A Violência na Escola
Por: lukadutra • 1/11/2015 • Projeto de pesquisa • 2.240 Palavras (9 Páginas) • 511 Visualizações
1.0 Tema
A violência na escola
1.1 Delimitação do Tema
A violência na escola, de alunos do ensino fundamental, da rede pública de ensino, situada na zona Norte de Manaus.
2.0 Objetivo Geral
Investigar e mostrar o principal motivo que leva a violência na escola, como agressões que são ocorridas por conta de mal comportamento de alunos para com a vítima, podendo ser outros alunos ou até mesmo com professores.
2.1 Objetivo Específico
- Detectar as situações que levam essas crianças à praticar violência na escola da Rede Pública de Ensino do nível Fundamental.
- Identificar a faixa etária de crianças que deixam as escolas com mais frequência em função da violência na escola da Rede Pública de Ensino do nível Fundamental.
- Oferecer atividades pedagógicas para que essas crianças possa se desenvolver tanto o seu lado afetivo quanto o seu lado emocional.
3.0 Justificativa
Podemos notar que cada vez mais os alunos tem demonstrado mal comportamento e péssimas atitudes, prejudicando tanto o lado físico como também o emocional de alunos e até mesmo de seus professores.
Hoje em dia a tecnologia esta muito avançada, os presentes das crianças tem sido, celular, tablet, computador e outros, e através desses meios vem modificando os valores das famílias, fazendo com que o diálogo e a aproximação com a família seja cada vez menor.
Na escola da rede pública de ensino, tem várias reuniões, principalmente de pais, onde são convocados, porém muitas vezes não comparecem.
E assim não acompanham o desenvolvimento de seus filhos, muitos fatores podem chegar a esta ausência, como a mãe no mercado de trabalho, a ausência do pai, entre outros fatores que fazem com que a criança fique sem estrutura familiar.
Na escola os professores não estão preparados para falar abertamente com seus alunos sobre o tema de violência e comportamento, e com isso acaba aumentando cada vez mais esse tipo de atitude vindo de alunos até mesmo contra seu próprio professor. É necessário que pais e professores de a devida atenção à essas crianças, para que mais tarde não tenham atitudes que as prejudique na sua adolescência e em sua vida adulta.
Na maioria das vezes a criança com mal comportamento, é a que mais tem dificuldade de aprendizagem, essas crianças não conseguem se concentrar na sala de aula e nem no aprendizado escolar.
Os pais desses alunos muitas vezes acreditam que o futuro e o desempenho de seus filhos estão nas mãos dos professores e assim deixando sua responsabilidade de educar e ensinar os bons comportamentos para eles.
A violência dentro da sala de aula, pode ser ocasionada quando um aluno fala palavras grosseiras para outro, por vandalismo, apelidos não aceitos, roubo, falta de respeito para com os professores e funcionários.
A violência pode ser verbal ou física:
- Na forma verbal ela pode surgir através de palavras de baixo calão, apelidos e também respostas atravessadas à seus professores.
- Na forma física, a violência pode surgir através de puxões de cabelo, empurrões, colocar o pé para que o outro colega caia, tapas e até brigas mais agressivas.
Um dos fatores que levam a criança a praticar esse tipos de violência, é a vontade de se sentir poderoso, valentão, ser líder mostrar as pessoas que não tem medo de nada e de ninguém, na maioria das vezes essas crianças que praticam violência na escola andam sempre em grupo, fazendo com que a criança vítima da violência se intimide. O aluno que sofre violência fica retraída afastada e com medo.
Poucas vezes pode ser notório o comportamento da criança que sofre violência na escola, pode ser notado pelo professor que aciona a diretoria da escola, e por sua vez convoca os pais para que saibam o ocorrido.
Por iniciativa dos pais na maioria das vezes, mudam seus filhos de escola, por falta de segurança e por medo de que algo mais grave venha acontecer a seus filhos. O aluno com mal comportamento, ele comete violência em consequência é advertido verbalmente, não ocorrendo alguma melhora o aluno é advertido por escrito sendo solicitado o comparecimento dos pais, e se ainda assim não houver mudança de comportamento ele é expulso do ambiente escolar no qual esta estudando.
Muitas pessoas acreditam que para acabar com a violência na escola, é que sejam reforçados os portões da escola, e os muros mais altos. Mas na verdade para que diminua a violência é necessário que o governo venha investir na formação de professores da rede pública de ensino, para que eles tenham mais formação com isso venham refletir e discutir em grupos de estudo sobre as causas das violências e também das suas manifestações ocorridas dentro das escolas, a violência que ocorre dentro das escolas pode ser entendido como um processo desafiador e requer um tratamento adequado, e fundamentado teoricamente por meios de estudos científicos sem qualquer preconceito ou discriminação contra o indivíduo que prática quaisquer tipo de violência, e também a participação de todos da família e da comunidade escolar, no estatuto da criança e do adolescente podemos entender melhor os atos de violência na escola, que podemos considerar que se trata de um fenômeno social e histórico. Também pode ser observado o comportamento destas crianças que praticam violência na escola, o seu comportamento em suas casas, com seus familiares, até mesmo o comportamento de seus próprios familiares, a educação que é passada para essas crianças no seu ambiente familiar.
E logo depois a escola irá complementar a educação passada pela família, portanto é de inteira responsabilidade da família e da escola estarem sempre unidos para que juntos colaborem com o desenvolvimento destas crianças, sendo sempre harmonioso a relação da escola e família uma vez que estas duas juntas irão complementar no desenvolvimento desta criança.
A escola e família, uma depende da outra para que para que o desenvolvimento educacional e social desta criança venha ser aplicado nesta criança.
Também é constatado que um ambiente familiar sem estrutura, e sem o acompanhamento dos pais e parentes no ambiente escolar, não obtém notas satisfatórias em comparação com as crianças que não passam pelas mesmas dificuldades familiares.
Portanto um ambiente familiar unido, e com a participação dos pais e parentes podem ajudar muito no desenvolvimento dos alunos nas escolas, para que assim auxiliando-os venham deixar a prática da violência nas escolas.
Na maioria das vezes esses alunos sem o acompanhamento dos pais e familiares, são influenciados por outros que os levam por maus caminhos, mostrando-os um lado bom de viver em seus pontos de vista.
...