“A Sociologia weberiana e a Educação” - Alonso Bezerra de Carvalho
Por: celiabarbetta • 24/5/2015 • Resenha • 972 Palavras (4 Páginas) • 1.386 Visualizações
“A Sociologia weberiana e a Educação” - Alonso Bezerra de Carvalho
- Como, no contexto da obra de Max Weber, pode ser definida a educação de caráter institucional, racional e burocrático? Qual é a crítica que se pode fazer a esse tipo de educação?
.Max Weber mostra que no inicio não havia muita preocupação de ensinar, e sim de passar o conteúdo proposto, sem se importarem com os alunos e com suas diferenças, ignorando o fato de que cada aluno sua historia de vida, suas experiências e pensamentos únicos e principalmente, comportamentos e sentimentos diferenciados. A educação estabelecida por um caráter institucional, racional e burocrática, não permite que os alunos tenham uma liberdade de construção de conhecimento, pois o objetivo principal da educação é oferecer aos alunos um conteúdo que estimula a reflexão, habilitando-os para expor suas ideias e opiniões, fazendo assim com que cada aluno venha refletir sobre suas atitudes e sobre o que esta de fato aprendendo.
- Nas visões de Max Weber e, também de Alonso Bezerra de Carvalho, qual o objetivo principal da educação? E qual deve ser o comportamento do professor para que esse objetivo seja alcançado?
O objetivo da educação é oferecer aos alunos conteúdos que os estímulem a reflexão. Mas para que isso ocorra, não somente o conteúdo é o bastante , mas a maneira de como é transmitido.
Para Weber é preciso que um professor adote uma ética não partidária em sala de aula, ou seja, ao aplicar o conteúdo proposto, não deve apresentar opinião própria, porem, se o fizer, deverá ter honestidade e dizer o que está fazendo.
Se faz necessário que o professor leve seus alunos a uma devida reflexão sobre o que foi apresentado, e então adotem uma opinião própria que se enquadre com sua devida compreenssão. Também é suma importância que o professor em sala de aula, mantenha sua posição “neutra” para que, não apenas em sala de aula, o aluno passa vir a refletir e questionar sobre o que observa, experimenta, e o que vive.
Passo 2. Retome sua trajetória escolar e pense em suas experiências escolares. Tente se lembrar se algum dos seus professores dos ensinos fundamental e/ou médio se comportavam como os burocráticos-disciplinadores, criticados por Weber. Reflita, então:
As ideias de Max Weber, sua trajetória e suas experiências escolares
- Até que ponto você considera que o comportamento desses professores burocráticos-disciplinadores comprometeu a sua formação escolar? Dê detalhes de como, exatamente, eles agiam.
Me lembro bem dessa época na escola, tive alguns professores que se comportaram como burocráticos-disciplinadores, não se importavam muito com os alunos, se estávamos aprendendo ou não, mantinham-se distantes e não havia diálogos. Eles detinham o conhecimento e depositava nos alunos aquilo que havia “estudado, porem era um estudo normalmente lido e repassado para eles sem reflexão e visão critica dos conteúdos. Contudo isso foi prejudicial para o meu desenvolvimento escolar, eu tinha certa dificuldade, dependendo da matéria, para entender o que era proposto, mas assim fui passando os anos escolares e só mais pra frente que percebi o quanto fez diferença na minha vida. Pois o professor tem um papel muito importante na nossa vida, no nosso desenvolvimento. Hoje em dia vemos que os professores se preocupam mais com seus alunos, com suas opiniões, com o que pensam e da maneira como agem e se expressam. Devem ensinar aos alunos a pensar, questionar e a aprender a ler a nossa realidade, para que possam construir opiniões próprias. Ser professor hoje é gostar do que faz, pois só assim poderá ser para seu aluno um exemplo através de seus atos eações, se ele ensina a refletir, ele deve também refletir, se ele ensina o respeito ao próximo, ele deve também respeitar. Durante todo ano que estudei, fosse no fundamental ou médio, tive também professores que fizeram a diferença na minha vida, acredito que me incentivaram a ser quem eu sou hoje, pois foi através de suas ações, da maneira de lidar com os alunos que despertou em mim, essa vontade de ser educadora.
...