TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A felicidade da borboletas

Por:   •  29/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  885 Palavras (4 Páginas)  •  468 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE DE UBERABA

                                                   UNIUBE

TRABALHO DE PRÁTICA PEDAGÓGICA III

                                Monica Aparecida Moreira Almeida-RA 1098539

Pedagogia turma 17    -etapa 3

                                                         Polo de GUANHÃES 2015

1-INTRODUÇÃO

     

 

          Este trabalho foi desenvolvido depois da leitura dos livros" A FELICIDADE DAS BORBOLETAS", de Patrícia Engel Secco e do livro de Cintia Gomide Tosta,NECESSIDADES EDUCATIVAS, a partir do qual pude me informa  de como anda  a questão da inclusão das pessoas com deficiencia.

          No transcorrer do trabalho explorar-se-á uma seção sobre necessidades e direitos das crianças deficientes na aprendizagem e perante a sociedade.A importancia dos olhares para a diversidade ,a inclusão e as pol[iticas educacionais.Todo o trabalho foi baseado em autores como MANTOAN,CARMO,AMORIM,FERNANDES,MADER,FREIRE,MONTEIRO E SILVA.

2- Texto :CONCIENTIZANDO E ACEITANDO

          Somos seres inacabados.Em contato com outros seres,no convívio afetivo vamos sendo construídos para a vida.Somos diversificados e isso deve ser compreendido como riqueza e não diferenças.

          No livro" A FELICIDADE DAS BORBOLETAS" a menina Marcelapor ser deficiente visual,não se sentia diferente das outras pessoas devido sua limitações,mas as outras pessoas a olhavam como se ela  fosse diferente deles.

          A declaração dos direitos da criança de 1959 determina em alguns princípios o seguinte:As crianças incapacitadas física,mental ou socialmente serão  proporcionados ,a educação e os cuidaddos especiais exigidos pela sua condição peculiar.A criança gozará de proteção contra atos que possam suscitar discriminação de qualquer natureza.

          Quando Marcela resolveu dançar sua família deu o apoio que ela precisava,procurando orientações com profissionais.Nem sempre isso acontece com as crianças que possuem algum tipo de deficiencia.A exclusão começa em casa com a família,que acha que a criança não é capaz se sentindo envergonhados e impede que ela participe e conviva em sociedade.

          Marcela fez uma grande apresentação com ajuda de sua família,professora e suas amigas,fazendo com que as pessoas ficassem estasiadas e encantadas com o grande espetáculo.

          As escola entra nessa luta para integrar essas crianças realizando estratégias pedagógicas para que essas crianças com deficiencia tenham acesso a um sistema de educação que corresponda as suas capacidades intelectuais e motoras.Por tanto é lamentável que na maioria das escolas não possuam essa estrutura profissional para atender a essas crianças,isso por causa do não investimento profissional dos nossos governantes.Cada um aprende diferente,por isso os métodos nas escolas devem ser diferentes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (66.2 Kb)   docx (12.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com