APROVEITAMENTO PEDAGÓGICO DE NO AMBIENTE NÃO ESCOLAR
Por: nike20155 • 18/3/2016 • Trabalho acadêmico • 1.050 Palavras (5 Páginas) • 791 Visualizações
LICENCIATURA EM MATEMÁTICA
PRÁTICA DE ENSINO: OBSERVAÇÃO E PROJETO
(PE:OP) POSTAGEM 2: ATIVIDADE 2 PROJETO DE TRABALHO
– APROVEITAMENTO PEDAGÓGICO DE UM AMBIENTE NÃO ESCOLAR
AMBIENTE ESCOLHIDO : GINÁSIO DE ESPORTES
Matéria 1: Matemática
Introdução: mostrar aos alunos a aplicações da matemática no nosso dia-a-dia.
Objetivo geral: Mostrar aos alunos de maneira prática a teoria de Thales de Mileto ( mediu a pirâmide de Quéops), cerca de 600 anos antes de cristo no Egito.
Objetivo de especifico: mostrar na pratica a teórica de Thales de Mileto.
Desenvolvimento: Colocando uma aluno perpendicular ao ginásio e medir o comprimento de sua sombra, ex (4.4m) em seguida medir a sobra do ginásio ex :24.4m , e logo após medir a altura do aluno 1.90 m.
1,90m
4,40m
H
24,40 M
Podemos concluir que a altura do ginásio dividido pela altura do aluno é igual a sombra do ginásio divido pela sombra do aluno:
h/1,90m= 24,40/4,40m
Fazendo as contas chegaremos a altura do ginásio que será de 10,53m. Assim que Thales mediu a pirâmide, partindo do princípio que existe de que existe uma razão entre a altura de um objeto e o comprimento da sombra. e que essa razão é a mesma para diferentes objetos no mesmo instante, em sua época thales usou um bastão para chegar a altura da pirâmide. Avaliação: Será pedido aos alunos um trabalho pedindo para que os alunos busquem exemplos da aplicações da matemática no nosso dia-a-dia.
FONTE: http://matematicaferafacitec.blogspot.com.br/
Matéria 2: Interdisciplinar (Português, História e Arte)
Introdução: Falar sobre a importância do resgate da cultura local e o porquê da escolha do Ginásio de esporte. (Exemplo: O Ginásio de Esporte foi escolhido por fazer parte da história da cidade, por ser um local de lazer e socialização dos cidadãos etc.) O Projeto terá a duração de um mês e será realizado durante as aulas e fora do ambiente escolar.
Objetivos Gerais: Resgatar a cultura local utilizando a importância do Ginásio de esporte para o Município
Objetivos Específicos: Dividir os alunos em dois Grupos. O primeiro Grupo será responsável por realizar uma pesquisa bibliográfica, on-line e acervos de fotos e entrevistar moradores antigos do município falando sobre o Ginásio de Esportes da Cidade. Construir Maquetes demonstrando a parte interna e externa do Ginásio de Esporte. Orientar e tirar dúvidas no decorrer das aulas sobre a pesquisa e construção das maquetes. Concluir com a apresentação dos trabalhos finalizados.
Desenvolvimento (Procedimentos Metodológicos): Através de sorteio, dividir os alunos da sala de aula em dois Grupos. O Grupo I ficará responsável por realizar pesquisas e descobrir dados como: Quem foi a pessoa que leva o nome do Ginásio? Por que ela foi importante para o Município? Qual a importância do ginásio para os munícipes? Quais eventos importantes aconteceram e acontecem naquele ambiente? Quais são seus dados numéricos? Além de fotos antigas e atuais do Ginásio, os alunos poderão entrevistar moradores antigos da cidade que sabem da origem do Ginásio de Esportes ou de alguns fatos curiosos que podem ter ocorrido neste local. O Grupo II ficará responsável por construir, no mínimo, duas maquetes. Uma maquete representará a parte externa do Ginásio, a segunda maquete a parte interna, caso houver uma terceira maquete a construção da mesma ficará a escolha do Grupo. Ambos os Grupos terão o prazo de um mês para a finalização da pesquisa e das maquetes e poderão utilizar as aulas para realização da pesquisa/construção e tirar as dúvidas. No final do prazo, os Grupos apresentarão seus trabalhos aos demais alunos da sala de aula. A pesquisa poderá ser apresentada através de cartolinas ou material multimídia
(Data Show e telão), as maquetes construídas com materiais e tintas escolhidas pelos alunos do Grupo.
Avaliação: A avaliação será realizada através da interação e participação dos alunos durante o período de pesquisa e construção
...