A felicidade da borboletas
Por: M28M28 • 29/11/2015 • Trabalho acadêmico • 885 Palavras (4 Páginas) • 468 Visualizações
UNIVERSIDADE DE UBERABA
UNIUBE
TRABALHO DE PRÁTICA PEDAGÓGICA III
Monica Aparecida Moreira Almeida-RA 1098539
Pedagogia turma 17 -etapa 3
Polo de GUANHÃES 2015
1-INTRODUÇÃO
Este trabalho foi desenvolvido depois da leitura dos livros" A FELICIDADE DAS BORBOLETAS", de Patrícia Engel Secco e do livro de Cintia Gomide Tosta,NECESSIDADES EDUCATIVAS, a partir do qual pude me informa de como anda a questão da inclusão das pessoas com deficiencia.
No transcorrer do trabalho explorar-se-á uma seção sobre necessidades e direitos das crianças deficientes na aprendizagem e perante a sociedade.A importancia dos olhares para a diversidade ,a inclusão e as pol[iticas educacionais.Todo o trabalho foi baseado em autores como MANTOAN,CARMO,AMORIM,FERNANDES,MADER,FREIRE,MONTEIRO E SILVA.
2- Texto :CONCIENTIZANDO E ACEITANDO
Somos seres inacabados.Em contato com outros seres,no convívio afetivo vamos sendo construídos para a vida.Somos diversificados e isso deve ser compreendido como riqueza e não diferenças.
No livro" A FELICIDADE DAS BORBOLETAS" a menina Marcelapor ser deficiente visual,não se sentia diferente das outras pessoas devido sua limitações,mas as outras pessoas a olhavam como se ela fosse diferente deles.
A declaração dos direitos da criança de 1959 determina em alguns princípios o seguinte:As crianças incapacitadas física,mental ou socialmente serão proporcionados ,a educação e os cuidaddos especiais exigidos pela sua condição peculiar.A criança gozará de proteção contra atos que possam suscitar discriminação de qualquer natureza.
Quando Marcela resolveu dançar sua família deu o apoio que ela precisava,procurando orientações com profissionais.Nem sempre isso acontece com as crianças que possuem algum tipo de deficiencia.A exclusão começa em casa com a família,que acha que a criança não é capaz se sentindo envergonhados e impede que ela participe e conviva em sociedade.
Marcela fez uma grande apresentação com ajuda de sua família,professora e suas amigas,fazendo com que as pessoas ficassem estasiadas e encantadas com o grande espetáculo.
As escola entra nessa luta para integrar essas crianças realizando estratégias pedagógicas para que essas crianças com deficiencia tenham acesso a um sistema de educação que corresponda as suas capacidades intelectuais e motoras.Por tanto é lamentável que na maioria das escolas não possuam essa estrutura profissional para atender a essas crianças,isso por causa do não investimento profissional dos nossos governantes.Cada um aprende diferente,por isso os métodos nas escolas devem ser diferentes.
...