A música presente na Educação Infantil
Artigo: A música presente na Educação Infantil. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: 2749919 • 25/3/2014 • Artigo • 599 Palavras (3 Páginas) • 589 Visualizações
“A música presente na Educação Infantil”
A música vem sendo usada como a forma mais completa de manifestar as diversidades culturais presente em todo o mundo, ela é a expressão do sentimento, do prazer, do protesto, dos rancores se constituindo também como um benefício para o bem-estar físico, mental e social.
A música desenvolve o ritmo ordenado na criança, os movimentos sincronizados, a imitação, a sensibilidade musical, a impostação da voz e a linguagem.
A música vem sendo usada na Educação infantil para dar suporte à palavra em alguns momentos, porém está acompanham o cotidiano dos alunos e muito. Faz-se necessário que o educador aborde conteúdos tais como melodia, harmonia, ritmo, sons e silêncio.
Para Robert Jourdain (1998), a música para a criança é inicialmente, uma experiência com a linguagem verbal: “[...] a experiência musical pura nasce da linguagem e isto só acontece aos poucos, à medida que as crianças adquirem competência em sucessivos aspectos da música” (idem, p.92).
Para que a aprendizagem da música possa ser fundamental na formação de cidadãos é necessário que todos tenham a oportunidade de participar ativamente como ouvintes, intérpretes, compositores e improvisadores, dentro da sala de aula.
Na Educação Infantil as crianças compartilham um conjunto de situações regulares em sua forma e freqüência, que envolvem ações estruturantes para o bem-estar das crianças na escola e para a progressiva construção de valores significativos na interação social, como a autonomia e a cooperação.
Elas começam a vivenciar ritmos, gestos, jogos motrizes através de canções e danças. Os conteúdos podem ser organizados em Fazer Musical, onde irá buscar a participação em jogos e brincadeiras que envolvam a dança, repertório de canções para desenvolver memória musical, reconhecimento e utilização das variações de velocidade e densidade na organização e realização de algumas, produções musicais, e Apreciação Musical, onde esta se refere à audição e à interação com músicas diversas, procurando desenvolver escrita de obras musicais de diversos gêneros, estilos, épocas e culturas, da produção musical brasileira e de outros povos e países, informações sobre as obras ouvidas e seus compositores.
De acordo com o Referencial Curricular Nacional (1998) o trabalho com a música deve organizar de forma que as crianças desenvolvam em si a capacidade de ouvir, perceber e discriminar eventos sonoros diversos, fontes sonoras e produções musicais, a capacidade de brincar com a música, imitar, inventar e reproduzir criações musicais, além de explorar e identificar elementos da música para se expressar, interagir com outros e ampliar seu conhecimento do mundo. Teça Alencar Brito, em “A Música na Educação Infantil” teoriza a música como sendo “um movimento comprometido com os processos criativos”. Segundo Hans-Joachin Koellreutter:
“A música é uma linguagem, pois é um sistema de signos e, nela, se faz presente um jogo dinâmico de relações que simbolizam, em microestruturas sonoras, a macroestrutura do universo”.
A música deve ser vista como uma verdadeira "linguagem de expressão”, parte integrante da formação global da criança. Ela deverá estar contribuindo no desenvolvimento
...