A Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem
Por: Lucianne Rosa • 14/5/2019 • Relatório de pesquisa • 700 Palavras (3 Páginas) • 244 Visualizações
[pic 1] Curso: graduação EAD em Pedagogia Licenciatura.
Aluno(a): Lucianne Rosa Dos Santos.
Matéria: Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem.
Titulo da Atividade: Desenvolvimento e Aprendizagem de bebês, crianças, adolecentes, adultos e idosos.
Relatorio Observação: Criança ( 2 a 11 anos)
Data: //2019
Sexo: Masculino
Idade: 11 anos e 5 meses
Pseudônimo: Davi
DIA 1
A observação acontece dentro da residência da a criança com pseudônimo Davi que após a aula em casa tem suas obrigações díarias de lição de casa e como complemento a mando de sua professora de apoio pedagogico que é realizado todas as terças e quintas das 10h ás 11:30h ele deve após a lição deve fazer pequeno ditado e caderno de caligrafia para melhorar seu desempenho escolar que já não vem sendo bom a um tempo devido a sua situação de saúde.
Ao observa sua primeira atitude foi de total desprezo pela mãe quando ela o chama para sentar-se a mesa e realizar as atividades, foi então que ele reclamou dizendo: “ por que eu preciso fazer isso ? isso não me ajuda em nada”; Então sua mãe com toda paciencia tenta conversa e convencê-lo de que seria util e importante para sua vida em todos os propositos e mesmo assim se recusa a executar as tarefas. Assim o Pai chega e tenta mais uma vez resolver a situção na calma e conversa e mesmo assim ele se recusa,e começa a ficar irritado com os pais por não achar necessario e diz: ”eu passo o dia todo na escola e quando chego em casa tenho que estudar mais? não eu não preciso”, depois dessa atitude agressiva da parte do Davi os pais o colocam de castigo com o objetivo de puni-lo por falta de obediência. O castigo imposto pelos seus pais foi de sem televisão até a hora de dormi então logo depois de uns 30 minutos ele se arrepende e vai realizar suas tarefas.
Desensolvimento físico e psicomotor –
- Peso: 41,5 kg
- Altura: 1,50
- Estado de saúde: Bronquite asmática crônica, renite alérgica, sinusite, irritação nos olhos causada pela asma.
- em relação ao seu desenvolvimento psicomotor a asma acaba o atrapalhando seu deselvonivemento em todas as areas. Afentando o sono e crescimento e desenvolvimento escolar, atraves das minhas observações nota-se que com sua falha respiratória suas noites de sono são interrompidas por falta de Ar. Com isso noites mal dormidas consequentimente seu humor, raciocínio e social são alterados.
- Pois tem raciocínio lento e preguiçoso, e com o mal humor de não dormi bem afeta a comunição entre seus familiares e colegas, porque sempre parece está furioso. E por essa falha de saúde suas atividades fisicas são controladas.
E por causa da medicação sua aprendizagem é um pouco lenta em relação aos seus outros colegas de classe.
Desenvolvimento social --
- A criança age de primeiro ato com desprezo e raiva. Falta a compreensão de que essas atividades são importantes e necessárias para seu aprendizado estudantil e pessoal. Mas depois de uma punição podemos ver que se submeteu as ordens.
- Segundo Piagert o desenvolvimento humano tem 4 estágios e com essa pequena observação já encontramos o 3º período das operações concretas (7 a 11, 12 anos); neste período o egocentrismo intelectual e social (incapacidade de se colocar no ponto de vista de outros) que caracteriza a fase anterior dá lugar à emergência da capacidade da criança de estabelecer relações e coordenar pontos de vista diferentes (próprios e de outrem ) e de integrá-los de modo lógico e coerente.
Um outro aspecto importante neste estágio refere-se ao aparecimento da capacidade da criança de interiorizar as ações, ou seja, ela começa a realizar operações mentalmente e não mais apenas através de ações físicas típicas da inteligência sensório-motor (se lhe perguntarem, por exemplo, qual é a vareta maior, entre várias, ela será capaz de responder acertadamente comparando-as mediante a ação mental, ou seja, sem precisar medi-las usando a ação física). Contudo, embora a criança consiga raciocinar de forma coerente, tanto os esquemas conceituais como as ações executadas mentalmente se referem, nesta fase, a objetos ou situações passíveis de serem manipuladas ou imaginadas de forma concreta.
...