A importância do ato de ler
Por: t457800 • 16/6/2021 • Resenha • 473 Palavras (2 Páginas) • 226 Visualizações
O livro é formando por três artigos nos quais o autor relata a importância do ato de ler e a alfabetização de adultos na República Democrática de São Tomé e Príncipe.
No primeiro capítulo A importância do Ato de ler ele nos mostra a importância da leitura em sua vida e como ela ajudou no seu desenvolvimento.
De acordo com Paulo Freire a leitura do mundo precede a leitura da palavra, como ele mesmo diz sua leitura foi se desenvolvendo a partir da leitura do mundo em que se movia e que saber interpretar um texto de maneira correta o ajudou a entender a sociedade que esteve inserido. Ele apendeu a ler e escrever com seus pais em sua própria casa com palavras que faziam parte de seu cotidiano. Quando o autor chegou na escolinha Eunice Vasconcelos ele já estava alfabetizado a escola aprofundou seu aprendizado, nesse momento ele juntou a leitura da palavra e a leitura do mundo tornando-as em leitura da palavramundo.
O segundo capítulo Alfabetização de adultos e bibliotecas populares trata da alfabetização de adultos e sobre bibliotecas populares. O autor também mostra a forte ligação entre educação e política. Freire sugere que sejam criadas bibliotecas populares com histórias do povo onde possam ler sobre relatos relacionados a seu cotidiano sua cultura, isso faz com que a pessoa se interesse pela leitura desenvolvendo ainda mais seu aprendizado.
Para o autor a alfabetização de adultos deve ser abordada de uma maneira diferente da alfabetização de crianças, para alfabetizar um adulto o professor deve compreender o mundo que ele vive, assim haverá interesse e facilidade em desenvolver seu aprendizado.
No terceiro capítulo O povo diz sua palavra ou alfabetização em São Tomé e Príncipe, o autor aborda a alfabetização de adultos em São Tome e Príncipe. Freire apresenta os Cadernos de Cultura Popular, pequenas partes e atividades que o compõe. Textos que mostram e explicam de forma simples a realidade das famílias que moram ali. Ele propõe a reinvenção da sociedade.
A importância da leitura está na compreensão da mesma e não na quantidade de livros lidos, quantidade nem sempre está relacionada a qualidade.
O autor cita a importância da quebra do sistema de decorar, é essencial que o aluno saiba o significado profundo das palavras, não adianta ler vários livros, devorá-los se não compreendermos o seu real significado.
Professores devem desenvolver com os alunos vários tipos de textos, indicar leitura de livros, fazer debates em sala, para que eles saibam interpretar com facilidade um texto e expor suas opiniões.
As vezes não conseguimos interpretar um texto por causa da escassez do nosso vocabulário, talvez seja por causa da maneira como fomos ensinados e só nos damos conta disso quando precisamos colocar em pratica, mesmo com essa dificuldade não podemos desanimar nem desistir temos que enfrenta-las com coragem pois somos capazes de atingir um conhecimentos que nem nós mesmos imaginamos.
...