A TEORIA LINGUÍSTICA
Por: Tharrara Rodrigues • 11/6/2021 • Trabalho acadêmico • 307 Palavras (2 Páginas) • 98 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE DA INTEGRAÇÃO INTERNACIONAL DA LUSOFONIA AFRO-BRASILEIRA
CURSO DE BACHARELADO EM LETRAS-PORTUGUÊS
DISCIPLINA: TEORIA LINGUÍSTICA I
PROFESSORA:
REDENÇÃO – CE
2021
Sabe-se que a comunicação humana é, em primeiro plano, a busca do outro. É cediço também que, comunicar é buscar construir e manter vínculos. A comunicação humana caminha com o ser humano desde o berço e faz parte da natureza humana. Por este motivo, ela tem uma grande importância, pois quem comunica partilha algo com alguém, num processo recíproco.
Dentre outras coisas, a comunicação nos permite transmitir nossos desejos, trocar informações, fatos e ideias. O ato de se comunicar é uma atividade essencial para a vida em sociedade. Os conceitos mais relevantes que compreendem nossa sociedade passam de uma forma ou de outra, pela comunicação. Inclusive, pelo próprio conceito de sociedade.
Existem várias formas de se comunicar, uma delas é a língua, seja ela falada ou escrita. A língua falada e a língua escrita se completam. A fala apresenta como característica uma maior liberdade no discurso, podendo usar gestos, tons de vozes e expressões faciais. A língua escrita, por sua vez, é mais objetiva e necessita de mais atenção, clareza no diálogo e uso de sinônimos, bem como obediência às normas gramaticais. No entanto, as duas tem a mesma função que é a de permitir a comunicação entre os seres humanos.
A língua é e sempre será o maior e o mais comum meio de comunicação, e é por meio desse vínculo linguístico que são estabelecidas as relações sociais. As relações sociais, que reúnem e integram pessoas e grupos, nascem na vivência do cotidiano coletivo e essa vivência faz com que as pessoas se aproximem e tenham práticas comunicativas. A partir dessas práticas comunicativas é que somos formados socialmente. Portanto, existe uma relação íntima entre língua, sociedade e comunicação, pois ela é o espaço de manifestação da identidade social.
...