AS AVALIAÇÕES, AS POLÍTICAS EDUCACIONAIS E A QUALIDADE DO ENSINO.
Por: karinanjh • 18/3/2021 • Trabalho acadêmico • 2.672 Palavras (11 Páginas) • 212 Visualizações
UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP[pic 1]
Nome: Hinawany Surnoghio de Souza Franco RA: F23CIG1
Nome: Karina de Souza da Costa RA: F3281I3
Nome: Marcela Heloísa Tórtura RA: F1543F5
Nome: Micaelly Sanches de Barros RA: N626615
Nome: Yasmim Maria Rodrigues Pinheiro RA: F1526E6
PROJETO ATIVIDADE PRATICA SUPERVISIONADA –
1º PERÍODO - PEDAGOGIA
AS AVALIAÇÕES, AS POLÍTICAS EDUCACIONAIS E A QUALIDADE DO ENSINO.
Limeira/SP.
2020
UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP[pic 2]
Nome: Hinawany Surnoghio de Souza Franco RA: F23CIG1
Nome: Karina de Souza da Costa RA: F3281I3
Nome: Marcela Heloísa Tórtura RA: F1543F5
Nome: Micaelly Sanches de Barros RA: N626615
Nome: Yasmim Maria Rodrigues Pinheiro RA: F1526E6
PROJETO ATIVIDADE PRATICA SUPERVISIONADA –
1º PERÍODO – PEDAGOGIA
AS AVALIAÇÕES, AS POLÍTICAS EDUCACIONAIS E A QUALIDADE DO ENSINO.
Resenha sobre Avaliações, Políticas Educacionais e Qualidade do Ensino Para obtenção do título de graduação em Pedagogia Apresentado à Universidade Paulista – UNIP.
Orientadora: Prof. Esp. Giovana Paganotti Figueiredo.
Limeira/SP.
2020
SUMARIO. [pic 3]
Introdução 04
Avaliações aplicadas 05
Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (SARESP) 05
Índice de desenvolvimento da educação do estado de São Paulo (IDESP) 06
Avaliação Diagnostica de Entrada (ADE) 06
Fotos da escola 07
Leis que asseguram a qualidade de ensino e aprendizagem 07
Conclusão 10
Referências 13
INTRODUÇÃO
A escola selecionada para avaliação foi a Escola Estadual Jose Marciliano da Costa Junior, que atende alunos do ensino fundamental 6º ao 9º ano, está situada no Jardim Orestes Veroni, zona Urbana da cidade de Limeira-SP. A mesma foi fundada em 13 de junho de 1988 pelo professor que leva o nome da escola. Atualmente a escola recebe um total de 270 alunos matriculados.
A escola possui o PEI (Programa de Ensino Integral) desde 2014, o aluno entra ás 7h da manhã e sai ás16h, eles ficam esse período na escola com 1h de almoço, completando 9h diárias, com 9 aulas por dia de 50 minutos cada. E além das aulas da Base Nacional Comum os alunos também tem aulas diversificadas, sendo elas:
- Orientação de Estudos
- Protagonismo Juvenil
- Eletivas
- Projeto de vida
- Tecnologias
Para ajudar na realização das atividades e dar suporte a escola, eles têm uma PCNP (Professora Coordenadora do Núcleo Pedagógico) que fica na diretoria de ensino e duas vezes ao mês ela frequenta a escola para atender as demandas e o andamento no âmbito escolar. Normalmente as reuniões são somente com a coordenadora geral que é a PCG, e também a supervisora de ensino que faz parte da diretoria de ensino, ela faz visitas duas vezes ao mês e se reuni com a direção, faz acompanhamento da parte administrativa e pedagógica.
A escola conta com o auxílio de 03(três) funcionárias da limpeza, 02(duas) merendeiras sendo uma em horário integral e outra meio período, 02(duas) inspetoras de alunos, 01(uma) gerente de organizações na secretaria mais 02(duas) secretarias.
Já os professores são 14(quatorze) efetivos mais 03(três) da gestão, sendo eles Professor Coordenador Geral (PCG), Vice-diretor, e a Diretora P. B. que foi quem contribuiu para a entrevista. Dentre os professores 03(três) são coordenadores de área, um de Humanas que atende história e geografia, outra dá área de exatas que atende Matemática e Ciências, e outra de linguagens e códigos que atende arte, educação física, língua português e inglês.
A diretora está no cargo desde 01 de agosto de 2017, e segundo sua opinião e experiência existe uma grande importância nas avaliações aplicadas aos alunos feitas pela secretaria de ensino, uma vez que contribui para o desenvolvimento e rendimento escolar dos mesmos pelo fato de trazer o aluno para a responsabilidade, tornando-os protagonista de suas ações fazendo com que eles atinjam sua excelência acadêmica focando no seu projeto de vida e seus objetivos.
A escola atende 02(dois) alunos com DI- deficiência intelectual, esses têm atividades adequadas, diferenciadas para atender a demanda. E 01(uma) aluna com baixa visão, ela tem material ampliado a fim de atender às suas necessidades.
AVALIAÇÕES APLICADAS
Algumas das avaliações que a escola passa direcionadas pela secretaria da educação e que estão de acordo com a BNCC e o currículo são o SARESP e a Avaliação Diagnostica de Entrada (ADE).
Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (SARESP)
A avaliação do SARESP é uma avaliação externa que vem pronta da diretoria de ensino da secretaria da educação, essa prova é aplicada para o 9° ano, e as vezes por amostragem para o 7º ano também. Isso conta para o IDESP da escola (índice de desenvolvimento educacional do estado de São Paulo). A prova tem uma meta para ser cumprida, a meta da escola para o ano de 2018 era atingir 4.41 e foi atingido 4.79, com isso ficou estipulado a meta de 4.55 para o ano de 2020.
...