TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A REFERENCIAL TEÓRICO

Por:   •  19/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.044 Palavras (5 Páginas)  •  246 Visualizações

Página 1 de 5

Aluno: José Márcio de Lima Pordeus

Matrícula: 2014910024, Turma: C917NO

REFERENCIAL TEÓRICO:

Nas escolas de nosso País, não é difícil nos depararmos com cenas constantes de racismo, você pode presenciá-las observando o comportamento dos alunos ao falar do cabelo da amiga(o), ao fazer piadas depreciativas a imagem do negro e várias outras formas, muitas vezes o Professor acaba não sabendo como lidar com estes tipos de situações; e situações como estas acontecem pela falta de capacitação do Docente, pois em sua Graduação o tema étnico-racial raramente é debatido pelos professores de maneira a dá-los um suporte e prepará-los para as situações adversas encontradas em sala de aula, e também pela falta de interesse ou tempo para buscar na educação continuada através de especialização, cursos, oficinas uma ferramenta que pudesse prepará-los, capacitando-os para líder com a questão racial de forma correta, O livro Superando o racismo na escola ressalta sobre a necessidade deste preparo:

Alguns dentre nós não receberam na sua educação e formação de cidadãos, de professores e educadores o necessário preparo para lidar com o desafio que a problemática da convivência com a diversidade e as manifestações de discriminação dela resultadas colocam quotidianamente na nossa vida profissional. Essa falta de preparo, que devemos considerar como reflexo do nosso mito de democracia racial, compromete, sem dúvida, o objetivo fundamental da nossa missão no processo de formação dos futuros cidadãos responsáveis de amanhã. Com efeito, sem assumir nenhum complexo de culpa, não podemos esquecer que somos produtos de uma educação eurocêntrica e que podemos, em função desta, reproduzir consciente ou inconscientemente os preconceitos que permeiam nossa sociedade (.MUNANGA, P.15, 2005).

Munanga trata neste trecho a faltade preparação do Docente para lidar no cotidiano escolar com  as questões étnico-raciais, então visando sinalizar estes fatores  nesta pesquisa irei mapear alguns pontos que possam diagnosticar quais os avanços e quais os desafios a serem enfrentados pelos Docentes da Escola Estadual de Ensino Fundamental Santo Agostinho, buscando ver a realidade da implementação da Lei 10639/03 na mesma, e quais os métodos utilizados para abordá-la, pois sabemos  que os livros didáticos ainda não suprem a necessidade do Professor, pois continuam de forma velada abordando preconceituosamente os temas que dizem respeito a diversidade étnico-racial e social. Munanga (2007, p.19,) relata que “Não precisamos ser profetas para compreender que o preconceito incutidona cabeça do professor e sua incapacidade em lidar profissionalmentecom a diversidade [...]”.

O Docente nos dias atuais, tem a necessidade de trabalhar com a reflexão de perspectivas e expectativas do meio social ao qual seus alunos estão inseridos, exigindo-lhe uma nova prática pedagógica, repensando seu real papel na sociedade, tendo em vista o contexto em que atua, sendo assim no fala Luckesi (1990, p.101):

[...]Tudo isso tem que ser levado em consideração para que não predomine o senso comum de que o educando é um "certo anjo" que caiu não se sabe de onde. A posição idealista não vê o educando como ele é – daí os entendimentos arbitrários de passividade, não-criatividade etc. Essa for-ma de conceber a educação do seu verdadeiro caminho – aí ela trabalha a partir de "suposições" sobre o educando e não a partir daquilo que o educando é.

O autor traz em seu livro muitos questionamentos sobre a prática docente, isto nos remete a analisarmos sobre algumas falhas existentes no planejamento de atividades, pois na maioria das vezes seguem o hábito ou “costume”, não tendo uma reflexão teórica, objetiva e consciente como está escrito na obra. Luckesi (1991,p.105) nos diz mais, “[...]De fato, o planejamento seria o momento decisivo sobre o que fazer; um momento de definição política e científica da ação pedagógica, no caso da educação. Não pode ser feito a partir do senso comum, mas, exclusivamente, com senso crítico”.

        A prática docente precisa ser problematizada, pois está ligada a um contexto favorável para a reprodução de concepções que irão sendo formadas, modificadas e adaptadas com o passar dos tempos, projetadas em nossas relações cotidianas.

A grande variedade de etnias e culturas existente em nosso País, faz com que o ambiente escolar torne-se um observatório onde diariamente podemos ver e avaliar cenas de preconceitos e discriminações, neste sentido podemos perceber a grande necessidade da capacitação profissional principalmente do Professor para lidar com tais fatos, pois ele é o principal responsável para a realização de tarefas de combate a tais comportamentos, buscando estabelecer o respeito e orientando seu aluno para que possa aprender a conviver e respeitar as diferenças. Como nos diz Brandão (2002, p.139) “qualquer estrutura intencional e agenciada de educação constitui uma entre outras modalidades de articulação de processos de realização de uma cultura”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)   pdf (113.2 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com