AS INTERVENÇÕES DO PSICOPEDAGOGO NA ASSISTÊNCIA AO ALUNO COM TDAH
Por: 07133055848 • 7/3/2020 • Monografia • 8.845 Palavras (36 Páginas) • 212 Visualizações
AS INTERVENÇÓES DO PSICOPEDAGOGO NA ASSISTÊNCIA AO ALUNO COM TDAH
RESUMO
O TDAH (Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade) tem sido estudado desde a década de 80. As crianças com TDAH têm dificuldade de aprendizagem devido a desvios de comportamento, no entanto sem um diagnóstico adequado, podem ser rotuladas como incapazes de se concentrar, sem limites, ou mesmo mal-educadas.
Durante a escolarização alunos desatentos e inquietos representam um grande desafio, pois, o sistema educacional não considera as diferenças individuais para oferecer ao aluno atendimento diferenciado para que possa evoluir e desenvolver suas potencialidades.
A presente pesquisa tem como objetivo compreender o TDAH, suas implicações e como o psicopedagogo pode atuar, juntamente com a escola, buscando a aprendizagem do aluno com TDAH, para atingir tais objetivos foi efetivado um levantamento bibliográfico no qual foram selecionadas publicações sobre o assunto para embasar a produção do artigo acadêmico.
Como resultado da pesquisa foi possível compreender que o TDAH é controlável, apesar de exigir a assistência de psicopedagogo para orientar a escola e familiares.
METODOLOGIA
Foi realizada uma pesquisa bibliográfica, através da seleção e análise de materiais publicados em periódicos e artigos de internet para conhecer as implicações do atendimento ao aluno com TDAH, na escola e da assistência que o Psicopedagogo oferece para que o mesmo possa avançar em sua aprendizagem.
O material bibliográfico selecionado foi analisado para compreender o tema e organizado subsidiando a elaboração do texto acadêmico sobre o assunto, qualificando a pesquisa como bibliográfica explicativa.
A pesquisa bibliográfica tem como objetivo levantar materiais já elaborados sobre o tema e analisar as informações obtidas para conhecer as contribuições científicas sobre determinado assunto. A pesquisa bibliográfica explicativa busca explicar os motivos e os processos do tema.
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 08
CAPÍTULO I
TDAH: definições 10
CAPÍTULO II
O ambiente familiar da criança com TDAH 24
CAPÍTULO III
TDAH na escola: intervenções do psicopedagogo 31
CONCLUSÃO 35
BIBLIOGRAFIA 37
ÍNDICE 39
INTRODUÇÃO
A escola recebe e acolhe alunos de diferentes segmentos sociais e com características individuais diferenciadas, assim também, convive com problemas de aprendizagem por diversas causas. Muitos alunos apresentam problemas de concentração e de atenção, além de problemas de comportamento por causas diversas. Na maioria dos casos esses problemas são superados pela própria criança com a ajuda dos pais e professores, mas na criança com TDAH (Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade) existe um desafio maior e é necessário o acompanhamento de profissionais especializados.
TDAH é um transtorno que perdura por toda vida, o indivíduo deve aprender a conviver com ele e isso exige treinamento, assistência de especialista, socialização, disciplina, autocontrole e, até medicamentos. Os alunos com TDAH têm dificuldade de concentração, são desatentos, inquietos, não conseguem estabelecer relacionamentos sociais duradouros e representam problemas dentro da família, na escola e em outros grupos sociais a que pertencem.
Os danos e defasagens causados no âmbito escolar devem ser tratados numa esfera dinâmica. Isto envolve os responsáveis pela escola, professores, educadores e também responsáveis pela gestão e saúde dos alunos. O comportamento dos filhos na escola é, muitas vezes, tido como equivocado. Os alunos apresentam problemas diversos, que devem e precisam ser tratados individualmente, cada qual em sua situação e necessidade específica.
Geralmente, os pais não percebem ou mesmo, não aceitam que o filho é diferente e apresenta uma necessidade diferente das outras crianças. A escola encontra dificuldades em conseguir o engajamento dos familiares no tratamento do aluno com TDAH
O ambiente escolar é onde os alunos devem aprender e assimilar valores que serão, futuramente, indispensáveis para a boa compreensão e assimilação não só social, mas particular de cada indivíduo. Assim é preciso conhecer o papel da escola na educação dos alunos e também como a escola pode contribuir na formação de todos os alunos, pois, uma educação de qualidade deve oferecer condições de aprendizagem para todos.
Nesse contexto a presente pesquisa procura, através de análise e seleção de fontes bibliográficas, conhecer o que é TDAH, suas implicações e possíveis intervenções do psicopedagogo.
O trabalho psicopedagógico possibilita reflexão quanto à ação educativa e seu papel frente às dificuldades de aprendizagem, que podem manifestar-se em áreas específicas, como a leitura, a escrita, a linguagem o raciocínio matemático ou sob a forma de transtornos de conduta, mas sempre interferindo no desenvolvimento global da criança, já que as diferentes áreas relacionam-se entre si.
Como resultado das pesquisas foi elaborado o presente texto acadêmico que em sua primeira parte define TDAH, suas características e possíveis causas e em sua segunda parte procura analisar os possíveis intervenções do psicopedagogo e como deve ser a postura da escola e da família para ajudar a criança a superar e controlar o problema.
Como resultado da pesquisa foi elaborado o texto acadêmico que se compõe de três partes, sendo que o primeiro capítulo discorre sobre o TDAH e suas peculiaridades caracterizando a síndrome, o segundo procura mostrar como é o ambiente familiar da criança com TDAH, ou seja, como a família deve proceder para orientar e acompanhar a criança e o terceiro procura definir o papel da escola e as possíveis intervenções da instituição escolar.
O tema é complexo e ainda não foram exploradas todas as causas
...