A Resenha Descritiva
Por: Melo1717 • 18/8/2019 • Resenha • 1.310 Palavras (6 Páginas) • 204 Visualizações
RESENHA DESCRITIVA
O livro Pedagogia da Autonomia: Saberes necessários à prática educativa, de autoria do professor Paulo Freire, tem como objetivo orientar os educadores e pessoas que fazem parte do corpo docente e queira contribuir melhor para o ensinamento nas escolas e exercer a função do magistério com o mínimo de erro possível em relação a seus educandos, o livro aborda essas orientações divididas em três capítulos que são subdivididos em nove subtítulos a cada um dos capítulos.
O primeiro capítulo, fala sobre a importância de como o educador precisa se comportar diante de seus educandos, o que ele precisa levar em consideração desde a hora que estar se preparando para ensinar até a hora que será fornecida os assuntos a ele proposto na disciplina a ser ministrada. São mencionados e explicados os tipos de exigências em que ele será exposto em sua preparação prévia, durante e pós-aula ministrada.
O segundo capítulo, trata da compreensão que o educador precisa ter diante da sala, tendo assumindo o compromisso de ensinar terá que adquirir uma postura humilde, pois ele sozinho não será o dono exclusivo da verdade, seus educandos terão posicionamentos diferentes, mas que acrescentarão na aprendizagem coletiva da sala. Pois também têm suas experiências adquiridas ao longo de suas vidas fora da sala de aula, embora não as mesmas do educador que juntou experiências na vida academia e na vida pessoal e provavelmente vivido mais que seus educandos e isso não será um atrapalho, mas serão acrescentadas e aproveitadas para o crescimento de todos os envolvidos no processo da aprendizagem.
No terceiro e último capítulo, em harmonia com o primeiro e segundo capítulos sendo uma continuação da lógica dos mesmos apresenta de forma clara e objetiva como é comportamento do ser humano em relação ao ensinamento, mostrando a influência que se tem em relação ao que é ensinado ao educando e dentro da sala de aula existe um educador que com seus ensinamentos vai moldando a visão e perspectiva que seus educandos precisam ter do mundo além da sala de aula, como diferenças de comportamentos a fim de lhes mostrar que nem sempre o que se escuta é realmente o que se ouve, que mesmo tendo o domínio de determinado assunto não será de todo o seu saber mais também de outros, que o saber é pra ser usado no intuito de liberdade, mas não de libertinagem ou de opressão dos que não dominam tão bem o mesmo conhecimento, assim vai sendo harmonizado para o bem comum e coletivo respeito as diferença que temos como seres humanos inacabados e que trabalha todo dia para ter um conhecimento e uma aprendizagem em prol do bem estar coletivo e melhor vivencia na terra enquanto existirmos e depois deixar o legado para gerações futuras.
Os capítulos são apresentados tanto na prática como nas experiências do escritor e ele ainda premia o leitor ávido de conhecimento experiências passado em lugares que esteve com pessoas que vieram a agregar valores à sociedade preocupada com os cenários vivenciados pelos educandos em suas comunidades.
Os temas são expostos com palavras claras e comuns do dicionário de português do Brasil, facilitando assim a leitura de todos que se propõem a ler e aprender o que é de suma importância para levar o educando a patamares elevados de aprendizagem.
Mesmo sendo o foco do livro para educadores e educandos, qualquer um que queira ler não terá a sensação de perde de tempo mais sim uma visão nova de borda temas que são corriqueiros mais de uma forma nova a ser mais bem compreendida.
É de grande importância analisar esta obra com o olhar de melhoraria a educação de educando e ajudar educadores nesta longa jornada do ensinar-aprender.
O autor, Paulo Reglus Neves Freire, foi um educador e filósofo brasileiro que contribuiu e contribui até hoje para a sociedade através de seus livros, artigos e pesquisas no campo da educação. Livros como Pedagogia do Oprimido, Pedagogia da Esperança, Política e Educação. E tendo seu foco na educação de jovens e adultos, fazendo com que eles percebam o mundo em que vivem de um ângulo diferente do qual conhecem e estão acostumados.
Meu nome é Thais Raquel Moraes Silva Ferreira, estudante do Curso de Pedagogia da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais de Igarassu (Facig). Estudando a disciplina Metodologia do Estudo e do Trabalho Acadêmico, ministrada pelo professor Francisco Lemos, cursando o terceiro período.
RESENHA CRÍTICA
O livro A Importância do Ato de Ler: Em três artigos que se completam, de autoria do professor Paulo Freire, tem a finalidade de mostrar como é importante o incentivo a leitura de acordo com a vivência dos alunos, fazendo com que percebam tudo que estar ao seu redor tanto do âmbito local, nacional e até mesmo internacional, adquirindo uma visão ampla e um olhar mais crítico do que acontece no mundo como um todo. O livro aborda três artigos que se completam no apoio a leitura e resalta a sua importância no meio acadêmico.
...