AS COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS NA ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS
Por: luizhenriquepgtu • 2/5/2015 • Seminário • 5.184 Palavras (21 Páginas) • 258 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA POLO DE
PORANGATU
CURSO: ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS
DISCIPLINA: COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS
COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS NA ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS
Luiz Henrique de Alencar Monteiro RA: 356913
Porangatu – GO[pic 2]
Mar./2015
Luiz Henrique de Alencar Monteiro RA: 356913[pic 3]
COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS NA ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS
DISCIPLINA: COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS
Atividade Prática Supervisionada apresentada a Universidade Anhanguera – Uniderp como requisito para obtenção de nota parcial na disciplina: Competências profissionais da professora Tutora presencial: Cynthia Helber.
Porangatu - GO
Mar./2015[pic 4][pic 5][pic 6]
Sumário
Considerações Iniciais 04
1- O significado da palavra Administração 05
2- Tabela comparativa: Com as principais teorias da Administração e como são usadas atualmente 06
3- Ética 08
4- Plano de Ação para mudanças 10
5- Plano de ação para implantar o Aprendizado Continuo 13
6- Impactos da tecnologia na sociedade, nos indivíduos e nas empresas 16
7- Plano de ação 5w2h 17
Considerações Finais 19
Referências Bibliográficas 20
[pic 7]
Considerações Iniciais
A finalidade deste trabalho é conhecer as Teorias Gerais da Administração, dentro da visão tônica de processos administrativos, estudadas nos conceitos essenciais da administração. E identificar os problemas os quais as teorias pretendem resolver. Trata-se também da Administração ser uma aptidão humana e aborda os acontecimentos sociais que ocasionaram o aparecimento das teorias.
Nas pesquisas que realizaremos referente às atividades propostas, abordaremos as ocorrências históricos no estudo da Teoria da Administração das organizações. E também observaremos a questão que ainda existem empresas que aplicam conceitos antigos por ausência de conhecimento e como também, por falta de uma política organizacional de gestão do conhecimento.
Cada teoria emergi como uma resposta aos problemas empresariais mais importantes de sua época, mas todas ainda são aplicáveis em conjunturas atuais, e o administrador necessita conhecê-las bem para ter a sua disposição uma serie de alternativas acertadas para cada situação que julgar preciso. Acompanhando as novas necessidades de desenvolvimento social.
[pic 8]
1-O significado da palavra “Administração”.
Antes de iniciarmos as discussões a cerca das teorias da administração, destacaremos que “a administração é o veículo pelo qual as organizações são alinhadas e conduzidas para alcançar excelência em suas ações e operações para chegar ao êxito no alcance de resultados” (CHIAVENATO, p.3) transformando recursos e competências em resultados. As empresas alcançam sucesso quando articulam decisões, ações, recursos, competência, estratégias e a busca de objetivos. Tudo isso bem administrado é sinônimo de sucesso. A administração foi responsável pelo desenvolvimento econômico e tecnológico e “significa inteligência organizacional, isto é, como a organização se articula, planeja, organiza, lidera e controla suas operações para alcançar objetivos”. (CHIAVENATO, p.3) Atualmente é a única instituição que transcende fronteiras, sendo uma ciência global
A Administração (português brasileiro) ou Gestão (português europeu) é o instituto social que estuda e sistematiza as práticas usadas para administrar.
O termo "administração" advém do latim administratione, que significa direção ou gerencia. Ou seja, é o ato de administrar alguma coisa ou gerenciar um negocio pessoa ou recurso, com a finalidade de alcançar um objetivo pré-estabelecida.
É uma área fundamentada no saber em um conjunto de normas e princípios e funções construídas para gerir os fatores de produção, tendo em vista o alcance de determinados fins como desenvolvimento de lucros ou certa prestações de serviços privados ou públicos.
Pressupõe a existência de uma firma a ser gerenciada, ou seja, uma entidade constituída de indivíduos e recursos que se agrupam em um determinado ambiente, orientada para um objetivo em comum.
A administração é continuamente entendida como sinônimo de Administração de Empresas. Porém, isto só faz logica se a palavra empresa for considerada como sinônimo de entidade, organização ou firma, que significa os esforços de indivíduos organizados, realizados em comum, com um fim desejado, um objetivo. O adequado é compreender a Administração de Empresas uma subárea da própria Administração, uma vez que destruídas ou divididas em organizações que podem ser sociedades de economias mistas, publicas ou privadas, com ou sem fins de alcançar lucro.
A carência de disciplinar e ordenar os estabelecimentos criados com a Revolução Industrial, que aconteceu na Inglaterra no inicio do século XIX, trouxe vários profissionais de outras áreas mais antigas, a exemplo da engenharia, a procura de resoluções especificas para problemas que não ocorriam arcaicamente. Assim a aplicação de métodos de ciências diferentes, para gerir estes empreendimentos, deu inicio aos berços da Ciência da Administração.
Há escritores que entendem a Administração como uma área multidisciplinar do conhecimento uma vez que usa métodos e saber de diversas ciências distintas como Direito, Contabilidade, Filosófica, Economia, Sociologia, etc.
...