A UTILIZAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO VOLTADAS PARA AS PRÁTICAS EDUCACIONAIS NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO
Por: Aimê Silva De Jesus • 24/4/2019 • Trabalho acadêmico • 2.739 Palavras (11 Páginas) • 328 Visualizações
[pic 1]
[pic 2]
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
PEDAGOGIA
AIMÊ SIVA DE JESUS
A UTILIZAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
VOLTADAS PARA AS PRÁTICAS EDUCACIONAIS NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO
[pic 3]
Itamaraju
2017
AIMÊ SIVA DE JESUSPAULO DOS SANTOS
A UTILIZAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
VOLTADAS PARA AS PRÁTICAS EDUCACIONAIS NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO
Trabalho apresentado ao Curso de Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina Homem, cultura e sociedade, Educação inclusa, Educação e tecnologias, Seminário da prática I e Libras.
Prof. Leonardo Antônio Silvano Ferreira, Okçana Battini, Juliana Chueire Lyra, Diógenes Magri da Silva, Mari Clair Moro Nascimento, Renata De Souza França Bastos de Almeida, Tatiane Mota Santos Jardim e Sandra Cristina Malzinoti Vedoato.
Itamaraju
2017
INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem por finalidade discorrer sobre a utilização das tecnologias de informação e comunicação voltadas para as práticas educacionais nas instituições de ensino. Considerando-se um recurso auxiliar na prática pedagógica do professor, a inserção das tecnologias em sala de aula deve ser acompanhada por uma metodologia adequada às necessidades dos alunos, utilizando-se de maneira adequada e significativa, questionando o objetivo que se quer atingir, levando-se em consideração o lado positivo e as limitações que apresentam.
A questão pertinente ao termo do nosso trabalho segue a linha de pesamento que sendo a tecnologia um suporte educacional relavante e de suma importancia ao nosso cotidiano, como promover o envolvimento e o compromisso de diretores, professores e pedagogos no processo educacional?
Podemos então afirmar que os profissionais em educação devem antes de tudo conhecer a ferramenta e promover debates na sua utilização para melhorar o ensino aprendizagem de alunos de maneira a ser mais eficiente buscando aliar as informações, o conhecento e a inteligencia. Considera-se importante ao professor conhecer as possibilidades metodológicas que as tecnologias trazem para cogitar o conteúdo, através de atividades criativas, de um procedimento de desenvolvimento consciente e reflexivo do conhecimento, usando pedagogicamente os recursos tecnológicos, com perspectiva transformadora da aprendizagem escolar.
Pode-se dizer que as mídias têm grande poder pedagógico, pois se utilizam da imagem. Assim, torna-se cada vez mais necessário que a escola se aproprie dos recursos tecnológicos, dinamizando o processo de aprendizagem.
O presente trabalho se estrutura em tres partes, o primeiro subtitulo tecnologia e informática, aborda o assunto buscando encontrar a definição para tecnologia e informática, nesta parte é tratado as suas diferenças e coceitos, além da importancia do uso das novas tecnologias pelo professor no ambiente de aprendizagem.
O segundo subtitulo as informações, o conhecimento e a inteligência avalia criticamente o uso da nova tecnologia no ambiente escolar como subsidio na aquicição de conhecimento significativo.
O terceiro e ultimo subtítulo aprendizagem significativa discorre sobre como se dar a aprendizagem em sala de aula com a utilização das novas tecnologias, além de ressaltar o papel impressindivel do professor nas orientações desta aquisação.
DESENVOVIMENTO
TECNOLOGIA E INFORMÁTICA
O uso da tecnologia no ambiente escolar é um assunto de primordial importância e requer um estudo profundo acerca da metodologia usada na inserção na prática didática diária de sala de aula já que usar ou não usar novas tecnologias no dia a dia escolar já não é mais a questão. Enfim, o uso da tecnologia faz parte da vida das novas gerações fora da sala de aula e, por isso, o seu aproveitamento em benefício da educação pode ser considerado um importante caminho para aumentar o dinamismo das aulas. Nesse contexto, o importante é saber como integrar as novas formas de ensinar e aprender ao planejamento e ao currículo escolar.
A priori se faz necessário conceituar o que realmente é tecnologia, dissociando técnica de tecnologia. No trabalho Tecnologia ou Metodologia? O grande desafio para o século XXI o autor cita Zawislak apud Perini (2009): "técnica é a ação ou conjunto de procedimentos e de objetos que constituem uma atividade, não incluindo, porém, o estudo das razões de funcionamento da suposta ação". Nesta mesma perspectiva tem-se Freitas apud Perini (2009) que menciona que: "tecnologia é a técnica evoluída, fruto de ideias surgidas no passado e que ao longo dos anos foram modificadas, atualizadas e aprimoradas".
Nesta perspectiva é fácil deduzir que a atual geração tecnologia não tem dificuldades na técnica do uso dessas novas tecnologia, eles já nasceram inseridos nesta temática e ainda na primeira infância pode-se observar crianças que ainda não sabem falar deslizando os dedinhos nas telas de tablete e celulares abrindo algum programa ou assistindo vídeos que para elas é uma diversão normal e corriqueira.
Todavia é mais difícil encontrar alunos que utilizem a ferramenta tecnologia na construção do ensino aprendizagem e apesar de terem muita técnica ainda não desenvolveram a tecnologia do uso de aparelho em busca do crescimento educacional, limitando-se ao “copia e cola” de ideias prontas e acabadas.
Então não se pode confundir tecnologia com informática, a informática é um termo utilizado para delinear o conjunto das ciências correlacionadas ao armazenamento, transmissão e processamento de informações em meios digitais, estando compreendidas neste grupo: a ciência da computação, a teoria da informação, o processo de cálculo, a análise numérica e os métodos teóricos da representação dos conhecimentos e da modelagem dos problemas. Mas também a informática pode ser entendida como ciência que estuda o conjunto de informações e conhecimentos por meios digitais.
...