A filosofia na formação do adolescente no ensino médio
Por: Juliana Santos • 29/10/2015 • Resenha • 677 Palavras (3 Páginas) • 400 Visualizações
A filosofia na formação do adolescente no ensino médio
O pensar filosófico não se separa da dimensão politica e da dimensão pedagógica, busca o sentido das coisas e é um conjunto coletivo histórico e social. A filosofia se torna uma Paidéia quando começa a formar em coletividade o ser humano. E assim com essa formação começa a buscar o sentido de modo bem direto e explicito, comprometer-se com o conhecimento da construção da cidadania com qualidade de vida.
O pensar filosófico tem que atingir toda a comunidade, todos os homens devem pensar filosoficamente. A filosofia se dirige ao ensino fundamental, ensino médio e ensino superior e seu objetivo é levar o ser humano ao exercício do pensar e refletir. O outro lado é o ensino especializado em filosofia, não se formam filósofos em um processo de auto reprodução.
O curso de filosofia não gira em trono de si mesmo, trata-se de um tipo de formação que diz respeito a todo mundo. Tais informações têm alguns problemas aplicados na pratica, e devemos explorar ao máximo as poucas e precárias que conseguimos implementar.
É preciso aceitar que a matéria filosófica é de extrema importância na grade curricular e com isso, tornar cidadãos pensantes, por tanto a filosofia já deveria ser ensinada desde a Educação Fundamental.
No Ensino Médio, a filosofia deveria ser ensinada com mais sensibilização, pois é de extrema importância para a formação da identidade do indivíduo.
No Ensino Superior, a importância da Filosofia é ainda maior, com conteúdo mais completo e mais focado na preparação profissional do indivíduo e em busca sempre, de um maior conhecimento.
O Ensino da Filosofia merece um cuidado especial, tratando-se de ensinar o indivíduo a ir em busca do sentido, do refletir e no modo de pensar. Buscando o melhor ensinamento através das mediações pedagógicas e fazendo ser um ensino imprescindível ao indivíduo em formação.
Mas para isso, é necessário ensinar a aprender a Filosofia. Aprender a pensar, pensando e saber articular bem o produto e o processo.
Formar a juventude e os educadores em geral, necessitasse da prática na Filosofia, e se fazer pedagogia para formar o cidadão (paidéia). Esta aí a importância na formação de críticos.
A filosofia precisa se atualizar nos acontecimentos do mundo para que se possa ser mais explícito de seu sentido real e histórico do momento.
Mas vale lembrar que, a atualidade é sedutora com toda suas tecnologias acessíveis a todos, onde há ideologias persuasivas diversas e sendo a cultura mediática em todo o atual universo humano e portanto, cautela é necessária para esta cultura atual.
No contato com pensadores para o processo de ensino aprendizagem pode parecer fácil, porém é preciso estar atento para conseguir realizar e é importante ressaltar que para o conhecimento é preciso levar em consideração o histórico-social.
O filosofar é um diálogo constante com os pesadores do passado e contemporâneos, a filosofia é uma ideia dinâmica do pensar para que se possa problematizar nossa sociedade. Só é possível aprender a pensar e ser crítico pensando, e essa pratica se torna a Paidéia, é importante que seja incentivada a prática o filosofar para que se forme mais pessoas críticas.
...