescentes quando estão em grupo, tem coragem para fazer coisas que não fariam se estivessem sozinhos. Para a Gestalt, o grupo forma uma totalidade que não pode ser desmembrada para que seja conhecido o comportamento de cada um de seus membros.
Percepção: de acordo com a totalidade, a estimulação sensorial não garante por si só a percepção. O que o indivíduo percebe só ocorre por meio de suas relações mentais. Para a Gestalt, a inteligência depende da estrutura perceptiva interna do indivíduo.
Estrutura: a estrutura é um todo organizado e harmônico, que não pode ser considerada como a soma de partes, mas sim, uma relação de conjunto. Por exemplo, quando montamos um quebra-cabeça, descobrimos uma figura, a qual corresponde a uma estrutura formada pelo conjunto de peças que se relacionam entre si. Ao modificar uma peça, mexemos em toda a estrutura.
...