A importancia do Planejamento Escolar
Por: 21012012 • 5/8/2016 • Trabalho acadêmico • 1.743 Palavras (7 Páginas) • 493 Visualizações
[pic 1]
[pic 2]
[pic 3]
[pic 4]
[pic 5]
[pic 6]
[pic 7]
[pic 8]
[pic 9]
SUMÁRIO
I. Introdução................................................................................................
II. Desenvolvimento....................................................................................
III.Considerações Finais ............................................................................8
IV.Referências ...........................................................................................9
- INTRODUÇÃO
O planejamento sempre foi uma necessidade básica e necessária em qualquer hora de trabalho do ser humano. E dentro das unidades escolares o ato de planejar tem grande importância, pois, é através dos planejamentos que o professor se organiza e ministra suas aulas diárias.
Sabemos que o processo de ensino e aprendizagem depende de um planejamento baseado na reflexão de suas ações para que possa de fato ser considerado contribuinte para o sucesso das ações escolares.
Alguns aspectos são indispensáveis no planejamento como: conhecimento da realidade daquilo que se deseja planejar; as principais necessidades que precisam ser trabalhadas; sondagem da realidade do foco do planejamento; definição dos objetivos e dos recursos disponíveis para que se consiga alcançá-los e a avaliação do planejamento que dá suporte no sentido de não deixar falhas na hora de sua execução.
Na escola, o planejamento é o sinalizador das ações necessárias para a condução do processo de ensino e para que sejam atingidos os resultados desejados.
II. DESENVOLVIMENTO
Experiência com meus professores das séries iniciais
Minha professora das séries iniciais foi o alicerce de tudo que construí até hoje. Ficava encantada com a maneira de a professora ensinar, tudo organizado. O que mais me chamava atenção é como todos os dias a primeira tarefa da aula era copiar uma música e aprender a cantar com ela, com isso ela nos conquistava a cada dia com algo que estávamos aprendendo e nos divertindo ao mesmo tempo.
Como minha sala era multisérie, dificultava um pouco o trabalho da professora, mas o interessante é que ela dava conta de seu trabalho e sempre inovando, trazendo cartolinas com desenhos, papel camurça, tintas pra pinturas, tarefas com colagem, sementes pra facilitar nossa aprendizagem com os números e tantas outras coisas.
Depois da música, ela explicava sobre o tema pra uma série e dava tarefa escrita pra outra, depois invertia. Nos dias de brincadeiras, sempre buscava brincadeiras educativas e que pudéssemos brincar todos juntos. Não foi fácil, mas hoje entendo que só foi possível se desenvolver, com muito planejamento e dedicação.
Experiência vivida na sala de aula
O estágio é tido como um dos pontos principais para a vivência da prática escolar, tendo como espaço um ambiente que permita ao estagiário, experiência, que o ajude a refletir sobre seus métodos de ensino, aplicados a realidade do contexto inserido.
Será abordada aqui uma experiência vivida em uma sala de aula da educação infantil, quando estagiei pra o magistério, visando contribuir para os nossos conhecimentos como futuros educadores.
Ter segurança nas atividades planejadas, saber bem o conteúdo, a finalidade que se pretende chegar ao fim de cada aula, desenvolver uma previsibilidade para elaboração das aulas vindouras, relacionando um assunto com outro, uma aula com a outra, gerando um plano com começo meio e fim, é quesito importante para proporcionar aos alunos uma vivencia na escola, onde ele constrói o conhecimento a partir de suas necessidades individuais.
Por que é importante planejar?
A principio iniciei minhas aulas de maneira insegura, sem nenhum conhecimento prático de como agir e abordar em sala com crianças da educação infantil, em pleno desenvolvimento. Como tornar meu planejamento algo consistente e que tivesse fluência? Precisava responder questões como esta e outras a respeito de como tratar as diversas atividades planejadas relacionando uma com a outra sem fragmentá-las e criando assim uma continuidade e compreensão nos alunos. Minha intenção inicial era levar até os alunos o conhecimento das letras, das palavras, dando a devida importância ao seu próprio nome, a cada palavrinha que elas fossem conquistando de acordo com a individualidade de cada um.
Primeiro iniciei o trabalho através de desenhos de animais, pra elas relacionarem as letras do nome com o animal, através de músicas, frutas, pra descobrir quais começavam com a mesma letra de seu nome, jogos, brincadeiras.
Mas pra chegar neste ponto, tive que fazer vários planos com a ajuda da professora responsável pela turma, e no decorrer do estágio foram necessárias, muitas tentativas, onde os erros também foram importantes. Minha dificuldade, a principio, era relatar detalhes, de como eu ia fazer, o que usar. Hoje estes detalhes são de notável diferença para uma analise e diagnóstico mais eficaz e melhor visualização de propostas para as aulas seguintes. Através de orientação e correção meus planejamentos tornaram-se mais coerentes com a realidade da minha sala de aula de estágio.
Esta mudança de estratégia e postura que tive fez com que meus planejamentos tivessem metas diárias, e fez com que ganhasse a confiança dos alunos, passei a chamá-los pelo nome, conforme fui decorando e isto também ajudou na questão do respeito.
A importância do planejamento para o processo de ensino e aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental e na Educação de Jovens e Adultos
O planejamento para os anos iniciais de ensino deve ter como foco processo de leitura e de escrita. Para tanto, a coordenação pedagógica pode centrar suas orientações na mediação na sala de aula entre professor e aluno, momento em que o professor tem condições de identificar os conhecimentos prévios do aluno, sua prática social inicial e organiza o seu plano de aula propondo a superação dessa condição inicial, levando o aluno à apropriação de conhecimento mais elaborado.
...