A leitura na educação infantil
Por: darlanlp123 • 29/4/2015 • Trabalho acadêmico • 702 Palavras (3 Páginas) • 353 Visualizações
APRESENTAÇÃO
Ao apresentar este trabalho busco registrar detalhadamente o desempenho dessa prática.
A história dos três porquinhos conta que eles saíram da casa de sua mãe para construírem suas próprias casas, mas o lobo mau os perseguem querendo derrubar suas casas. Essa história além da muito interessante proporciona muito interesse e interação, pois é um alimento da imaginação da criança. A história é assimilada de acordo com o desenvolvimento da criança e por um sistema muito delicado e especial.
A criança encontra-se em um movimento constante. E a partir da fase de quatro anos já consegue separar o real da fantasia.
A LEITURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Numa tarde do dia 02 de outubro de 2011, fui a uma escola de educação infantil da cidade de Vargem Grande do Rio Pardo para contar a história do Os Três Porquinhos a uma criança de quatro anos.
Ao preparar o ambiente busquei relacioná-lo com a história, colocando no local três porquinhos de brinquedo, algumas palhas, madeira e alguns tijolos, quando a criança viu os objetos ficou muito curiosa sem entender, assim fui explicando que iria contar a história dos três porquinhos. No momento que comecei a contar fui demonstrando o que representava cada objeto até o final da história. A criança ficou muito envolvida com os objetos e começou a brincar com eles, e assim ela foi contando pra mim a história com uma seqüência correta. “Os porquinhos fugiu da casa da mãe deles né, ai ele fez uma casa. Um fez uma casa de palha, o outro fez de madeira e o último porquinho fez a casa de tijolo”. Ao contar a história novamente a criança observava os mínimos detalhes. “O porquinho ficou escondido com medo do lobo mau, se não o lobo ia comer eles. Só o porquinho que fez a casa de tijolo é o mais inteligente, que o lobo não conseguiu derrubar a casa, e os porquinhos colocou fogo no lobo e viveram felizes para sempre”.
A criança de quatro anos pode adquirir a noção de seqüencia, a partir do momento em que consegue relacionar ontem, hoje, antes, e o depois.
Fiquei impressionada com as atitudes da criança, com a forma que me contava a história, perguntei se ela tinha entendido a história, se queria fazer alguma pergunta, mas dizia que já sabia tudo e começava a contar a história novamente.
O educador deve buscar os conhecimentos que a criança já tem para que ela possa assimilar com os novos conhecimentos. Segundo Rousseau (1712-1778) o educador deve oferecer os meios que favoreçam a ação da criança sobre o objeto do conhecimento, com o fim de que a criança se expresse e construa naturalmente sua aprendizagem, educando a si mesma.
Incentivar a formação do hábito da leitura na infância é muito importante, pois nessa fase a criança esta desenvolvendo sua imaginação e emoção. Sentir prazer pela leitura é um grande desafio, mas que pode produzir muitos frutos no futuro. Só saberemos dar a devida importância quando criarmos o hábito e o prazer em ler.
Vygotsky encarava o desenvolvimento como
...