APRENDIZADO E DESENVOLVIMENTO
Por: Vanessa Barros • 25/5/2018 • Seminário • 1.923 Palavras (8 Páginas) • 239 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
POLO JUIZ DE FORA
CURSO LICENCIATURA EM PEDAGOGIA
Disciplinas norteadoras: DIDÁTICA DA HISTÓRIA E GEOGRAFIA; ORGANIZAÇÃO E METODOLOGIA DO ENSINO FUNDAMENTAL; AVALIAÇÃO E CURRÍCULO; EDUCAÇÃO APLICADA AOS CUIDADOS DA CRIANÇA; EXPRESSÕES ARTÍSTICAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL.
VANESSA MARCIANO BARROS - 4212743942
DESAFIO PROFISSIONAL
NOME DO TUTOR: RERISON RODRIGUES
JUIZ DE FORA / MG
2018
INTRODUÇÃO
A professora Antônia incluirá em seu planejamento anual um trabalho interdisciplinar envolvendo as disciplinas de história, geografia e artes, afim de dar continuidade a um trabalho iniciado com está turma no ano anterior.
A educadora revisou os conteúdos trabalhados e propõe que estes alunos sejam desafiados a buscarem conhecimento do bairro em que a escola está localizada, como do bairro a cada qual reside.
O aprendizado das disciplinas norteadores deste projeto para os alunos será de grande valia, pois serão avaliadas de formas distintas ao convencional, ou seja, serão avaliados por sua participação e conhecimento apresentado durante a mediação do trabalho interdisciplinar, visando sempre incentivo à busca do conhecimento, além de demonstração orais, escritas e visuais.
O docente terá a tarefa de estabelecer uma relação amplas entre as disciplinas afim de que ao fim das atividades os alunos conheçam a história do local e cotidiana do bairro, sua localização geográfica no município, assim como sua paisagem, permitido sempre que os educandos se expressem através de pinturas, desenhos, colagens e entre outros.
Por fim, os alunos faram uma exposição do trabalho final desenvolvido por eles ao longo do tempo em que a atividade foi proposta, afim de interagir com outros alunos, pais, responsáveis e colaboradores da vizinhança, assim disseminando o que foi aprendido.
PASSO 1
O presente trabalho tem a singela pretensão de forma sucinta a partir de um planejamento de uma disciplinar interdisciplinar envolvendo as disciplinas história, geografia e artes, mesclar de trazer um resumo no que tange o artigo, “O interprete educacional”, de autoria de Dra. Ronice Müller de Quadros, Intérprete da língua brasileira de sinais e língua portuguesa; Pedagoga; Mestre e Doutora em Linguística Aplicada. Professora e pesquisadora da Universidade Luterana do Brasil.
Inicialmente, cabe ressaltar o objetivo trazido por tal artigo, isto é, mencionada obra parte de um estudo no qual é apresentado o papel de interpretes educacionais no sistema de educação brasileira, tanto na educação infantil como em outros níveis da educação, considerando que na realidade do Brasil os interpretes não tem a especialização necessária para atuar em universidades, os alunos tendem a receber informações contraditórias sobre o termo administrado em sala de aula.
Devido aos obstáculos encontrados referente a atuação do interprete educacional alguns alunos abandonam o ensino superior.
Sendo assim, primeiramente, na parte introdutória, o autor faz alusão ao papel desempenhado pelo interprete de libras, já que em muitas escolas tomou para si o dever de educar o aluno surdo, além de muitas vezes passar um feedback para o professor sobre o desempenho do aluno.
Depois da parte introdutória remetida no artigo, o autor faz um apanhado sintetizado das diferenças entre a relação do profissional de libras com crianças, adolescentes e adultos e os diferentes graus de instrução.
Por fim, no decorrer do artigo se tem que a ideia de responsabilidade do profissional ao gerir a educação destes alunos, está ligada ao conceito de sua função, afinal muito dos interpretes não tem o conhecimento especifico para auxiliar estes alunos, principalmente em áreas especificas.
PASSO 2
Durante o projeto serão realizadas atividades referente a conhecimento de percurso entre o bairro em que a escola está localizada e onde o aluno reside, será apresentado ao mesmos diversos recursos para que seja estimulado a se localizarem no espaço geográfico, histórico e artístico.
ATIVIDADE 1 - A turma será organizada em uma roda de conversa, a fim de aproximar os pares e de conhecerem o mapa da cidade.
Os alunos serão questionados se conhecem o mapa de outros lugares, assim como o apresentado a eles. Se alguém conhecer conversaremos sobre as diferenças entre eles.
Adiante, será prepara um registro no caderno de história/geografia/ciência sobre o que foi falado, ou seja, um desenho do mapa da cidade.
A seguir, os alunos mostraram a seus colegas seus desenhos. É importante que compreendam que cada um interpreta de uma forma o que foi conversado.
ATIVIDADE 2 - Buscaremos em revistas/jornais e livros usados imagens de bairros antigos e atuais, afim de que os alunos possam identificar as transformações ocorridas durante os anos passados.
As imagens serão coladas em uma folha de papel pardo e penduradas na sala para que as alterações sejam analisadas e descritas no caderno.
ATIVIDADE 3 - Em forma de teatro será apresentado aos alunos a história do bairro a qual a escola está localizada.
Os mesmos serão estimulados a buscarem informações junto aos pais, avós ou conhecidos que residam a vários anos em seu bairro a contarem como ele era e quais as transformações que sofreram ao longo dos anos.
Os alunos serão orientados a registrar a entrevista em uma folha avulsa e traze –lá a escola.
Nesta entrevista deverá conter além de um breve detalhamento da história, o nome do entrevistado, onde reside, a quanto tempo e como o conheceu.
ATIVIDADE 4 - Neste momento faremos um passeio no bairro da escola para que os alunos por si só possam identificar como é a estrutura do bairro, os tipos de residências, especificidades do bairro dentre outras curiosidades.
Ao retornarem para a sala de aula, organizaremos uma roda de conversa, a fim de que os alunos possam socializar e apresentarem suas observações.
...