A VIOLÊNCIA: UM DESAFIO A SER ENFRENTADO NA SALA DE AULA
Por: Johnantan27 • 14/12/2017 • Trabalho acadêmico • 9.582 Palavras (39 Páginas) • 360 Visualizações
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA[pic 1]
6° REGIÃO DE ENSINO
ESCOLA NORMAL ESTADUAL DOM EXPEDITO EDUARDO DE OLIVEIRA
VIOLÊNCIA: UM DESAFIO A SER ENFRENTADO NA SALA DE AULA
PATOS – PB
2017
MABELI PEREIRA DA SILVA MACENA
[pic 2]
VIOLÊNCIA: UM DESAFIO A SER ENFRENTADO NA SALA DE AULA
Trabalho de conclusão de curso apresentado à Coordenação da Prática e Docência da Escola Normal Estadual Dom Expedito Eduardo de Oliveira, na cidade de Patos-PB, para obtenção do titulo de professor (a) das séries iniciais do Ensino Fundamental.
Professora Orientadora: Rosângela Cruz de Oliveira
PATOS-PB
2017
MABELI PEREIRA DA SILVA MACENA
[pic 3]
VIOLÊNCIA: UM DESAFIO A SER ENFRENTADO NA SALA DE AULA
APROVADO EM _______/____________/2017
PRESIDENTE: _______________________________
PROF° ORIENTADORA: _______________________________
Coordenadora da Pratica e Docência: _______________________________
PROFESSORES CONVIDADOS:
__________________________________
__________________________________
__________________________________
Nota:________
PATOS- PB
2017
[pic 4]
“Na escola da vida sempre tem provas surpresa, e quem não está preparado acaba sendo reprovado pela dura realidade”.
Anahayas Lopes
[pic 5]
Dedico este trabalho
A meu Deus
A minha Família
A meus orientadores e amigos
AGRADECIMENTO[pic 6]
Agradeço ao meu Deus por tudo que tenho conquistado ao longo do caminho, aos amigos, aminha família em geral, por fim aos meus queridos professores.
SUMÁRIO[pic 7]
1 INTRODUÇÃO 9
DIAGNOSE DA ESCOLA CAMPO DE ESTÁGIO 11
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 18
1 VIOLÊNCIA: UM DESAFIO A SER ENFRENTADO NA SALA DE AULA 18
1.1 O QUE É VIOLÊNCIA? 18
1.2 TIPOS DE VIOLÊNCIA 20
1.3 VIOLÊNCIA X COMPORTAMENTO 24
2 VIOLÊNCIA X ESCOLA 26
2.1 CAUSAS DA VIOLÊNCIA 26
2.2. INCLUSÃO NO BRASIL 30
2.3 RELAÇÃO X ALUNO X VIOLÊNCIA 33
3 VIOLÊNCIA X APRENDIZAGEM 36
3.1 PAPEL DO PROFESSOR NO COMBATE A VIOLÊNCIA 36
3.2 VIOLÊNCIA EM SALA DE AULA 37
3.3 A INFLUÊNCIA DA VIOLÊNCIA NA APRENDIZAGEM 38
PROPOSTA DE INTERVENÇÃO 43
CONCLUSÃO 45
REFERÊNCIAS 46
AXENO – EDUCAÇÃO ESPECIAL (RELATÓRIO) 47
1 INTRODUÇÃO
Desde os tempos primordiais a violência existe, a medida que o homem construiu a sociedade. No início a violência foi entendida como agressividade instintiva, gerada pelo esforço do homem para sobreviver na natureza.
Então a violência nem sempre é um ato intencional, em algum acidente, uma morte, um trauma psicológico podemos encontrar violência sem propósito de agressão. Por exemplo, num acidente de automóvel pode haver muita violência, mas sem que haja necessariamente uma intenção.
A violência é um dos grandes problemas da nossa sociedade e provoca indignação na opinião pública especialmente quando praticada para com pessoas ou seres que não tem como se defender de ataques, como é o caso da violência doméstica e na maioria dos casos de violência urbana em geral.
Assim, a violência diferencia-se de força, embora sejam palavras que costumam estar próximas na língua e pensamento cotidiano.
Existe violência explícita quando há ruptura de normas morais e sociais estabelecidas a esse respeito: não é um conceito absoluto, variando entre sociedades. Por exemplo, rituais de iniciação podem ser encarados como violentos pela sociedade ocidental, mas não pelas sociedades não ocidentais que praticam.
A violência se manifesta de diversas maneiras: em guerras, torturas, conflitos étnico-religiosos, preconceito, assassinato, fome, etc. pode ser identificada como violência contra a mulher, a criança e o idoso, violência sexual, violência urbana, etc.
Existe também a violência verbal que causa danos morais, que muitas vezes são mais difíceis de esquecer do que os danos físicos.
A palavra violência deriva do latin “violentia” que significa “veemência” impetuosidade. Mas na sua origem está relacionada com o termo violação (violare).
A violência tratada a fundo é um tipo de violação à integridade física, mental e psicológica que pode causar danos irreversíveis aos outros. É o desrespeito aos direitos considerados inalienáveis da condição humana.
Estudos tem revelado que as atitudes muitas vezes concebidas como imorais ou de desrespeito, como é o caso da violência escolar podem ser decorrentes das interações que estabelecemos.
Promover encontro de reflexão e conhecimento com professores sobre enfrentamento à violência no cotidiano escolar.
DIAGNOSE DA ESCOLA CAMPO DE ESTÁGIO
A escola, principalmente a pública, é espaço democrático dentro da sociedade contemporânea. Servindo para discutir suas questões, possibilitar o desenvolvimento do pensamento crítico, trazer as informações, contextualizá-las e dar caminhos para o aluno buscar mais conhecimento. Além disso, é o lugar de sociabilidade de jovens, adolescentes e também de difusão sociocultural. Mas é preciso considerar alguns aspectos no que se refere a sua função social e a realidade vivida por grande parte dos estudantes.
...