A Teoria de Donw
Por: Aliferpotato • 26/10/2018 • Relatório de pesquisa • 561 Palavras (3 Páginas) • 216 Visualizações
Charles Dow
Dow foi um revolucionista em que diz respeito a analise técnica.
A teoria da Dow é o método mais conhecido para determinar a principal tendência do mercado, também nos diz se a tendência é de alta ou baixa. Essa teoria é uma excelente ferramenta para investidores de longo prazo e também indispensável para o Day trader.
Charles Dow era filho de um fazendeiro e nasceu em Sterling, Connecticut, em 1851. Seu pai morreu quando ele tinha apenas 6 anos de idade,e teve que se colocar como trabalhador para ajudar a sustentar sua família.
Mais tarde ele se tornou um jornalista, cobrindo alguns eventos da cidade no jornal "The Springfield Daily Republican" em 1872, depois trabalhou para outros jornais, ele cobriu uma posição em 1879 como um repórter em boom de mineração em Leadville Colorado. Em 1880, Dow trabalhou como repórter em Nova York, aceitando mais tarde uma posição na agência de notícias Kierman, onde conheceu seu colega Edward Jones. Dow e Jones deixaram suas posições na agência de notícias e fundaram a empresa "Dow Jones Company" com Charles Bergstresser, em 1882. Jones deixou a empresa em 1889.
Em 1883, a empresa Dow Jones começou a imprimir um boletim diário "Carta de Aftermoon do cliente", esta publicação de duas páginas foi considerada muito radical para os tempos que correu, desde que publicou os preços das ações e informações do saldo da empresa que anteriormente só estavam disponíveis para os "insiders" (pessoas próximas às empresas). Somente em 1934, quando o Securities Act determinou que as empresas deveriam apresentar as demonstrações financeiras trimestral e anualmente, em vez de manter os investidores informados publicamente, como foi o caso.
A empresa Dow Jones publicou o primeiro índice, que foi projetado para representar perfeitamente os movimentos do mercado de ações da época, o índice foi chamado Dow Jones. No final, "Carta da tarde do cliente" tornou-se o atual "Wall Street Journal", que é o serviço de notícias mais conhecido nos Estados Unidos da época e agora. A Dow foi seu editor até sua morte em 1902. Ele também era membro do mercado de ações americano, de 1885 a 1891.
TEORIA DE DOW
De acordo com os estudos de Dow, o mercado acionário pode ser dividido em três tendências, sendo:
Primária: Esta é a principal tendência de um gráfico, conhecida como de longo prazo. Tem duração mínima de um ano, considerando a periodicidade diária até mensal.
Secundária: representa a interrupção temporária da tendência primária, ou seja, uma fase de correção da tendência principal (médio prazo). Por definição, é o momento quando os Swing Traders entram no mercado, em busca de oscilações semanais (três semanas até três meses). Segundo Dow, corrige 33% até 66% de todo movimento da Primária – parafraseando com a teoria de Elliot, equivale a onda 2.
Terciária: seguindo tal lógica, consiste na parada temporária da tendência secundária. Esta tem duração de poucos dias até três semanas (curtíssimo/curto prazo), acompanhada, principalmente nos gráficos de intraday, do gosto de swing traders mais agressivos e dos Day Traders.
O preço desconta tudo, segundo Dow, os impactos de informações corporativas e econômicas são incorporadas imediatamente pelo preço, conforme a hipótese de eficiência de mercado em sua forma fraca.
...