ANÁLISE CRÍTICA DE TRÊS AULAS DO CENTRO DE MÍDIAS DE SÃO PAULO (CMSP)
Por: DJANIRA MACEDO • 6/12/2021 • Pesquisas Acadêmicas • 804 Palavras (4 Páginas) • 362 Visualizações
ATIVIDADE 4: ANÁLISE CRÍTICA DE TRÊS AULAS DO CENTRO DE MÍDIAS DE SÃO PAULO (CMSP).
Aula 1
Tema/Conteúdo: A Física nossa de cada dia
Data: 09/02/2021
Horário: 30h10m
Duração: 27m27s
Turmas: 1º ano do Ensino Médio.
Professor: Gilberto Dias da Silva
Moderador: Fábio de Paiva
Aula 2
Tema/Conteúdo: Física do meio ambiente
Data: 05/05/2021
Horário: 08h00m
Duração: 26m52s
Turmas: 1º ano do Ensino Médio.
Professor: Gilberto Dias da Silva
Moderador: Fábio de Paiva
Aula 3
Tema/Conteúdo: Leis de Newton: o retorno
Data: 01/06/2021
Horário: 16h00m
Duração: 27m27s
Turmas: 1º ano do Ensino Médio.
Professor: Gilberto Dias da Silva
Moderador: Fábio de Paiva
Análise crítica das aulas do CMSP
As aula do CMSP são elaboradas para que possam ser assistidas por alunos de todo o Brasil, haja visto que seu conteúdo no canal é aberto a todos. O conteúdo é dinâmico, numa tentativa de estimular os estudantes a participarem da aula.
As aulas são interativas onde os alunos e professores podem participar online por meio do chat, enviando perguntas, dúvidas e respostas à problemática apresentada no dia.
Percebemos que a figura do professor, em específico o professor Gilberto, traz um personagem descontraído, que ensina passos de danças e brincadeiras como músicas para decorar fórmulas, entre outras.
O moderador tem a função de fazer um elo entre os alunos e professores participantes da aula e o docente no estúdio, bem como auxiliar na dinâmica da aula para que não se perca o objetivo proposto.
A primeira vídeo aula foi escolhida por ter sido gravada fora do estúdio, uma aula externa gravada no Museu Catavento em São Paulo, contando com a participação especial do Educador Gabriel Gianini Furriel, que trabalha no Museu.
Durante a aula foram apresentados e explicados vários experimentos, entre eles a cadeira que explica a variação da velocidade de rotação, o trenzinho que demonstra a Lei da Inércia, uma das três leis de Newton e os três experimentos que exemplificam a força centrífuga e a força centrípeta, entre outros.
A aula foi muito interessante pois pode mostrar exemplos reais e experimentos visíveis de leis e atividades da Física, podendo assim propiciar uma vivência que talvez muitos alunos não poderiam ter durante a vida que seria a visita ao Museu Catavento, porém esta aula foi mais expositiva, não havendo a participação dos alunos.
As aulas dois e três nos trazem o formato de estúdio, onde a interação com os alunos é feita pelo estereótipo criado pelos professores, que ensinam passinhos de dança durante a aula, interagem com os alunos, brincam com os participantes e também entre si.
Na aula dois, observamos a física no meio ambiente, falando do efeito estufa e do aquecimento global, neste sentindo os professores elencam questões para que os participantes possam responder e interagir durante a aula.
Nesta aula, o professor moderado Fábio, que também é professore de física, nos apresenta um experimento que apresenta variações de temperaturas, exemplificando o efeito estufa.
Já na terceira aula não houve experimento, mas conteúdos explicativos, resolução de exercícios e dúvidas dos alunos sendo respondidas. Talvez por ser uma aula de revisão, na qual os alunos já conheciam o assunto, houve maior participação quanto o conteúdo.
...