A TRANSIÇÃO DO PARADIGMA DA EDUCAÇÃO ESPECIAL NO MODELO SEGREGADO A PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO BRASIL
Por: Luana Dellamuta • 18/11/2017 • Trabalho acadêmico • 1.095 Palavras (5 Páginas) • 570 Visualizações
[pic 1][pic 2]
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
CURSO LETRAS
LÍNGUA PORTUGUESA E RESPECTIVAS LITERATURAS
1º SEMESTRE
PRODUÇÃO TEXTUAL INDIVIDUAL
ANALISAR A TRANSIÇÃO DO PARADIGMA DA EDUCAÇÃO ESPECIAL NO MODELO SEGREGADO A PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO BRASIL
[pic 3]
Piracicaba
2015
luana dellamuta
PRODUÇÃO TEXTUAL INDIVIDUAL
ANALISAR A TRANSIÇÃO DO PARADIGMA DA EDUCAÇÃO ESPECIAL NO MODELO SEGREGADO A PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO BRASIL
Trabalho apresentado ao Curso de Letras da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas Sociedade Educação e Cultura, Educação Inclusiva, Língua Brasileira de Sinais – Libras, Seminário da Prática I, Educação a Distância.
Professores: Wilson Sanches, Regina Celia Adamuz, Sandra C. Malzinoti Vedoato, Marlizete Cristina Bonafini Steinle
PIRACICABA
2015
SUMÁRIO[pic 4][pic 5]
1 INTRODUÇÃO............................................................................................04
2 DESENVOLVIMENTO.................................................................................05
2.1 A FUNÇÃO SOCIAL DA ESCOLA E A FUNÇÃO DA ESCOLA NA QUESTÃO DA INCLUSÃO.............................................................................06
2.2 COMO SE DEU A EDUCAÇÃO ESPECIAL PAUTADA NO MODELO SEGREGADO E COMO FOI SE CONFIGURANDO À EDUCAÇÃO INCLUSIVA.....................................................................................................06
2.3 UMA BREVE APRESENTAÇÃO SOBRE A MUDANÇA OCORRIDA COM O CONCEITO DE ESCOLA- EDUCAÇÃO INCLUSIVA E SUA POSTURA FRENTE À HOMOGENEIDADE......................................................................07
3 CONCLUSÃO...............................................................................................08
REFERÊNCIAS................................................................................................09
1 INTRODUÇÃO
Esse trabalho contem como objetivo mostrar que as crianças com alguma deficiência era ignoradas pela sociedade e ate mesmo maltratadas antigamente, pois pensavam que essas eram capazes de aprender ou viver em sociedade.
Na década de 90 a situação dessas crianças começaram a mudar com ajuda da Institucionalização da Educação Especial no Brasil, começaram a reger as metodologias de ensino e deram lugar a elas para terem o direito de aprender.
2 DESENVOLVIMENTO
UMA BREVE REFLEXÃO SOBRE OS PARADIGMAS EDUCACIONAIS NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL BRASILEIRA
Percebemos que no começo de tudo a “inclusão” não existia, na verdade, era tida como “exclusão” para pessoas portadoras de alguma deficiência.
Cada período teve sua forma diferente de ver as pessoas com deficiência. Mas com o passar dos anos, foram “evoluindo” na forma de vê-los. Na Idade Antiga, a forma na qual eram visto era extremamente radical, pois a única forma que encontraram era o extermínio. E no século XVIII, eram colocados em lugares públicos para que as outras pessoas pudessem ridiculariza-los e se divertissem com este feito.
As pessoas portadoras de deficiência eram visto de modo indiferente, pois o povo acreditava que eles eram incapazes de aprender algo.
Começou a melhorar o modo de vista na década de 70, quando criaram modos de aprendizado. Mas levou algum tempo, pois os estudaram, podendo assim ajuda-los para que houvesse ensino para elas, mesmo assim a maioria ainda se encontrava em hospitais psiquiátricas.
Na década de 80, consolidou-se a Filosofia de Integração e Normalização. Dessa forma, teriam direitos como de qualquer pessoa que não é portadora de alguma deficiência. Seriam aceitas no sistema rede regular de ensino (Artigo 208 da Constituição Federal de 1988).
O importante é perceber que estando fechado para coisas novas aprenderemos menos e a inclusão é algo muito importante para a convivência na sociedade.
A Declaração de Salamanca (1994) abriu novos caminhos para essas pessoas e mesmo assim esta luta ainda não esta finalizada
2.1 A FUNÇÃO SOCIAL DA ESCOLA E A FUNÇÃO DA ESCOLA NA QUESTÃO DA INCLUSÃO
O trabalho da escola na sociedade é muito importante.
Visando que a educação é a evolução na sociedade, a inclusão seria de maior importância, pois o trabalho da escola é ensinar, não apenas matérias, mas também a convivência em sociedade, trabalho em grupo e podendo ensinar alunos normais a viver em harmonia com alunos deficiente é um grande esforço, mas para isso a escola e educadores precisam sempre estar vendo e revendo os projetos e matérias.
A inclusão na escola é a mais alta evolução quando falamos em Inclusão Social, pois assim mostramos para ambos que eles tem o direito de ir e vim assim como qualquer outro.
2.4 COMO SE DEU A EDUCAÇÃO ESPECIAL PAUTADA NO MODELO SEGREGADO E COMO FOI SE CONFIGURANDO À EDUCAÇÃO INCLUSIVA
Com um sistema segregado, podemos ensinar as pessoas portadoras de deficiência de uma maneira mais especializada.
Mas não podemos ensina-las em lugares isolados, essas crianças tem que aprender de forma especial, mas podendo ter contato com crianças normais, pois assim teremos resultados mais eficaz.
...