Erikson e a Teoria Psicossocial do Desenvolvimento
Por: chama na solução bb • 13/9/2018 • Seminário • 273 Palavras (2 Páginas) • 397 Visualizações
Erikson e a teoria psicossocial do desenvolvimento
Erikson nasceu em 1902, na Alemanha, e fixou-se nos EUA desde 1933, tendo lecionado em várias universidades.
Formou-se em Psicanálise no Instituto de Viena logo depois de ter entrado em contato com o grupo de Anna Freud.
Teve total interesse pela influência dos fatores sociais no desenvolvimento do ser humano, tornando-se o primeiro psicanalista infantil americano.
Freud abordava o processo de desenvolvimento do nascimento até à adolescência.
Erikson considera que o desenvolvimento decorre desde o nascimento até à morte através de oito idades, oito etapas psicossociais.
A teoria de Erikson centra no desenvolvimento psicossocial invés do desenvolvimento psicossexual de Freud.
O desenvolvimento evolui em oito etapas psicossociais. As primeiras quatro etapas decorrem no período de bebê e da infância, e as últimas três durante a idade adulta e a velhice.
A formação da identidade inicia-se nas primeiras quatro etapas, e o senso desta negociado na adolescência evolui e influencia as últimas três etapas.
Erikson dá especial importância ao período da adolescência, em que se verificam acontecimentos relevantes para a personalidade adulta.
É através da resolução do conflito, da crise de cada etapa que o indivíduo adquire novas capacidades e cada estágio contribui para a formação da personalidade total.
Em cada etapa o ego passa por uma crise (que dá nome ao estágio). Esta crise pode ter um desfecho positivo (denominada de ritualização) ou negativo (ritualismo).
Da solução positiva, da crise, surge um ego mais rico e forte; da solução negativa temos um ego mais fragilizado.
A cada crise, a personalidade vai se reestruturando e se reformulando de acordo com as experiências vividas, enquanto o ego vai se adaptando a seus sucessos e fracassos.
...