A escola do campo
Por: birner • 25/5/2015 • Relatório de pesquisa • 433 Palavras (2 Páginas) • 909 Visualizações
A EDUCAÇÃO DO CAMPO
A educação da escola do campo está completamente respaldada na LDB, na qual o Conselho Nacional de Educação (CNE) e Câmara de Educação Básica (CEB), pela Resolução CNE/ CEB 1, de 3 de abril de 2002 institui Diretrizes Operacionais para Educação Básica do Campo. Considerando o aluno do campo tem direito a viver e valorizar sua cultura, como uma forma de resgate da sua identidade, todavia, para que esse fato favorável ao aluno se converta em uma realidade é necessário um amplo investimento nas escolas rurais faz necessário investir, mas nas escolas rurais.
A resolução foi criada para melhorar e otimizar as escolas, a educação do campo e as salas multisseriadas Uma vez que a identidade da escola do campo se define no fortalecimento dos vínculos com a comunidade, baseando-se na realidade e saberes dos próprios estudantes, na cultura da memória coletiva, em ferramentas da ciência e tecnologia e nas concepções dos movimentos sociais que buscam maior qualidade social para as questões do campo.
A escola do campo precisa de projetos voltados para o desenvolvimento educacional e rural, projetos que valorizem os alunos e as pessoas do campo, uma educação justa, solidária e eficiente que possa superar as diferenças que há entre o setor rural e urbano.
Ao trabalhar com turmas multisseriadas, o professor deve primeiramente fazer um diagnóstico, tanto do aspecto cognitivo, quanto do social, para compreender melhor o universo desse aluno, com quem irá trabalhar, analisando seus anseios, desejos, potenciais, dificuldades, a forma como aprende. Conhecendo melhor o aluno, será possível um planejamento mais eficaz, que contemple todos os alunos.
É importante também que o professor elabore ações pedagógicas diversificadas, juntamente com a coordenação e outros professore as atividades escolares, em conjunto com os colegas e a coordenação pedagógica, para orientar o processo de ensino e aprendizagem, não de acordo com a idade, mas de acordo com o nível de conhecimento e alfabetização dos alunos inseridos na turma multisseriada..
A partir da definição do que será trabalhado. como e com quem, considerando-se os conhecimentos que precisam ser construídos e as habilidades que precisam ser desenvolvidas, o professor elaborará um plano de ação. As atividades pedagógicas podem ser ora coletivas, envolvendo todos e ora por duplas produtivas, onde um aluno auxilie o outro, e ainda de forma individual, para que o aluno desenvolva a autonomia. O professor pode estabelecer em certos momentos, e com certos conteúdos metas comuns. Alguns conteúdos podem ser abordados para todos e o professor aprofunda de acordo com o nível de conhecimento de cada grupo.
http://www. /artigos/classes-multisseriadas-desafios-possibilidades-e-realidade-da-educacao-do-campo/
Revista Nova Escola
Pacto Nacional pela Educação
...