AS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM NA ALFABETIZAÇÃO
Por: Kerlla Everton • 2/7/2018 • Projeto de pesquisa • 1.587 Palavras (7 Páginas) • 339 Visualizações
CENTRO DE ENSINO SISTEMA E TECNOLOGIAS - CESTE
DEPARTAMENTO DE PÓS-GRADUAÇÃO
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA
MARÍLIA MAFRA PENHA
AS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM NA ALFABETIZAÇÃO
VIANA-MA
2018
MARÍLIA MAFRA PENHA
AS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM NA ALFABETIZAÇÃO
Projeto de Pesquisa apresentado ao Curso de Psicopedagogia do Centro de Ensino Sistemas e Tecnologias - CESTE, como requisito para elaboração do trabalho de conclusão do curso.
Orientador: Prof.º e Esp. Marcos Antônio Araújo da Rocha.
VIANA-MA
2018
SUMÁRIO
1. TEMA.................................................................................................................04
1.1. Problematização.............................................................................................04
- OBJETIVOS.......................................................................................................04
2.1. Geral...............................................................................................................04
2.2. Específicos......................................................................................................04
3. JUSTIFICATIVA.................................................................................................05
4. REFERÊNCIAL TEÓRICO.................................................................................06
5. METODOLOGIA................................................................................................08
6. CRONOGRAMA.................................................................................................09
REFERÊNCIAS.................................................................................................10
- AS DIFULDADES DE APRENDIZAGEM NA ALFABETIZAÇÃO [pic 1]
- Problematização
Sabe-se as dificuldades de aprendizagens requerem uma performance diferente dos profissionais da área de educação, necessitando por vezes uma intervenção multidisciplinar. Sendo assim lança-se a seguinte problemática: quais são os desafios dos professores na alfabetização, bem como os entraves subjacentes relacionados à dificuldade de aprendizagem?
- OBJETIVOS
- Geral
Demonstrar as dificuldades que os professores enfrentam na alfabetização sobre o processo pedagógico das dificuldades de aprendizagem.
- - Específicos
- Descrever como os professores da alfabetização lidam com as dificuldades de aprendizagem;
- Verificar a assiduidade dos pais no processo de aprendizagem dos filhos no contexto escolar.
- Sugerir novas práticas de ensino que viabilize o sucesso na aprendizagem.
3 - JUSTIFICATIVA [pic 2]
Tendo em vista que a educação se constitui em uma tarefa difícil, muitas vezes os docentes trabalham sob diversas variáveis que atrapalham a dinâmica do seu trabalho, seja por questões salariais, estrutura da escola, a falta de interesse de alunos, falta de apoio dos pais, que às vezes querem delegar a responsabilidade para os professores, dentre outras coisas.
As dificuldades de aprendizagem na alfabetização é conceituada como limitações no processo de desenvolvimento, que se refere às dificuldades significativas na aquisição e utilização da compreensão auditiva, da fala, do raciocínio, da leitura e da escrita.
No entanto, a aprendizagem não se limita apenas no ambiente escolar, os fatores externos também contribuem neste contexto escolar educacional, pois a aprendizagem esta estrelada à natureza, a direção e ao ritmo do desenvolvimento. É neste pressuposto que a família é um fator fundamental no processo de aprendizagem, já que a família é a ponte para as relações sociais do individuo, e consiste na sua formação, onde se estabelece condições para que haja possíveis dificuldades de aprendizagem.
O processo de aprendizagem não pode ser considerado como algo isolado e único no âmbito da sala de aula. Faz-se necessário que o processo educacional ultrapasse os limites da escola como práticas educativas que possibilite aos educandos a participação do contexto social, proporcionando-lhe condições desenvolvimento da capacidade de sempre aprender.
Portanto, a família e a escola são bem distintas, pois consistem na formação das crianças, mas cada um com suas determinadas responsabilidades e com papéis bem definidos, os mesmos ensinam e educam. No mundo de hoje é aceitável que se tomem atitudes condenáveis em relação aos alunos com qualidades de aprendizagem, tanto na escola quanto em casa, é necessário ir à busca de métodos que solucionam tais dificuldades.
- - REFERENCIAL TEÓRICO[pic 3]
A aprendizagem é considerada uma alteração no comportamento que é o resultado das experiências, vivência e prática e depende da interação entre o indivíduo e o meio em que convive, assim, a aprendizagem é fundamental e imprescindível para o desenvolvimento das funções cognitivas, psicológicas e são inerentes aos seres humanos. (LIMA, MELO, MASSONI & CIASCA, 2016).
A aprendizagem conforme Piaget é processo pessoal e ativo, logo ocorre de um desejo de experimentar, sentir, explorar o meio, etc., logo o aluno é responsável de desenvolvimento intelectual que se dá por estruturas de pensamentos na qual está intimamente ligada com a interação com o meio, na qual ocorre por etapas como assimilação que é entendida como uma forma de incorporação das particularidades dos objetos a intelectualidade do sujeito, já a acomodação reflete num mecanismo complementar em que as estruturas do indivíduo devem-se ajustar às propriedades do objeto, por fim a equilibração é um processo em que o individuo deve compensar e lidar com os obstáculos e resistências do objeto. (COLLIN et al, 2002).
...