A Teoria Psicossocial do Desenvolvimento
Por: Thainá Cravo • 19/9/2018 • Trabalho acadêmico • 596 Palavras (3 Páginas) • 321 Visualizações
Teoria Psicossocial do Desenvolvimento
Erik Erikson (1902-1904) nascido em Frankfurt, Alemanha, foi o primeiro psicanalista infantil americano. Seu trabalho se inicionou direcionado à psicologia de Freud, porém foi desviado, repensando diversos pontos desse fundamento. Ele passou a considerar a socialização humana, ou seja, a interferência que a sociedade pode exercer no indivíduo. Nessa sua nova teoria, ele também reformula a noção de ego, unindo esses pensamentos, de forma que dependendo da interação da criança com o ambiente, há uma crise do ego, que modifica sua personalidade, e isso explica sua noção de divisão do desenvolvimento em fases, assim como a de Piaget.
[pic 1]
Confiança Básica x Desconfiança Básica
Essa fase do nascimento vai até 12-18 meses de vida da criança, que requer cuidado para tudo, dessa forma ela depende de seus cuidadores, criando um sentimento de afeto e confiança dependendo da forma que é criada.
Autonomia x Vergonha e Dúvida
Entre 12-18 meses aos 3 anos a criança tem um pouco mais de controle sobre suas necessidades, mas com críticas pode desenvolver vergonha e questionarem sua capacidade. Por isso é indicado não interferir em algumas de suas ações.
Iniciativa x Culpa
Com 3 a 6 anos de idade as crianças percebem as diferenças sexuais e de gêneros. Se sua curiosidade sobre o assunto foi tratada de maneira rigorosa, sentirá culpa, bloqueando sua iniciativa.
Produtividade x Inferioridade
De 6 à puberdade, a criança já está frequentando a escola, possibilitando a interação com outras pessoas. Nessa parte da vida é introduzido a ideia de grupos e socialização. E caso seja rejeitada nesse meio, passa a se sentir inferior.
Identidade x Confusão de identidade
Entre ente a puberdade e o jovem adulto, ele pode ficar confuso com seu papél na sociedade e sobre outros diversos assuntos, porém no final desse ciclo seus objetivos ficam mais claros.
Intimidade X Isolamento
O interesse do jovem adulto nesse momento paira sobre relações afetivas e no caso de uma decepção amorosa, a pessoa poderá preferir se isolar.
Generatividade x Estagnação
Engloba pessoas de meia idade, e defente a realização de contribuições perante a sociedade. Também gera um sentimento de responsabilidade sobre a próxima geração.
Integridade x desespero
Essa é a parte da velhice. Se todas as fases anteriores são completadas de forma positiva, isso gera integridade e confiança para os idosos, porém se isso não ocorre, pode causar tristeza e arrependimentos.
Situação problema:
De acordo com as teorias anteriores de que a sociedade pode modificar seu entendimento de certo e errado, Salim observa que se fizer birra para conseguir o que quer, ele vence, como dormir com os pais e decidir quem irá buscá-lo. Essa atitude de Salomão e Romana não é recomendada, já que o menino observa o padrão e repete por boa parte da infância, o que ocasiona dificuldade na socialização fora do ambiente familiar.
...