A Transposição Didática
Por: DB da MT • 25/11/2017 • Trabalho acadêmico • 298 Palavras (2 Páginas) • 232 Visualizações
Analisando o texto:Um Exemplo de Transposição Didática: o caso das Matrizes
Escrevi um pouco sobre a transposição ....
Saber se diferencia de conhecimento porque um conhecimento é utilizado como verdade muitas vezes por falta de algo que o refutasse é passado pela sociedade no cotidiano, já o saber se preserva na fundamentação teórica para sua validação no meio acadêmico.
Ao distinguir o saber de conhecimento, é importante analisarmos o conceito da transposição didática por saberes sendo estes cientifico e escolar. Analogamente temos o conteúdo escolar como saber e não conhecimento, pois se trata de um processo de estudo realizado pela noosfera (chevallard) e aceito como verdade, onde a escola é responsável por transmitir esses saberes aos mais jovens de forma que promova de forma estruturada a formação de conceitos e teorias importantes para a vida desses jovens seja no meio acadêmico ou social.
Um dos objetivos da transposição didática é de manter atualizado o saber escolar por meio de pesquisas realizadas na comunidade científica. Isto uma vez que os saberes escolares como outros saberes “envelhecem”, cabe a noosfera de chevallard analisar os conteúdos estabelecendo uma dialética entre o sistema de ensino e o ambiente em que está inserido, com intuito de diminuir problemas que possivelmente chegariam aos professores responder.
Cabe ao professor então a vigilância e a ruptura epistemológica que é de extrema importância, pois o saber escolar não está disposto no currículo sem um fundamento, existe uma trajetória que levou à escolha de cada conteúdo proposto e o professor por conhecer a fundo os conteúdos pode apresentar de forma atualizada a importância destes saberes. Dentro dessa analise existe o controle social da aprendizagem do saber onde o professor elenca os conteúdos a serem trabalhados visando o interesse dos alunos.
...