AD1 Artes na Educação: Música
Por: Renata Nascimento • 14/2/2016 • Trabalho acadêmico • 509 Palavras (3 Páginas) • 1.170 Visualizações
AD1 Artes na Educação 2015.2
A música tem um valioso papel no processo de formação de um individuo. É de extrema importância que a criança tenha contato com esta arte desde pequena, e que ela esteja incluída no plano de ensino. Observam-se resultados extremamente satisfatórios na inclusão da música para ensinar matérias aos alunos, como por exemplo, no processo de alfabetização, ensinando as letras, brincando com as palavras em forma de música, o que não deixa de ser uma forma de prender a atenção daqueles alunos hiperativos em sala de aula. Além disso, está cientificamente comprovado que a música estimula diversas áreas do cérebro, e facilita o aprendizado. A música enquanto o objeto de estudo é, ao mesmo tempo, um objeto acessível e complexo. Ela é um objeto cultural e, portanto, histórico. Música pode se referir a som a partir de instrumentos musicais dos mais variados tipos, assim como o produzido a partir de objetos, do corpo humano e também da natureza. Não necessariamente, apenas aquilo que ouvimos nas rádios, CDs, etc. Embora nem sempre o que uma pessoa entende por música seja válido para todas as pessoas. Desta forma, é extremamente importante que se realize um ensino de música que esteja ao alcance de todos, de preferência dentro da realidade cultural dos alunos.
Qual a finalidade de se educar alguém musicalmente? Pode se afirmar que o objetivo desta disciplina não é o de formar músicos. A pretensão que se tem é de sensibilizar os alunos para a diversidade de sons existentes, olhares contidos e diferentes perspectivas existentes nos diferentes saberes, dando-lhes a oportunidade de discriminá-los melhor e adequá-los ao contexto, permitindo assim que posteriormente possam utilizá-los, criativamente em suas produções. Além disso, entendo a música como forma de expressão, aumenta a capacidade dos alunos para a interpretação, organização e difusão de suas ideias.
Essa é a crença que se tem de uma escola que visa ser democrática, aquela que tem por função básica a de socialização dos saberes historicamente acumulados pela sociedade e de formar seres capazes de compreenderem e interferirem no mundo, sabendo suas competências validas a cada contexto, tomando as regras da produção como suas, partindo da experiência e podendo aplicá-las quando e como julgar adequado, este parece um caminho promissor.
A musica na escola se revela nas construções sonoras realizadas por alunos e professores, essas devem partir das vivências deles e procurar ampliá-las de maneira significativa e prazerosa, sobretudo nas minhas disciplinas de trabalho que são artes, música e movimento na educação infantil, série na qual leciono.
*Referências Bibliográficas:
http://graduacao.cederj.edu.br/ava/pluginfile.php/120279/mod_resource/content/2/Aula%2001.pdf
FRANÇA, Cecília Cavalieri. O Som e a Forma – do gesto ao valor. In: HENTSCHKE, Liane; DEL BEM, Luciana (Orgs.). Ensino de Música: propostas para pensar e agir em sala de aula. São Paulo: Moderna, 2003. p. 49.
FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. 24. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2000.
...