AS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM NA ALFABETIZAÇÃO
Por: Adriana Basílio • 12/8/2019 • Projeto de pesquisa • 5.832 Palavras (24 Páginas) • 507 Visualizações
SOCIEDADE EDUCACIONAL LEONARDO DA VINCI S/S LTDA CENTRO UNIVERSITÁRIO LEONARDO DA VINCI – UNIASSELVI
EDVANIA SANTOS DA COSTA
LUDICIDADE EM SALA DE AULA NOS ANOS INICIAIS
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - TCC
GARANHUNS-PE
2019
Edvania Santos da Costa
Professor- Tutor Externo Júlio Neves da Costa
Centro Universitário Leonardo da Vinci-UNIASSELVI
Curso Psicopedagogia PSC0282 –
Edvania Santos da Costa
LUDICIDADE EM SALA DE AULA NOS ANOS INICIAIS
Artigo científico apresentado como
Requisito avaliativo parcial para Aprovação do curso de psicopedagogia do grupo UNIASSELVI.
Orientador: Prof. Julio Neves da Costa
Garanhuns -PE
2019
LUDICIDADE EM SALA DE AULA NOS ANOS INICIAIS
RESUMO: O presente artigo traz como propósito de ação e reflexão, fazer com que os professores possam repensar nas práticas pedagógica, despertando um novo olhar para a inserção do lúdico em sala de aula, servindo-lhe como um grande suporte de extrema importância para o desenvolvimento da criança, possibilitando-a a utilização de diversos recursos servindo como estímulos ao processo de ensino-aprendizagem, proporcionando ao indivíduo um ambiente aceitável, favorável, prazeroso e motivador. Para que, posteriormente tenhamos pessoas críticas e reflexivas, faz-se necessário, diferentes estratégias de estímulos propondo-as condições na qual haja uma troca de experiências observando novos conhecimentos entre ambas as partes facilitando a interiorização dos estudantes na sociedade, contribuindo assim para futuramente um ensino satisfatório com a permanência integral dos discentes.
Palavras-chave: Lúdico. Ensino-aprendizagem. Motivação.
ABSTRACT: This article presents the purpose of action and reflection, cause teachers to rethink the pedagogical practices, awakening a new look at the playful insertion in the classroom, which serves as great extremely important support for child development, enabling the use of various resources serving as stimuli to the learning process, providing the individual an acceptable environment, friendly, pleasant and motivating. For later have critical and reflective people, it is necessary, different stimuli strategies proposing the conditions in which there is an exchange of experiences absorbing new knowledge between both parties by facilitating the internalization of students in society, thus contributing to the future one satisfactory teaching with full retention of student.
Keywords: Playful. Learning. Teaching motivation.
__________________
Graduada em psicopedagogia pela Sociedade Educacional Leonardo da Vinci – UNIASSELVI. Concluinte do curso de psicopedagogia pelo grupo Centro Universitário Leonardo da Vinci. E-mail: orientador. Julio Neves da Costa.
1.INTRODUÇÃO
O presente estudo trata sobre a influência do jogo em sala de aula, uma vez que sua origem vem muito antes do que se pode imaginar. Há principio vamos entender o que significa ludicidade. Para Santos (1999, p 49), é uma experiencia vivenciada que nos dá prazer ao executá-la. Por meio da ludicidade, a criança se relaciona com o outro e aprende a ganhar e perder, a respeitar a ordem na fila, a aceitar as frustações, e a expressar as suas emoções. Qualquer atividade que cause uma experiência positiva, divertida e prazerosa pode-se chamar de lúdica. Percebemos a importância de oportunizar ao educando momentos de prazer e de experiencias lúdicas, experiencias que são capazes de contribuir para o convívio social na escola e na sociedade.
As brincadeiras originam-se desde os primórdios, a criança provém o ato de brincar ao nascer, quando a mãe utiliza estratégias para comer, tomar banho, dormir e assim por diante; dificilmente encontram-se respostas negativas sobre o ato de brincar. Os jogos foram criados há muito tempo sendo de acordo com a criatividade da época, com o passar dos anos, as atividades lúdicas ganharam um amplo espaço nas mais diferentes culturas, atualmente, a inserção deste na educação é de grande valia tanto para a identidade pessoal quanto coletiva.
A ludicidade é assunto que tem conquistado espaço no panorama nacional, principalmente na educação infantil, por ser o brinquedo a essência da infância e seu uso permitirem um trabalho pedagógico que possibilita a produção do conhecimento, da aprendizagem e do desenvolvimento. Independentemente de época, cultura e classe social, os jogos e brinquedos fazem parte da vida da criança, pois elas vivem em um mundo de fantasia, de a história de antigas onde a realidade e o faz-de-conta se confundem apesar de a história de antigas civilizações demonstrarem o contrário, fazendo o brincar se transformar em pecado
Nas sociedades de mudanças aceleradas em que vivemos, somos sempre levados a adquirir competências novas, pois é o individuo a unidade básica de mudanças. A utilização de brincadeiras e jogos no processo pedagógico faz despertar o gosto pela vida e leva as crianças a enfrentarem os desafios que lhe surgirem.
Esta pesquisa irá mostrar o quanto o “lúdico” pode ser um instrumento indispensável na aprendizagem, no desenvolvimento e na vida das crianças, tornar evidente que os professores e futuros professores devem e precisam tomar consciência disso, saber se os professores atuantes têm conhecimento de alguns conceitos, como o “lúdico” pode ser um instrumento indispensável na aprendizagem, no desenvolvimento e na vida das crianças, tornar evidente que os professores e futuros professores devem e precisam tomar consciência disso, saber se os professores atuantes têm conhecimento de alguns conceitos, como o “lúdico” e a “brinquedoteca” e muitas outras questões sobre a relação do brincar com
...