ANÁLISE DE LIVROS DIDÁTICOS DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA PARA OS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Por: Beatriz Gonçalves • 5/5/2018 • Trabalho acadêmico • 2.925 Palavras (12 Páginas) • 1.718 Visualizações
unip - Universidade Paulista
INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS
CURSO: PEDAGOGIA
PROJETO ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA
“ANÁLISE DE LIVROS DIDÁTICOS DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA PARA OS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL”.
Beatriz Eduardo Gonçalves RA: B726423
Daniele Neres Dias RA: C6111C0
Isabel Cristina A.de Oliveira RA:C6550D9
Jullyana Ferreira Rios RA: C6550D9
são paulo - sp
2017
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 3
DESENVOLVIMENTO 4
ANÁLISE DOS LIVROS DIDÁTICOS 5
ANGLO 5
SIM – SISTEMA DE ENSINO 7
EDIÇÕES SM – APRENDER JUNTOS 8
CONSIDERAÇÕES FINAIS 11
INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem como objetivo analisar, reconhecer e discutir sobre os livros didáticos de história e geografia dos primeiros anos do ensino fundamental.
Através desta pesquisa com os livros didáticos de diferentes ambientes escolares, vamos adquirir modo de trabalho e situações de ensino na sala de aula.
A análise foi feita por meio de três livros didáticos do 2° ano, com autores diferentes dando ênfase nas orientações dos (PCNS) Parâmetros Curricular Nacionais, fazendo comparações para saber se o que pede nos PCNS foram atendidos nas atividades elaboradas para as crianças, para um melhor aprendizado.
A relevância dessa pesquisa se faz por destacar conteúdos que sejam coerentes para serem trabalhados em sala de aula e selecionar livros didáticos adequados para o ensino, onde as disciplinas de história e geografia estejam de acordo com o que é pedido no PCN.
Nosso trabalho busca problematizar se o ensino com os livros didáticos de história e geografia contemplam os eixos temáticos, se os temas trabalhados estão de acordo com a vivência dos alunos e se realmente acontece o aprendizado.
DESENVOLVIMENTO
História – (2º ano)
Livro 1 – SIM – SISTEMA DE ENSINO, Thatiane Tomal Pinela Bruzaroschi e Liz Andréia Giaretta, Editora FTD,2014.
Livro 2 – ANGLO – Débora Cristina de Assis Godoy, Lúcia R.B.Gentil, Silvia Helena A. Bueno Brandão, Editora Abril Educação S.A, 2017.
Livro 3 – APRENDER JUNTOS – Raquel dos Santos Funari, Mônica Lungov, Editora SM, 2014.
Geografia – (2º ano)
Livro 1 – SIM – SISTEMA DE ENSINO, Thatiane Tomal Pinela Bruzaroschi e Liz Andréia Giaretta, Editora FTD,2014.
Livro 2 – ANGLO – Débora Cristina de Assis Godoy, Lúcia R.B.Gentil, Silvia Helena A. Bueno Brandão, Editora Abril Educação S.A, 2017.
Livro 3 – APRENDER JUNTOS – Leda Leonardo da Silva, Fábio Bonna Moreirão, Edições SM, 2014.
ANÁLISE DOS LIVROS DIDÁTICOS
Para a realização do presente trabalho, foi usado como norte, os PCNS, que auxilia o professor na sua atuação, garantindo que o mesmo desenvolva conceitos determinados em sala de aula. De acordo com o PCN de História:
“A proposta de História, para o ensino fundamental, foi concebida para proporcionar reflexões e debates sobre a importância dessa área curricular na formação dos estudantes, como referências aos educadores, na busca de práticas que estimulem e incentivem o desejo pelo conhecimento. O texto apresenta princípios, conceitos e orientações para atividades que possibilitem aos alunos a realização de leituras críticas dos espaços, das culturas e das histórias do seu cotidiano.” (PCN, 2015, p.15).
Foram analisados três livros didáticos citados no início do desenvolvimento, para saber se correspondem às expectativas de acordo com o PCN, contribuindo assim para uma aprendizagem significativa e coerente.
ANGLO
O primeiro livro didático analisado foi o ANGLO, cujas autoras são Débora Cristina de Assis Godoy, Lúcia R.B. Gentil, Silvia Helena A. Bueno Brandão, da editora Abril. A primeira questão a ser abordada foi sobre o nome como marca de identidade. Entretanto não é abordado como é estabelecido no PCN, no livro didático, apresenta o tema dando relevância ao nome da criança como marca da identidade, entretanto na história ou geografia, a identidade não é focada apenas no nome, e sim em questões relacionadas ao mundo, a diversidade cultural, o que no livro, não é abordado. Outra questão que é trabalhada no livro são as diferenças e semelhanças entre os indivíduos, que no livro está relacionado à corporeidade, a perceber diferenças como, por exemplo, cor da pele, traços de determinadas etnias e etc. A questão corporal é bem trabalhada no livro, pois vários capítulos são trabalhados em torno dessa questão, como os dois lados do corpo, a lateralidade, saber reconhecer partes do corpo, o corpo diante do espelho, todos esses temas, mas não é amplo, é basicamente voltado apenas para lateralidade e espaço corporal, a maioria das atividades está entre reconhecer a mão direta e a mão esquerda, pé direito e pé esquerdo, entre outros.
No livro didático Anglo é trabalhado a questão da linha do tempo – cronologia, é abordado de maneira abstrata, poucos significativa, pois além de abstrata, é tratado vagamente, não oferecendo reflexões aos alunos, nem pesquisas, nem debates, onde ampliaria o conhecimento das crianças sobre esse tema, ou seja, trabalhado de forma oposta ao que instrui o PCN.
No livro didático, outro tema abordado é a organização familiar, onde é discutido cada membro da família, esse tema é trabalhado de forma ampla, onde possui muitos debates e pesquisas, onde é proposto trazer fotos da família e observar as características das famílias, semelhanças e diferenças, no livro alega que essa proposta trabalha a diversidade cultural, entretanto não é encontrado indícios de que essa proposta tenha acontecido apesar de se analisar as diferenças étnicas das famílias ou características, nas questões que estão disponíveis no livro para esse “debate” com as fotos, em momento algum é citado diversidade cultural, apenas para a criança citar os membros de sua família e se ela consegue identificar características diferentes, o que não é proposto no PCN.
...