A função da educação
Por: Elaine Moura • 12/5/2015 • Trabalho acadêmico • 3.499 Palavras (14 Páginas) • 211 Visualizações
CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL
UNINTER
MARLI WEBER – 637807 – 2011/01
RELATÓRIO DE PESQUISA E PRÁTICA
PROFISSIONAL – EDUCAÇÃO INFANTIL
SÃO BORJA/RS
2013
CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL[pic 1]
UNINTER
MARLI WEBER – 637807 – 2011/01
RELATÓRIO DE PESQUISA E PRÁTICA
PROFISSIONAL – EDUCAÇÃO INFANTIL
Relatório de Pesquisa e Prática Profissional – Educação Infantil apresentado a UTA – Infância e Ludicidade no curso de Pedagogia a Distância da Faculdade Internacional de Curitiba.
Tutor Local: Eliani Regina Schmidt
Centro Associado: São Borja/RS
SÃO BORJA
2013[pic 2]
SUMÁRIO
1. Introdução........................................................................................04
2. Trabalhando com educação Infantil.................................................05
3. Análise dos dados coletados............................................................08
4. Considerações Finais.......................................................................10
5. Referências Bibliográfica..................................................................11
6. Anexo...............................................................................................12
01. INTRODUÇÃO
O presente relatório de pesquisa e pratica profissional da UTA- Infância e Ludicidade, objetiva orientar nosso trabalho enquanto futuros educadores profissionais e nos preparar para atuar na área da educação. Curiosos e interessados em atividades que envolvam atividades de investigação da pratica pedagógica em escola de ensino regular com educação infantil.
A realização da pesquisa nesta disciplina é de grande importância pois fornece subsídios para uma melhor atuação na complexa e dinâmica realidade educacional, tendo em vista a diversidade de alunos que ali transitam, a fim de promover o acesso aos saberes bem como questionamentos que envolvam a dinâmica da pratica docente e a busca de respostas suscitando transformações fundamentais na organização escolar e praticas pedagógicas da educação infantil.
Serão abordados alguns marcos históricos que apresentam períodos de mudanças nas concepções educacionais voltadas para o desenvolvimento e aprendizagem das crianças, como era inicialmente o atendimento à Educação Infantil no Brasil no século XIX; a ação dos professores da educação infantil na atualidade e sua importância na sua área de atuação.
Finalmente, sobre a preocupação em refletir sobre os desafios das praticas e forma docente na rotina diária da e nas atividades propostas pelo professor e a reação das crianças diante destas atividades, associando o processo do educar e cuidar como ação pedagógica de grande relevância.
Este relatório visa especialmente o bom desempenho do futuro educador interessado e envolvido no processo do aprender a fazer, aprender a ser, aprender a conhecer e aprender a conviver com responsabilidade e envolvimento durante sua atuação profissional.
TRABALHANDO COM A EDUCAÇÃO INFANTIL
A educação, no seu sentido mais amplo, deve ser compreendida como uma leitura critica da realidade, pois é o professor quem motiva seus alunos na aquisição dos conhecimentos, como instrumentação formal e política do processo de formação do sujeito social emancipado. Não apenas para ler, escrever, calcular e decorar, mas dominar as técnicas fundamentais para poder ocupar espaço próprio na sociedade, onde a pesquisa torna-se fundamental.
A pesquisa do contexto educativo é muito importante pois conduz a uma investigação com o objetivo de obter um conhecimento aprofundado sobre o tema da educação infantil, interligando o futuro profissional a buscar em varias fontes como as que obtivemos no decorrer desta UTA, com todos os recursos para esclarecimento das duvidas e com a finalidade de obter maiores conhecimentos da realidade escolar atual, na busca de respostas efetivas para melhorar a prática pedagógica no processo da educação infantil em nosso país.
A pesquisa se constitui como um dos princípios científicos e educativos mais significativos para a construção do conhecimento, sendo indispensável à formação do futuro docente.
Recorrer a historia é um dos caminhos possíveis para a compreensão da praticas humanas que vivemos nos dias atuais, pois historicamente foi destinada à mulher a tarefa de cuidar do lar e das crianças pequenas, sendo uma atividade pouco valorizada.
Houve muitas mudanças e inúmeros avanços na educação infantil na segunda metade do século XX e inicio do século XXI quando foram criadas as primeiras escolas primárias por volta de 1910 e o Departamento da Criança no Brasil em 1919 e seu trabalho era estimular iniciativas de auxílio à criança e a mulher grávida de baixa renda. Em 1988 foi criada a Constituição que colocou a pré- escola como necessidade e direito de todos, integrando-a ao sistema de ensino e incluindo-a na política educacional, numa concepção pedagógica que complementa a ação da família que até então era responsável pelo cuidado e educação das crianças pequenas.
...