AD1 psicologia 2017
Por: CAROLMACEDO • 3/3/2017 • Trabalho acadêmico • 1.278 Palavras (6 Páginas) • 689 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
CENTRO DE EDUCAÇÃO E HUMANIDADES
FACULDADE DE EDUCAÇÃO
FUNDAÇÃO CECIERJ /Consórcio CEDERJ / UAB
Curso de Licenciatura em Pedagogia – modalidade EAD
AD1 – 2017.01
Entrega exclusivamente pela plataforma até o dia 02.03.2017
Enviar arquivo salvo com nome esobrenome.
Disciplina: PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
Coordenador (a):Ana Lucia Gomes
Orientações Gerais
Para responder às questões tome como base os textos referentes às aulas 1, 2 e 3. Antes de fazer as questões, releia os textos e tire suas dúvidas com seus tutores.
Desenvolva suas respostas colocando a sua compreensão sobre os assuntos tratados. Verifique se suas ideias estão organizadas de forma clara e se contemplam a tudo o que foi solicitado nas questões.
Caso realize citações ou copie trechos referentes aos textos para fundamentar ou exemplificar suas respostas, não deixe de colocar as devidas referências. As questões que apresentarem citações ou cópias sem indicar seus respectivos autores/fontes, não serão pontuadas.
Bom trabalho!
Nome: Caroline Macedo torelli dos santos___
Matrícula: 17112080249___
Polo: Itaguaí___
Tutor(a): Olga___
Primeira questão: (Valor: 2,0)
Ao longo das aulas, deste primeiro módulo, aprendemos que o desenvolvimento humano pode ser compreendido à luz de diferentes concepções. Analise o fragmento apresentado abaixo e indique a qual corrente ele pertence: inatista, ambientalista ou interacionista. Justifique sua resposta.
O desenvolvimento e a aprendizagem de novos padrões de comportamento ocorrem de forma extrínseca ao indivíduo, sendo compreendidos como uma reação do indivíduo à influência do contexto sociocultural em que encontra-se inserido. Esta perspectiva leva as famílias e escola a compreenderem o sucesso escolar como um produto que reflete a capacidade que o aluno possui de seguir as instruções oferecidas pelo professor no ambiente de aprendizagem.
R: O fragmento pertence a corrente ambientalista, pois atribui exclusivamente ao ambiente a constituição das características humanas, privilegiando a experiência como fonte de conhecimento e de formação de hábitos de comportamento,preocupando em explicar os comportamentos observáveis do educando, desprezando a análise de outros aspectos da conduta humana tais como: o raciocínio, o desejo, a imaginação, os sentimentos e a fantasia, entre outros. Defende a necessidade de medir, comparar, testar, experimentar e controlar o comportamento.
Referência : Aula 3, texto 1.
http://alynebarbosa.blogspot.com.br/2012/11/concepcoes-epistemologicas-inatista.html
Segunda questão: (Valor: 2,0)
Explique porque a Psicologia do século XIX foi duramente criticada e acusada de não possuir potencial transformador dos alunos que apresentavam dificuldades de aprendizagem?
R: Porque ela foi vista como exclusivamente avaliativa, sem potencial transformador da realidade individual e social, a serviço das forças dominantes injustas e opressoras na organização social. Do ponto de vista , no modo de entender e de atuar psicólogos educacionais, eles queriam entender os insucessos das crianças nas escolas era atribuídos as crianças e aos familiares mas sem que os outros causadores fossem o motivo , sendo ele escolar ou social fossem analisados.
Referência: Aula 1, texto 2 do material.
Terceira questão: (Valor: 2,0)
Utilizando a imagem apresentada abaixo como apoio, explique porque a presença do orientador educacional na escola é importante.
[pic 2]
R: A presença do orientador educacional nas escolas é importante porque é ele o profissional encarregado da articulação entre escola e família, ele é o principal responsável pelo desenvolvimento pessoal de cada aluno, dando suporte a sua formação como cidadão, à reflexão sobre valores morais e éticos e à resolução de conflitos. O papel do orientador educacional é buscar o saber do aluno e a relação existente entre a escola, o aluno e os pais. É saber a principal necessidade do aluno junto ao contexto familiar em que ele está inserido, é contribuir para um aproximação atenta das relações interpessoais presentes no cotidiano escolar, auxiliar na reflexão sobre os diferentes contextos de aprendizagem que existem no espaço escolar e desafiar a participação dos pais não somente para resolver problemas dos filhos, mas também para incentivar os mesmos, por exemplo, planejando momentos culturais para que a família possa estar presente, dando apoio. Ou seja , o orientador junto a família procura caminhos para que o espaço escolar seja favorável ao aluno. Então podemos afirmar o orientador educacional é o mediador da escola, é o Elo entre educadores, pais e estudantes, esse profissional atua para administrar diferentes pontos de vista.
Referência: Aula 2, texto 2 do material.
Quarta questão: (Valor: 2,0)
Sabemos que a aprendizagem consiste em um processo que possuiu muitas expressões, tais como a cognitiva, a afetiva e a automatizada. O sucesso da aprendizagem está no equilíbrio entre esses diferentes fatores. De que forma, o orientador educacional pode atuar de forma a atenuar os problemas de aprendizagem de expressão afetiva junto aos alunos?
R: O processo ensino-aprendizagem é o recurso fundamental do professor, e é preciso o orientador educacional fazer essa ligação entre o professor e os alunos, para a compreensão. E o papel da afetividade nesse processo, é um dos principais fatores para uma aprendizagem significativa permeada de bons resultados. Há tempos observa-se que uma criança desenvolvida em um ambiente de carinho, compressão adquire um maior aprendizado do que lhe é oferecido e o cerca. O orientador deve mostrar ao professor que vem a ser mediador do processo de aprendizado, que o mesmo deve apresentar-se com uma postura mais meiga e de simpática, conquistando desta forma o carinho e respeito de seus aprendizes, criando desta maneira um ambiente mais harmônico o qual virá favorecer o aprendizado e assimilação dos conteúdos propostos e desta forma tornando indivíduos mas aptos e desenvolvidos. Outro elemento importante para aumentar a sua eficácia no ensino, é o orientador educacional atuar usando a motivação para atenuar os problemas de aprendizagem. A motivação, portanto, é um processo que se dá no interior do sujeito, estando, entretanto, intimamente ligado às relações de troca que o mesmo estabelece com o meio. Nas situações escolares, o interesse é indispensável para que o aluno tenha motivos de ação no sentido de apropriar-se do conhecimento. Uma das grandes virtudes da motivação é melhorar a atenção e a concentração, nessa perspectiva pode-se dizer que a motivação é a força que move o sujeito a realizar atividades. Ao sentir-se motivado o indivíduo tem vontade de fazer alguma coisa e se torna capaz de manter o esforço necessário durante o tempo necessário para atingir o objetivo proposto.
Referência: Aula 3, texto 1.
http://www.posgraduacaoredentor.com.br/hide/path_img/conteudo_542af60ab2cf3.pdf
Quinta questão: (Valor: 2,0)
...