A concepção de Prática no Pensamento de Jhon Dewy – Escritos sobre o sentido da escola.
Por: Dri.Souto • 16/2/2023 • Resenha • 831 Palavras (4 Páginas) • 95 Visualizações
UFT– Campus de Miracema
Introdução à Filosofia – 1º Período
Andriele Souto de Andrade
Resenha Crítica: A concepção de prática no pensamento de Jhon Dewy – Escritos sobre o sentido da escola.
John Dewey (Burlington, Vermont, 20 de outubro de 1859 - 1 de junho de 1952) foi um filósofo e pedagogista norte-americano. Dewey foi um dos principais representantes da corrente pragmatista inicialmente desenvolvida por Charles Sanders Peirce, Josiah Royce e William James. Ele também escreveu extensivamente sobre pedagogia, onde é uma referência no campo da educação moderna. Mesmo assim, John ingressou na Universidade do Estado de Vermont com 15 anos. Entre os anos de 1882 e 1884, Dewey realizou o seu doutorado em Filosofia, na Universidade Johns Hopkins, defendendo uma tese sobre a psicologia do filósofo alemão Immanuel Kant, Ainda em 1884, Dewey passa a trabalhar como professor de Filosofia na Universidade de Michigan. Dewey começou a afastar-se da sua anterior visão idealista neo-hegeliana e a adotar uma nova posição, que viria a ser conhecida mais tarde como pragmatismo.
Márcio Antônio, atualmente professor na Universidade Federal do Tocantins – Campus Universitário de Miracema, tem experiência na área de educação com ênfase em métodos e técnicas de ensino, atuando principalmente nos seguintes temas: prática social, ensino de filosofia, educação, sistematização coletiva do conhecimento, pesquisa, prática de ensino e estágio supervisionado. Sua contribuição da obra foi de vasta importância, pois o mesmo cita seu modo de pensar através da filosofia Educacional do educador norte-americano John Dewey. Que indiretamente através de Anísio Teixeira influenciou, a luta pela conquista do ensino superior público no Brasil.
A obra Interroga o Saber existente, as idéias e das coisas, ela inicia um debate sobre a radicalidade, no pensamento, na autonomia, liberdade, igualdade e fraternidade, sempre abordando temas de bastante relevância para educação Progressista. Na obra o educador Márcio Antônio Cardoso Lima aborda a seguinte questão: Qual é a concepção de prática propugnava pelo instrumentalismo/pragmatismo deweyano?. Para responder a tal pergunta o autor analisa criticamente a defesa do materialismo histórico-dialético que também concebe a prática como base à formação de professores. LIMA, na obra através de Dewey diz, que a melhor maneira de pensar é chamado de pensamento reflexivo, identifica também três formas de se designadas de pensamento:
(a) as ideias passam pela nossa cabeça desordenadamente, caoticamente quando estamos dormindo ou acordados; (b) o ato de pensar aplica-se a coisas não sentidas ou indiretamente percebidos pelos sentidos; (c) “o terceiro sentido de pensamento, corresponde praticamente ao de crença”. (p.228)
É abordado também que “o pensamento reflexivo é problematizado consoante a duas situações: o estado de dúvida de perplexidade que impõe uma solução; a segunda é um estado de procura de investigação” (p.229). Ele também utiliza do pensamento de Giraldelli, o qual cita “o último passo, que consistiria na comprovação das hipóteses com base na experimentação educacional ( Giraldelli Jr. 1987, 1987, Pág. 19-20). É evidenciado também que Dewey estava preocupado em fundamentar uma teoria de investigação que pudesse servir à precariedade da existência humana, a teoria sempre estava em luta constante com problemas reais, numa interação entre o indivíduo, o meio físico e o social. É apresentado também, que ele defende a filosofia instrumentalista/pragmatista, que voltou o seu pensamento ao liberalismo. É citado através de (LIMA 2002,2005), as correntes antagônicas, que está presente na obra de Karl Marx, que se articulam contraditoriamente uma doutrina unificada. Um dos grandes méritos de Dewey, foi o de ter sido um dos primeiros a chamar atenção para a capacidade de pensar dos alunos. Ele acreditava que para o sucesso do processo educativo, bastava um grupo de pessoas, se comunicar e trocar idéias, pensamentos, experiências, vivências práticas do dia a dia. Para Dewey, em outras palavras objeto da escola nova deveria ser, ensinar a criança a viver no mundo.
...