O Erikson e a Teoria Psicossocial do Desenvolvimento
Por: mdchycjc • 19/8/2020 • Resenha • 265 Palavras (2 Páginas) • 617 Visualizações
Resenha: Erikson e a Teoria Psicossocial do Desenvolvimento
Erikson foi um psicanalista, que nasceu nos EUA, de origem alema, reconhecido por suas contribuiçoes na psicologia do desenvolvimento. Nascido em 15 de junho de 1902 e falecido em 12 de maio de 1994. Teve três filhos ao longo da vida.
No texto Erikson e a Teoria Psicossocial do Desenvolvimento, escrito por Elaine Rabello e José Silveira passos, relata as fases essenciais da relação pessoa-mundo, através da teoria psicossocial do desenvolvimento. O autor da teoria, nascido na Alemanha em 1902, recebeu influências da psicologia freudiana e também escreveu sobre sexualidade infantil.
Posteriormente, quando desvia o foco da sexualidade para relações sociais tem a crença que a personalidade é moldada pelas experiências nos primeiros anos de vida juntamente com as experiências ocorridas posteriormente, na vida adulta. Elaborou uma teoria do desenvolvimento humano que vai desde a infância ate a velhice, sendo sua maior contribuição.
Erikson desenvolve uma proposta de 8 estágios que todos os indivíduos passam ao longo da vida, a partir de vontades do ego, conflitos, ambiente e pessoas ao redor, gerando bons ou maus resultados, os quais afetam diretamente os próximos estágios. São eles: confiança básica x desconfiança básica, autonomia x vergonha e duvida, diligencia x inferioridade, identidade x confusão de identidade, intimidade x isolamento, generalidade x estagnação. Construindo um plano de vida durante esse ciclo vital.
Suas contribuições são fundamentais aos estudos do desenvolvimento, a analise do crescimento e infância, mostrando a evolução pessoal e coletiva da sociedade e ajudando em seus devidos processos.
...