AD1 - ALFABETIZAÇÂO
Por: BiancaGomes2912 • 20/2/2019 • Trabalho acadêmico • 358 Palavras (2 Páginas) • 246 Visualizações
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FUNDAÇÃO CECIERJ /Consórcio CEDERJ / UAB
Curso de Licenciatura em Pedagogia – Modalidade EAD
ALFABETIZAÇÃO 1 - AD1 – 2018.02
1. Autor e título do artigo em forma de citação bibliográfica:
WEISZ Telma, Alfabetização no contexto das políticas públicas.
2. Objetivo geral do artigo (um único objetivo que sintetize a finalidade do texto como um todo):
Diminuir o número de repetências, melhorando a alfabetização.
3. Principais seções ou blocos de informação que constituem o texto:
a) “A LDB anterior, de 1971, quando eliminou a separação entre primário e ginásio, acabando com o exame de admissão e tornando obrigatório o ensino até a 8ª série, produziu uma política de garantia de acesso – o que foi essencial – mas não de sucesso”, página 224.
b) “torna-se necessário considerar que os formadores de opinião, que lêem jornais e têm poder de influir nas políticas governamentais, sempre tiveram uma visão elitista da educação. Uma visão excludente, fantasiada de meritocracia”, página 225.
c) “O fracasso escolar é fonte de preocupação em muitos e diferentes países. Em especial nos EUA, onde a questão da igualdade de oportunidades costuma ser levada a sério”, página 225.
d) a questão da fome, que foi justificada como o problema da não aprendizagem desses alunos.
e) a sociedade começou a entender a grande importância da educação para o desenvolvimento do país e a levaram mais a sério.
4. Ideias principais de cada seção ou bloco de informação:
a) A LDB não garantiu a continuação dessas crianças na escola. Nem todas as crianças chegavam a série final e, com isso, não aprendiam o que precisavam. O que não adiantou.
b) um ginásio de boa qualidade para os poucos, e nenhum ginásio para os outros todos, era visto como “natural”.
c) foram feitas pesquisas para entender o fracasso daqueles que não entendiam, essas procuravam a razão. Descobriram o que hoje para nós é o “déficit”.
d) não havia nenhum vínculo a não aprendizagem com a fome, para as professoras a repetência na maioria das vezes eram problemas afetivos e familiares e a falta de interesse da própria família pela vida escolar desses.
e) “a Bolsa-Escola, uma política pública de assistência social com foco na permanência das crianças na escola”, página 226.
...