AS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM
Por: apreb • 25/3/2017 • Projeto de pesquisa • 6.294 Palavras (26 Páginas) • 370 Visualizações
UNIP – Universidade Paulista
Educação a Distância
Curso: Pedagogia
DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM
Jacutinga/MG
2016
DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM
Ana Paula Raffaelli Esteves BAIRRAL 1232223
Andréia COROL 1232283
Trabalho de Conclusão do curso
de Psicopedagogia da UNIP Interativa , sob a orientação...
Jacutinga/MG
2016
SUMÁRIO
RESUMO........................................................................................................................04
INTRODUÇÃO.............................................................................................................. 05
EDUCAÇÃO ESPECIAL: DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM
CAPITULO I - TEORIAS DE APRENDIZAGEM ...................................................... 07
Distúrbios e Transtornos: ........................................................................................16
Conceito e Características ...................................................................................... 16
REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS .......................................................................... 23
RESUMO
Este trabalho apresenta breves reflexões a cerca dos distúrbios e transtornos de aprendizagem bem como caracterizando seus sintomas. Com a entrada cada vez mais cedo das crianças na escola as dificuldades em “aprender as coisas” também surgem mais cedo, pais delegam à escola a obrigação de resolver tal situação e a escola cobra da família um apoio externo. Todas as considerações foram possíveis devido às pesquisas bibliográficas, por meio das quais se chegou à conclusão de que somente uma educação de qualidade, acessível e inclusiva a todos poderá obter resultados satisfatórios, se houver compromisso de todos, através de políticas públicas e comprometimento dos profissionais da educação e da família.
Este estudo visa ainda contribuir com os profissionais da área de educação, uma vez que há falta de informação, pesquisa e estudos referentes à tais distúrbios, transtornos e dificuldades, objetivando assim o sucesso deste sujeito no processo de ensino e aprendizagem principalmente os de baixo poder aquisitivo, que, se não atendidos adequadamente acabam evadindo da escola podendo tornar-se uma presa fácil para a marginalidade.
Palavras-chave: processo de aprendizagem, distúrbio, transtorno, dificuldades de aprendizagem
INTRODUÇÃO
Muito se tem discutido, principalmente entre pesquisadores e educadores, a respeito do fracasso escolar, das dificuldades de aprendizagem dos alunos e da falta de preparo de educadores, entre outros aspectos que merecem atenção quando se diz da educação de nossas crianças.
Porém, não e possível esperar, apenas, atuações dos órgãos superiores de ensino, os educadores devem ficar atentos com os alunos que têm dificuldade de aprendizagem.
Por trás do fracasso escolar ou da evasão escolar, sempre há fortes indícios de dificuldades de aprendizagem relacionadas à linguagem e escrita. Nos casos de abandono escolar, em geral, também, verificam-se crianças que deixam a escola por enfrentarem dificuldades de leitura e escrita.
O desconhecimento por parte dos professores, pais e gestores educacionais, do que é distúrbios e transtornos na vida das crianças e dos jovens só piora a aprendizagem de seus alunos. É na idade escolar que os problemas de transtornos e distúrbios de aprendizagem começam a ser evidenciados, deixando pais e professores angustiados, por vezes, aflitos. E num jogo de empurra-empurra, os pais delegam à escola a obrigação de resolver esse problema e a escola cobra dos pais a busca (externa) de ajuda para o problema da criança.
Para Strick e Smith (2001), as dificuldades de aprendizagem referem-se não a um único distúrbio, mas a uma ampla gama de problemas que podem afetar qualquer área do desempenho acadêmico. As dificuldades são definidas como problemas que interferem no domínio de habilidades escolares básicas. As crianças com dificuldades de aprendizagem são crianças suficientemente inteligentes, mas enfrentam muitos obstáculos na escola. São curiosos e querem aprender, mas sua inquietação e incapacidade de prestar atenção tornam difícil explicar qualquer coisa a eles. Essas crianças têm boas intenções, no que se refere a deveres e tarefas de casa, mas no meio do trabalho esquecem as instruções ou os objetivos.
Segundo o “DSM-IV: Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais” (1995), desmoralização e baixa auto-estima podem estar associadas às dificuldades de aprendizagem. A criança com dificuldades de aprendizagem muitas vezes é rotulada, sendo chamada de “burra”, “incapaz” ou “retardada”.
Contudo, o que se percebe é que para haver mudança torna-se necessário ir muito além de simples capacitações e especializações de caráter informativo para os professores. Toda a escola deve estar engajada para essa nova etapa, desenvolvendo um projeto político pedagógico que envolva estes alunos, tendo instrumental didático, esclarecimento sobre as necessidades educacionais deles.
O motivo deste estudo foi o pouco conhecimento dos professores, falta de recursos humanos, financeiro, didático e a peregrinação de pais e alunos em busca de respostas para sanar ou amenizar tal problemática. As hipóteses foram: curso de formação com pouca instrução sobre o assunto falta de formação continuada e carência de recursos didáticos.
Dada a relevância do tema, este estudo pretende , tendo como referencial teórico Piaget, J. Bruner, Edward L. Thorndike e B. F. Skinner, David Ausubel, Lev Vygotsky, Henri Wallon e outros autores das abordagens da aprendizagem dentre eles Albert Bandura, Maturana e Varela, Paulo Freire, etc...
...