A reorganização do Ensino Fundamental para atender às crianças de seis anos de idade
Por: rafafrade • 7/9/2015 • Resenha • 293 Palavras (2 Páginas) • 464 Visualizações
As politicas publicas relacionadas à educação tornaram obrigatório o atendimento de crianças de seis anos no Ensino Fundamental da Escola pública, aumentando assim o tempo de escolaridade para 9 anos.
Para que isto acontecesse foi levado em consideração que a infância é um momento fundamental no processo de formação humana e consequentemente na aprendizagem delas.
Portanto, para que atinjam seus objetivos de proporcionar oportunidades de acesso à educação e garantir a qualidade no ensino é importante uma revisão do projeto pedagógico das series iniciais, impondo grandes desafios aos professores que trabalham nestas escolas, inclusive na questão da alfabetização e letramento.
É preciso repensar as práticas educativas considerando as peculiaridades do desenvolvimento infantil nesta faixa etária.
Vale ressaltar que não se deve repassar os conteúdos e propostas da pré escola e muito menos antecipar o que se estuda na 1ª serie do Ensino Fundamental, o ideal é promover situações e atividades educativas que oportunizem o brincar e o pensar, aproximando a criança da aquisição da escrita e garantindo o acesso a manifestações culturais e artísticas.
O perfil dos educadores da Educação Infantil e Ensino Fundamental diferencem e para se atender aos pequenos da Educação Infantil é necessário atender suas especificidades, oferecendo oportunidades para que esta aprendizagem aconteça de fato e de direito.
A criança nesta faixa etária (6 anos) aprende de forma mais significativa através do brinquedo, jogos, danças, movimentos, evitando a monotonia, o excesso de atividades escolares e a rigidez na disciplina, desta maneira é preciso considerar estas estratégias no sistema de ensino para alcançar a sucesso.
Para trabalhar com este publico é fundamental reorganizar a estrutura física, a gestão escolar, os objetivos, os conteúdos, metodologias, o planejamento e a avaliação para que todas estas crianças sejam acolhidas num ambiente propicio para a aprendizagem delas de forma plena.
...